JC e-mail 4058, de 22 de Julho de 2010.
   
1. 62ª Reunião Anual da SBPC terá evento para crianças e jovens
    
SBPC Jovem integra a programação do encontro, que acontece na próxima semana no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Há um mês, um grupo de jovens potiguares, acompanhado por experientes fotógrafos, iniciou uma viagem pelo Rio Grande do Norte com o objetivo de registrar através da fotografia diferentes aspectos da cultura do estado nordestino, como a relação com o mar.

Os resultados dessas expedições fotográficas poderão ser conferidos em uma grande exposição coletiva, reunindo cerca de mil fotografias, que será realizada durante a SBPC Jovem - evento integrante da programação da 62ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá de 25 a 30 de julho no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN).

Destinada a estudantes do ensino básico (fundamental, médio e técnico), a programação do evento contará com diversas atividades desenvolvidas com o intuito de despertar o interesse do público infanto-juvenil pela ciência. Ao todo, serão apresentados 150 trabalhos científicos e realizadas 70 oficinas, 50 minicursos, 16 palestras e 12 exposições, além de mostras de vídeos e lançamentos de livros.

Um dos destaques da programação será o ciclo de palestras "O universo das linguagens", que acontecerá de 26 a 30 de julho pela manhã e à tarde. Profissionais das áreas da ciência, cultura, comunicação e entretenimento falarão sobre diferentes linguagens com as quais os jovens têm contato, como a científica, a da música, a das mídias sociais (Orkut, MSN e Twitter) e a da fotografia - a que predomina nas atividades que ocorrerão no evento.

Além de oito exposições fotográficas estão programados workshops, minicursos, vídeos, instalações e oficinas sobre fotografia. No minicurso "Compreendendo o funcionamento de uma máquina fotográfica a partir de uma câmara escura", que acontece na manhã do dia 28 de julho, os participantes terão a oportunidade de saber que foi uma invenção no campo da física óptica - a câmara escura - que deu origem às máquinas fotográficas que utilizam hoje.

Já na oficina "Conhecendo os vermes helmintos de perto", que ocorrerá no dia 27 de julho, pela manhã, será possível ver através da lente de um microscópio os ovos de vermes causadores de doenças que mais debilitam a saúde de crianças e adolescentes, como a ascaridíase e a teníase.

"Todas as atividades da SBPC Jovem têm como base a relação entre ciência e arte", afirma a coordenadora do evento, Angela Maria de Almeida. "Tivemos a preocupação de selecionar atividades que possam disseminar e partilhar de forma lúdica e estética a linguagem científica", conta.

As atividades da SBPC Jovem acontecerão no Setor de Aulas I do campus da UFRN na parte da manhã, das 8h30 às 11h30, e à tarde, das 14h30 às 17h30. A expectativa é que cinco mil crianças e jovens da rede de ensino municipal, estadual e particular participem do evento, que será aberto no dia 26 de julho às 8h30.

(Assessoria de Imprensa da SBPC)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.