Psi - Marcelo

Aspectos da Metodologia em Biodanza

PDF Imprimir E-mail

Por Prof. Dr. Agostinho Mario Dalla Vecchia 

 

Desejamos expor aspectos da metodologia da biodança, da metodologia aplicada nas vivências, da epistemologia da vivência.

Fomos habituados ao longo dos últimos séculos, com a expansão das ciências, da tecnologia e da revolução industrial, a pensar, organizar, viver e a incorporar um pensamento mecanicista, um pensamento que se desenvolveu a partir da dissociação entre corpo e alma, entre conhecimento e sentimento, entre conhecimento racional e o conhecimento vivencial. A origem disso está na experiência originária de expansão e de conquista dos reis e dos mercadores europeus sobre o restante do mundo, a partir de 1500. O homem moderno incorporou essas dissociações de uma forma vivencial, organizacional e as traduziu numa prática ideológica que segue se reproduzindo.

Para intelectuais, pesquisadores e empresários habituados ao paradigma antropocêntrico, muitas vezes é estranho e preocupante o aparecimento de um novo paradigma e uma nova forma de pensamento e de entendimento do mundo. Contudo o pensamento centrado na vida continua avançando e reconhecendo cada vez mais a legitimidade do método vivencial.

Toda a forma nova de ser e de viver causa mobilização e muitas vezes reações de resistência e desqualificação. Superado o estranhamento, os conflitos, a escola pode ir abrindo espaço para o progressivo conhecimento, incorporação e aplicação do método da Biodanza integrado ao processo de construção do conhecimento centrado na vida.

A Vivência como Método. Texto completo em: http://www.biodanzabrasil.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=31&Itemid=27

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.