A Lei 11645/08, nos ampara quanto ao ensino da história da África e Indígena, nas escolas de ensino fundamental, médio, tanto da rede Pública e Privada deste país, então, porque não interdisciplinarizar? Resgatar as manifestações culturais de um povo, tratar com excelência esse tema e o respeito que tenho com a herança africana.
Comentários
Por
Josiane Cristina Climaco
em 27 de Abril de 2010 às 11:59.
Em nossa realidade, a negação no currículo continua sendo um fator, para conteúdos distanciados, os alunos devem conhecer espaços onde possam vivenciar e trocar experiências. A EFE estará apresentando ao aluno outras possibilidades de expressão, para que possa compreender as origens e influências que conformam a sua identidade cultural.
As divergências de opiniões sobre o que é Dança Afro são decorrentes, devido a falta de profissionais que tenham propriedade em seu desenvolvimento, muitas vezes atuando em momentos pontuais na escola, folclorizando seus valores culturais. O professor de Educação Física que se propõe a trabalhar com a dança na escola, não pode descartar a possibilidade de trabalhar junto a outras disciplinas, pois estará contribuindo para que o aluno tenha um melhor entendimento das disciplinas, da dança e do contexto histórico cultural em que está inserido. Atualmente convivemos com estilos padronizados de dança, divulgados através da mídia, que determina como se deve dançar cada música. Este modelo imposto faz da dança um elemento morto como arte, limitando a possibilidade de expressão através dela.
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Josiane Cristina Climaco
em 27 de Abril de 2010 às 11:59.
Em nossa realidade, a negação no currículo continua sendo um fator, para conteúdos distanciados, os alunos devem conhecer espaços onde possam vivenciar e trocar experiências. A EFE estará apresentando ao aluno outras possibilidades de expressão, para que possa compreender as origens e influências que conformam a sua identidade cultural.
As divergências de opiniões sobre o que é Dança Afro são decorrentes, devido a falta de profissionais que tenham propriedade em seu desenvolvimento, muitas vezes atuando em momentos pontuais na escola, folclorizando seus valores culturais. O professor de Educação Física que se propõe a trabalhar com a dança na escola, não pode descartar a possibilidade de trabalhar junto a outras disciplinas, pois estará contribuindo para que o aluno tenha um melhor entendimento das disciplinas, da dança e do contexto histórico cultural em que está inserido. Atualmente convivemos com estilos padronizados de dança, divulgados através da mídia, que determina como se deve dançar cada música. Este modelo imposto faz da dança um elemento morto como arte, limitando a possibilidade de expressão através dela.
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