Psi Marcelo 

A Escola de Biodanza

As escolas de formação de Biodanza de todo o mundo são dirigidas metodologicamente pela International Biocentric Foundation.

O curso de formação de Biodanza te uma duração em média de três anos, nos quais o aluno deve cumprir com o Programa Único de Formação de Biodanza. 

Para ingressar na Escola de formação, o aluno terá que ter realizado previamente um mínimo de 50 horas vivenciais de Biodanza (curso semanal ou workshops vivenciais de fim de semana). A quantidade de horas exigidas também poderão ser cumpridas paralelamente durante os seis primeiros meses da realização do curso de formação. Igualmente é importante a assistência do aluno a um curso semanal de Biodanza durante todo o processo de formação para seu desenvolvimento pessoal.

A escola oferece um ensino teórico, metodológico e vivencial que foi aperfeiçoado durante anos de estudos.

Seu objetivo é oferecer uma formação idônea para o exercício da carreira de professor de Biodanza, seja no trabalho com grupos livres ou em diferentes tipos de instituições (educacionais, sociais, empresariais e da saúde).

SISTEMA DE TRABALHO: A escola trabalha um fim de semana por mês (sábado e domingo), de acordo com um calendário programado antecipadamente. Cada módulo está estruturado por uma parte teórica e outra estrutural, e tem uma duração de 12 horas no total. Em cada modulo se trata um tema especifico do programa Único de Formação em Biodanza, e se entrega ao aluno o material correspondente ao tema ditado. Depois de cada módulo de formação, o aluno devera elaborar um relatório teórico sobre o tema estudado. Programa de Formação

Plano de estudos

O ciclo de formação em Biodanza tem uma duração mínima de três anos, que consiste em 28 módulos, dos conferenciais sobre temas teóricos afins com o Sistema Biodanza, relatório teórico referente ao tema de cada Maratona, condução de grupos sob a supervisão no terceiro ano, prestação de monografia de titulação. 

Cada módulo consiste de quatro seções teóricas que serão acompanhadas de um material teórico redigido por Rolando Toro, sobre o tema correspondente e quatro sessões vivenciais. 

1. Estudos teóricos:
Consiste no estudo da teoria de Biodanza e seus fundamentos em relação as ciências da vida. As matérias teóricas são oferecidas na ordem indicada no “Programa Único de Formação Docente em Biodanza”. O aluno deve apresentar em módulos sucessivos, um breve relatório do tema teórico tratado no módulo anterior. O objetivo é treinar o aluno a expressar corretamente os conceitos teóricos de Biodanza através do seu próprio discurso. 

2. Conferencias sobre temas afins:
As conferencias serão realizadas em dois módulos,com um total de 8 conferencias. Estas serão ditadas por especialista no respectivo assunto ou por um grupo de alunos. 

3. Aprofundamento Vivencial:
Aprofundamento vivencial a nível individual e em grupo. Durante os módulos de formação, se dara grande importância a relação entre as vivencias e os temas teóricos tratados. É muito importante que o aluno participe, paralelamente, de um grupo semanal de Biodanza para aprofundar as vivencias. Nas cidades que não tem professor titular de Biodanza é recomendável que o aluno faça um modulo vivencial de Biodanza a cada 2 meses.  

4. Metodologia:
Abordagem dos recursos metodológicos para a condução do grupo de Biodanza.O programa Único de Formação de Biodanza, contendo 7 módulos de metodologia.O objetivo dos módulos de metodologia é que o aluno em formação saia profissionalmente capacitado para exercer sua tarefa.

5. Aulas Supervisionadas:
Experiência pratica de condução de um grupo semanal de Biodanza sob a supervisão de um professor Didacta de Biodanza, com um mínimo de 8 aulas supervisionadas de 2 horas ceda uma.O período de supervisão só pode começar depois da autorização do diretor da escola.

6. Ação social:
Os alunos praticantes podem realizar opcionalmente, sob supervisão, ações sociais, oferecendo trabalhos de Biodanza a população, marginais, grupos de terceira idade, instituições de proteção a infância, etc.

7. Monografia:
Elaboração de uma monografia sobre um aspecto teórico ou pratico de Biodanza.A monografia será realizada com a orientação de um supervisor (professor Didacta) 

8. Titulação:
Consiste na apresentação da monografia diante de uma banca examinadora.O exame se realizara em uma banca examinadora organizada pela Escola de Biodanza que o aluno pertença. Este exame será aberto ao publico.Uma vez aprovada a defesa da monografia, o aluno terá concluído sua formação e poderá dar aulas de Biodanza.

9.Diploma de Professo de Biodanza:
Para obter o diploma de professor de Biodanza, uma vez realizadas todas as etapas do Programa de Formação, o aluno será inscrito pelo diretor da escola na International Biocentric Foundation que proverá o numero de Registro Profissional.

Módulos teóricos vivenciais
O programa de formação é constituído de 30 módulos, que são realizados uma vez por mês em um final de semana, com duração media de 3 anos.

Definição e Modelo Teórico de Biodanza.

1.      Principio Biocentrico e Inconsciente Vital.
2.      A vivencia.
3.      Aspectos Biológicos da Biodanza.
4.      Aspectos Fisiológicos da Biodanza.
5.      Aspectos Psicológicos da Biodanza.
6.      Antecedentes Míticos e Filosóficos da Biodanza.
7.      Identidade e Integração.
8.      Transe e regressão.           
9.      Contato e caricias.
10.    Movimento humano.
11.    Vitalidade.
12.    Sexualidade.
13.    Criatividade.
14.    Afetividade.
15.    Transcendência.
16.    Mecanismos de ação da Biodanza.
17.    Aplicações e extensões  da Biodanza.
18.    Biodanza Ars Magna.
19.    Biodanza e ação social.
20.    A musica na Biodanza.
21.    Metodologia I (semântica musical)
22.    Metodologia II (Seção de Biodanza)
23.    Metodologia III (Seção de Biodanza, continuação)
24.    Metodologia IV (curso semanal e Maratona de Biodanza)
25.    Metodologia V (O grupo de Biodanza)
26.    Metodologia VI (critérios e evolução do desenvolvimento na Biodanza)
27.    Metodologia VII (elenco oficial dos exercícios de Biodanza)
28.    Seminário
29.    Seminário  

Critério:

  1. Ser participante de um grupo semanal de Biodanza, cujo professor seja titular.
  2. Grau de escolaridade, ensino médio completo.
  3. Não apresentar dissociações ostensivas, segundo os critérios da Biodanza. 

Mais informações em: http://www.biodanza.org/index.php?option=com_content&view=article&id=57&Itemid=27&lang=pt

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.