O principio Biocentrico se inspira na intuição do universo organizado em função da vida e consiste em uma proposta de reformulação de nossos valores culturais que tomam como referencial o respeito a vida.


 O principio Biocentrico, se propõem em potencializar a vida e a expressão de seus poderes evolutivos. Biodanza é, deste ponto de vista, uma poesia do vivente, fundada nas leis universais que conservam e permitem a evolução da vida. Todas as ações da Biodanza se orientam em ressonância com o fenômeno profundo e comovedor da vida.

Biodanza emprega uma metodologia vivencial, dando mais ênfase as experiências vividas do que a informações verbais, permite começar a transformação interna sem a intervenção dos processos mentais de repressão. 

Participando do pensamento visionário de Alberto Schweitzer: “meditando sobre a vida, sinto a obrigação de respeitar qualquer vontade da vida ao meu redor, por ser igual a minha”.

A idéia fundamental do bem consiste em preservar a vida, em favorece-la, em conduzir-la a seu valor mais alto; já o mal consiste em aniquilar a vida, machucar-la, atrapalhar seu florescimento.  

O principio Biocentrico põem seus interesses em um universo compreendido como um sistema vivo. O reino da vida envolve muito mais que os vegetais, animais e o homem. Tudo que existe, da pedra até o pensamento mais sutil, faz parte do sistema vivo prodigioso.  

Segundo o principio Biocentrico, o universo existe por que a vida existe, e não o contrario.O modelo teórico de Biodanza foi inspirado em experiências clinicas com pacientes psiquiátricos. 

Em 1965, sendo membro docente do “Centro de Estudios de Antropología Medica de la Escuela de Medicina de la Universidad de Chile” realizei as primeiras investigações com musica e dança no Hospital Psiquiátrico de Santiago.  Os modelos científicos estão em permanente evolução. O confronto permanente do modelo com seu exterior natural, implica modificações parciais e as vezes fundamentais.   

O modelo do universo de Ptolomeo, por exemplo, foi substituídopelo de Kepler e Galileo; que foi aperfeiçoado por Newton e posteriormente por Einstein, Eddington e outros. 

O modelo teórico da Biodanza tem experimentado modificações a traves de 40 anos confrontando a realidade. Temos ajustado seus términos e descobrimos novas relações entre emoção e saúde. No entanto ela preserva sua estrutura original. Através do tempo, pude registrar, com precisão, as respostas neurovegetativas, modificações comportamentais, e mudanças no estilo de vida.Temos realizado medições do rendimento psicomotor, neurovegetativo, endócrino e imunológico.

O estudo sistemático do processo evolutivo dos alunos dentro das cinco linhas do potencial humano, tem cindo nossa permanente preocupação. O modelo teórico de Biodanza é atualmente muito sofisticado e permite sua aplicação não somente a pessoas normais, como também a pessoas enfermas com distintos quadros clínicos.

 

Acesso em 09/08/2011. http://www.biodanza.org/index.php?option=com_content&view=article&id=53&Itemid=61&lang=pt

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.