Pessoal, são bons esses serviços de divulgação científica, como o Ciência Hoje, de Portugal. Mas, tal qual nossos jornais, a turma tem preguiça de dar o endereço da fonte. Bisbilhotequei a partir da Universidade de York e consegui chegar no PNAS.

Não existe a edição de 15 de março, como sustenta o Livescience, dizendo que a pesquisa foi feita na Finlândia!

"Zentner and his colleague Tuomas Eerola, from the Finnish Centre of Excellence in Interdisciplinary Music Research at the University of Jyvaskyla, in Finland, detailed their findings in the March 15 issue of the journal Proceedings of the National Academy of Sciences."

http://www.livescience.com/culture/babies-born-to-dance-100315.html

Bebés têm predisposição para dançar
2010-03-24

Um novo estudo realizado com 120 crianças entre os cinco meses e os dois anos revelou que o ser humano nasce com uma predisposição natural para se mover ritmicamente como resposta à música que ouve.

“ A nossa investigação sugere que é a batida, em vez de outras características da música, como a melodia, que produz a resposta em recém-nascidos”, referiu Marcel Zentner, psicólogo da Universidade de York, na Inglaterra, acrescentando que também foi verificado que quanto melhor as crianças eram capazes de sincronizar os seus movimentos com a música, mais sorriam.

Para testar a predisposição dos bebés para a dança, os investigadores reproduziram gravações de música clássica, de batidas rítmicas e de discursos para crianças, tendo filmado os resultados. Recrutaram também bailarinos profissionais para analisar o quão bem os bebés sincronizavam os seus movimentos com a música.

Durante a experiência, os bebés estavam sentados no colo dos pais. Já os adultos receberam instruções para que não se movessem e usaram auscultadores para se ter a certeza de que não conseguiam ouvir a música. Os investigadores verificaram assim que os bebés moviam muito mais os braços, as mãos, as pernas, os pés e a cabeça ao ritmo da música do que quando ouviam os discursos gravados.

Embora esta capacidade de resposta à música pareça não ser nata ao ser humano, os investigadores não têm ainda certezas sobre as razões que levaram à evolução desta predisposição para a dança, pelo que deverão ser realizados novos estudos para apurar esta questão.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=41054&op=all

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.