A aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras, como uma estratégia no processo de ensinar e do aprender, tem ganhado força entre os educadores e pesquisadores nesses últimos anos. Qual seria a importância desse método no processo de aprendizagem das crianças?
Comentários
Por
Jáder de Souza Teodoro
em 6 de Dezembro de 2015 às 22:24.
A utilização de jogos e brincadeiras como ferramenta didática é muito importante por abranger a interdisciplinaridades além de desenvolver o psiquico-físico-social do aluno, sobretudo do público infantil. Segundo Friedman (1996, p. 64) em relação ao jogo, aponta que o mesmo oferece uma importante contribuição para o desenvolvimento cognitivo, dando acesso a mais informações e tornando mais rico o conteúdo do pensamento infantil, paralelamente o jogo consolida habilidades já dominadas pelas crianças e a prática dos mesmos em novas situações.
Por
Hornei Guadalupe
em 20 de Dezembro de 2015 às 18:53.
Vivemos um momento em que a reflexão das práticas pedagógicas é uma iniciativa básica para que a escola possa a ser tornar um verdadeiro ambiente para a aprendizagem.
O uso de brincadeiras e jogos no desenvolvimento da aprendizagem das crianças onde a utilização dos mesmos estimula e muito a aprendizagem na escola se da de maneira lúdica e significativa proporcionando ao professor o prazer em sensinar.A utiliação de jogos e brincadeiras estimula o desenvolvimento psicomotor,emocional,afetivo,cognitivo entre outras áreas de aprendizagem,mas é preciso que se identifiquem as necessidades individuais de cada aluno para que se possa estabelecer uma estratégia que possa suprir essas carências.
Por
Marielly Gomes Silva
em 4 de Janeiro de 2016 às 12:14.
Os jogos e as brincadeiras estão sendo cada vez mais valorizadas como método de ensino das crianças, sendo de grande importância para incentivar não apenas a imaginação, mas o desenvolvimento motor, cognitivo, o convivio e o respeito entre as crianças, além de promover o aprendizado de forma prazerosa. O brincar é importantíssimo para o desenvolvimento infantil influenciando de forma grandiosa o desenvolvimento da prendizagem e do psicológico da criança.
Por
Leandro dos Santos Oliveira
em 12 de Janeiro de 2016 às 19:06.
É muito importante, pois, neste momento específico a criança ou até mesmo ou o adulto, tem a oportunidade de aprender algo de uma forma fora do padrão tradicional, além de poder experimentar a sensação agradável de um método de ensino onde ele aprende de forma descontraída, más sem perder o foco. Assim ele pode trabalhar os aspectos sociais, psicológicos, motores entre outros, de forma agradável e descontraída. Alcançando resultados que talvez demorariam mais se fossem trabalhados no método tradicional de ensino.
Por
Caroline Hosken Caldeira
em 15 de Janeiro de 2016 às 15:25.
Quando a questão é Jogos e Brincadeiras no desenvolvimento infantil, a resposta é quase unânime. É de extrema importância que a promoção dessas atividades para esse público, contudo, na escola já que é uma forma de socialização entre os alunos. Por meio dos e jogos e brincadeiras elas aprendem a solucionar problemas de forma lúdica e didática.
Por
Thiago da Costa Barros
em 17 de Janeiro de 2016 às 20:58.
Portanto as brincadeiras e jogos infantis são elementos indispensáveis para a formação da criança. É por meio do lúdico que ela vai incorporando certos valores à sua personalidade e ampliando o seu conhecimento de mundo. (SOLER, 2006)
É importante, pois, traz para a criança novas experiências e estímulos que vão ser importantes não só para o seu desenvolvimento, mas também pra ser uma pessoa adulta bem desenvolvida.
Por
Jeffrey Gerard Fernandes
em 24 de Janeiro de 2016 às 10:59.
Além da interação, a brincadeira, o brinquedo e o jogo proporcionam mecanismo para desenvolver a memória, a linguagem, a atenção, a percepção, a criatividade e habilidade para melhor desenvolver a aprendizagem. Nessa perspectiva, as brincadeiras, os brinquedos e os jogos vêm contribuir significamente para o importante desenvolvimento das estruturas psicológicas e cognitivas da criança.
