Psi Marcelo
A Escola de Biodanza
As escolas de formação de Biodanza de todo o mundo são dirigidas metodologicamente pela International Biocentric Foundation.
O curso de formação de Biodanza te uma duração em média de três anos, nos quais o aluno deve cumprir com o Programa Único de Formação de Biodanza.
Para ingressar na Escola de formação, o aluno terá que ter realizado previamente um mínimo de 50 horas vivenciais de Biodanza (curso semanal ou workshops vivenciais de fim de semana). A quantidade de horas exigidas também poderão ser cumpridas paralelamente durante os seis primeiros meses da realização do curso de formação. Igualmente é importante a assistência do aluno a um curso semanal de Biodanza durante todo o processo de formação para seu desenvolvimento pessoal.
A escola oferece um ensino teórico, metodológico e vivencial que foi aperfeiçoado durante anos de estudos.
Seu objetivo é oferecer uma formação idônea para o exercício da carreira de professor de Biodanza, seja no trabalho com grupos livres ou em diferentes tipos de instituições (educacionais, sociais, empresariais e da saúde).
SISTEMA DE TRABALHO: A escola trabalha um fim de semana por mês (sábado e domingo), de acordo com um calendário programado antecipadamente. Cada módulo está estruturado por uma parte teórica e outra estrutural, e tem uma duração de 12 horas no total. Em cada modulo se trata um tema especifico do programa Único de Formação em Biodanza, e se entrega ao aluno o material correspondente ao tema ditado. Depois de cada módulo de formação, o aluno devera elaborar um relatório teórico sobre o tema estudado. Programa de Formação
Plano de estudos
O ciclo de formação em Biodanza tem uma duração mínima de três anos, que consiste em 28 módulos, dos conferenciais sobre temas teóricos afins com o Sistema Biodanza, relatório teórico referente ao tema de cada Maratona, condução de grupos sob a supervisão no terceiro ano, prestação de monografia de titulação.
Cada módulo consiste de quatro seções teóricas que serão acompanhadas de um material teórico redigido por Rolando Toro, sobre o tema correspondente e quatro sessões vivenciais.
1. Estudos teóricos:
Consiste no estudo da teoria de Biodanza e seus fundamentos em relação as ciências da vida. As matérias teóricas são oferecidas na ordem indicada no “Programa Único de Formação Docente em Biodanza”. O aluno deve apresentar em módulos sucessivos, um breve relatório do tema teórico tratado no módulo anterior. O objetivo é treinar o aluno a expressar corretamente os conceitos teóricos de Biodanza através do seu próprio discurso.
2. Conferencias sobre temas afins:
As conferencias serão realizadas em dois módulos,com um total de 8 conferencias. Estas serão ditadas por especialista no respectivo assunto ou por um grupo de alunos.
3. Aprofundamento Vivencial:
Aprofundamento vivencial a nível individual e em grupo. Durante os módulos de formação, se dara grande importância a relação entre as vivencias e os temas teóricos tratados. É muito importante que o aluno participe, paralelamente, de um grupo semanal de Biodanza para aprofundar as vivencias. Nas cidades que não tem professor titular de Biodanza é recomendável que o aluno faça um modulo vivencial de Biodanza a cada 2 meses.
4. Metodologia:
Abordagem dos recursos metodológicos para a condução do grupo de Biodanza.O programa Único de Formação de Biodanza, contendo 7 módulos de metodologia.O objetivo dos módulos de metodologia é que o aluno em formação saia profissionalmente capacitado para exercer sua tarefa.
5. Aulas Supervisionadas:
Experiência pratica de condução de um grupo semanal de Biodanza sob a supervisão de um professor Didacta de Biodanza, com um mínimo de 8 aulas supervisionadas de 2 horas ceda uma.O período de supervisão só pode começar depois da autorização do diretor da escola.
6. Ação social:
Os alunos praticantes podem realizar opcionalmente, sob supervisão, ações sociais, oferecendo trabalhos de Biodanza a população, marginais, grupos de terceira idade, instituições de proteção a infância, etc.
7. Monografia:
Elaboração de uma monografia sobre um aspecto teórico ou pratico de Biodanza.A monografia será realizada com a orientação de um supervisor (professor Didacta)
8. Titulação:
Consiste na apresentação da monografia diante de uma banca examinadora.O exame se realizara em uma banca examinadora organizada pela Escola de Biodanza que o aluno pertença. Este exame será aberto ao publico.Uma vez aprovada a defesa da monografia, o aluno terá concluído sua formação e poderá dar aulas de Biodanza.
9.Diploma de Professo de Biodanza:
Para obter o diploma de professor de Biodanza, uma vez realizadas todas as etapas do Programa de Formação, o aluno será inscrito pelo diretor da escola na International Biocentric Foundation que proverá o numero de Registro Profissional.
Módulos teóricos vivenciais
O programa de formação é constituído de 30 módulos, que são realizados uma vez por mês em um final de semana, com duração media de 3 anos.
Definição e Modelo Teórico de Biodanza.
1. Principio Biocentrico e Inconsciente Vital.
2. A vivencia.
3. Aspectos Biológicos da Biodanza.
4. Aspectos Fisiológicos da Biodanza.
5. Aspectos Psicológicos da Biodanza.
6. Antecedentes Míticos e Filosóficos da Biodanza.
7. Identidade e Integração.
8. Transe e regressão.
9. Contato e caricias.
10. Movimento humano.
11. Vitalidade.
12. Sexualidade.
13. Criatividade.
14. Afetividade.
15. Transcendência.
16. Mecanismos de ação da Biodanza.
17. Aplicações e extensões da Biodanza.
18. Biodanza Ars Magna.
19. Biodanza e ação social.
20. A musica na Biodanza.
21. Metodologia I (semântica musical)
22. Metodologia II (Seção de Biodanza)
23. Metodologia III (Seção de Biodanza, continuação)
24. Metodologia IV (curso semanal e Maratona de Biodanza)
25. Metodologia V (O grupo de Biodanza)
26. Metodologia VI (critérios e evolução do desenvolvimento na Biodanza)
27. Metodologia VII (elenco oficial dos exercícios de Biodanza)
28. Seminário
29. Seminário
Critério:
- Ser participante de um grupo semanal de Biodanza, cujo professor seja titular.
- Grau de escolaridade, ensino médio completo.
- Não apresentar dissociações ostensivas, segundo os critérios da Biodanza.
Mais informações em: http://www.biodanza.org/index.php?option=com_content&view=article&id=57&Itemid=27&lang=pt
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.