Por
Ramon Dias Lourenço
em 25 de Janeiro de 2016 às 14:35.
Na educação escolar a criança deve brincar e interagir com os demais ,pois neste momento da brincadeira a criança se desenvolve e constrói seu conhecimento de mundo, aumentando sua capacidade mental facilitando na melhora de um bom desenvolvimento na matemática. o jogo e a brincadeirav permitem ao aluno criar,imaginar, medir,ultilizar equicar-se e fundamentalmente aprender [VYGOTSKY E LEONTIEV,1998]
Por
Samuel Augusto Gois
em 26 de Janeiro de 2016 às 13:50.
Por
Larissa Vitalina de Medeiros Pires
em 2 de Fevereiro de 2016 às 14:50.
Para a criança, brincar é fundamental para o seu desenvolvimento e na escola cabe ao professor estimular a curiosidade, a criatividade e também a descobrir seus limites, pois é na brincadeira que a criança se desenvolve, se descobre e mostra quem é devido a liberdade que lhe é proporcionada. Estimular a criança acarreta benefícios fundamentais para a vida infantil,para que a criança escolha quem vai ser sem nenhuma influência direta, estimular é desenvolver, é proporcionar uma melhor interação com o mundo e com a sociedade. ''Para Vygotsky (1984) quando a criança brinca adquire noções espaciais, aprende, desenvolve o seu cérebro para funções como o falar, o andar, o sentir (sentido tátil) e a se relacionar com outras crianças e adultos.'' ( trecho retirado do artigo)
fonte: http://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/7783/1/Projeto%20final%20definitivo.pdf
fonte: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=169320515003
Por
Cícera Patricia Souza Gomes
em 27 de Maio de 2016 às 20:32.
Atualmente as crianças estão tendo contato com a tecnologia cada vez mais cedo, e assim acabam perdendo de certa forma a essencia do que é ser criança. Brincar na rua já não é algo tão comum como era antes, onde a garotada toda se juntava para participar de jogos e brincadeiras tradicionais, como piques e cirandas, que apesar de serem aparentemente simples brincadeiras, auxiliam no desenvolvimento, pois quando praticadas exigem atenção para que se possa criar estratégias, além de proporcionar o contato e a desibinição, preparando as crinças para o mundo dos adultos, que exige que sejam articulados e minimamente independentes para tocarem suas vidas. O resgate de tais atividades nas escolas, se torna imporatante para que as crianças usufruam desses benefícios e ainda tenham conhecimento de como seus avós e até mesmo pais, se divertiam antes desse mundo tecnológico.
Por
Laura Barone
em 26 de Junho de 2016 às 20:36.
Por
Gabriela da Silva Celso
em 27 de Junho de 2016 às 11:37.
Como foi citado a utilização dos jogos e brincadeiras tem ganhado força no ambiente escolar, os professores de educação física acreditam que a partir dessas atividades as crianças tem uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos e vivências. A educação física na escola, na maioria das vezes, se restringe a apenas a esportes mais fortes culturamente como futebol e volêi, as crianças "se acostumam" a praticar sempre esses mesmos esportes e não se permitem conhecer novas práticas. Então os profissionais da área que se esforçam em mudar essa realidade, passam a destacar a importância dos jogos e brincadeiras que são considerados uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece a vivência de conteúdos e a relação com situações do cotidiano. Com essas práticas, a criança vai poder desenvolver o seu conhecimento, imaginação, criatividade e comunicação, já que não se trata de atividades em que elas precisarão de um conhecimento técnico, favorecendo a aceitação por parte delas. Então, jogos e brincadeiras devem ser visto como uma estratégia pelo educador, já que a criança irá aprender sobre a natureza, os eventos sociais, a dinâmica interna e a estrutura de seu corpo, através do lazer.
Por
Leonardo Henrique Gomes da Fonseca
em 27 de Junho de 2016 às 23:59.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.