Cevnautas da Dança,

   Segue notícia da RSD. Brasil presente. Vamos divulgar os reultados? Laercio

Red Sudamericana de Danza

Reunión Regional de Políticas Públicas para la Danza     Hora: mayo 2, 2014 hasta mayo 4, 2014
Ubicación | Locação: Instituto Nacional de Artes Escénicas-Uruguay
Organizado por: Red Sudamericana de Danza

Descripción del evento | Descrição do evento:
El Ministerio de Educación y Cultura a través del Instituto Nacional de Artes Escénicas y la Red Suramericana de Danza, presentan la Reunión Regional de Políticas Públicas para la Danza, a celebrarse el día 2 de mayo del corriente año, en la ciudad de Montevideo, Uruguay.
En la sede del INAE y en sesión abierta a todo público el 2 de mayo de 10 a 13 hs -15 a 18 h, representantes de diez países de la región darán a conocer las  políticas y programas para la danza desde cada uno de los contextos, para luego dar paso a unas series de reuniones planificadas los días 3 y 4 de mayo con el fin de diseñar lineamientos de cooperación y potenciar agendas regionales entre dichas políticas públicas.
Todos los participantes entendemos esta reunión de gran relevancia para trazar lineamientos estratégicos de cooperación internacional que permitan fortalecer objetivos comunes en materia de investigación, creación, promoción, movilidad y visibilidad de la danza iberoamericana.
 
Participantes:
 
Alice Dotta, Presidenta del Centro Nacional de Danza y Directora Artística Compañía Nacional de Danza, Ministerio del Poder Popular para la Cultura, Venezuela
 
Ángela Beltrán, Coordinadora Grupo de Danza
Ministerio de Cultura, Colombia
 
Cesc Casadesús, Director del Mercat de les Flors, España
Presidente de la Red Europea de las Casas de la Danza
 
Cuauhtemoc Nájera, Coordinador Nacional de Danza
Instituto Nacional de Bellas Artes, México,
 
Fabiano Carneiro, Coordenador de Dança
Fundação Nacional de Artes, MINC, Brasil
 
Fabiola Figueroa, Dirección de Artes
Dirección General de Industrias Culturales y Artes, Perú
 
Francisca las Heras, Coordinadora Área Danza
Departamento de Fomento de las Artes e Industrias Creativas
Consejo Nacional de la Cultura y las Artes, Chile
 
Valeria Andrade, Subsecretaría de Artes y Creatividad
Ministerio de Cultura y Patrimonio, Ecuador
 
Santiago Turenne, Gestor referente en Danza
Instituto Nacional de Artes Escénicas, Dirección Nacional de Cultura, Ministerio de Educación y Cultura, Uruguay
 
Catarina Saraiva, Co-directora del Festival Panorama, Brasil
Cristina Alonso, Directora del Graner, Mercat de les Flors, España
Iván Sánchez, Co-director del Festival Danzalborde, Chile
Paula Giuria, Directora del FIDCU Uruguay
Mariela Ruggeri y Eugenia Schwarzman, Ley de Danza, Argentina
Lucía Naser, Micaela Moreno y Natacha Melo, Red Suramericana de Danza
 
Este encuentro es posible gracias a los siguientes apoyos:
 
Instituto Nacional de Artes Escénicas, Dirección de Cultura, MEC
Ministerio de Relaciones Exteriores, Uruguay
Centro Cultural de España
Red Suramericana de Danza, con el apoyo de HIVOS, Holanda
y todos los apoyos desde los Ministerios y las instituciones invitadas
 
Conglomerado de Turismo de Montevideo
Hotel Plaza Fuerte
COIT Bus Turístico
Salkantay Viajes y Turismo
Bar Paullier y Guaná
La Pasionaria
 
Coordinación general: Natacha Melo / Asistencia de producción: Agustina Pezzani
Más información: www.inae.gub.uy / www.movimiento.org
INAE: Zavala 1480, Montevideo / Tel 29164371

Comentários

Por Monica C. M. Souza
em 28 de Abril de 2014 às 09:52.

Caro Sr. Laércio,

Obrigada por divulgar esse congresso. Mas penso que o sr. não leu direito e se equivocou (aliás prefiro acreditar nisso). Pois a divulgação está no lugar errado. Esse Congresso é de Artes Cênicas portanto  não tem nada a ver com a área ou profissionais de Educação Física que é o foco deste site...Tenha no mínimo mais cuidado antes de divulgar congressos de outra área de forma enganosa.

Pessoalmente, eu já divulguei esse evento nos sites e associações de ARTES CÊNICAS que participo....Por uma questão OBVIA: Este  congresso é para profissionais desta área, como eu.

Diante da sua divulgação equivocada, pergunto novamente o que esse este tipo de evento quem a ver com esse site ou com a área da Educação Física? Pois acredito que absolutamente  N A D A !!!

Agora pior foi a sua frase:  Vamos divulgar os reultados?  Como assim  o Sr. enlouqueceu? Perdeu a ética, a noção e o senso do ridículo de vez???

Me explique Porque? Praque e qual o seu interesse o sr. como profissional de educação física quer  divulgar junto a seus colegas de profissão resultados de um Congresso de uma outra área de conhecimento que é das ARTES CÊNICAS?

Qual o seu interesse se nisso se esse congresso não tem nada a ver com a área da educação física? Qual o seu interesse em divulgar resultados de  Congressos de Artes Cênicas se tais eventos NÃO lhe dizem respeito, não tem nada a ver com a sua área ou profissão, qual o seu interesse em divulgar resultados de eventos dessa área?

Penso que o Sr. deveria se preocupar em divulgar resultados de eventos da área da Educação Física não? Seria inclusive mais ético. Pois não é da sua alçada se preocupar tanto em  divulgar resultados de um congresso da área de ARTES, área  que não lhe diz respeito opinar. 

Deixe a divulgação de resultados de congressos de Artes para os profissionais e entidades representativas da area de Artes... É no mínimo ESTRANHO o seu interesse em divulgar resultados de um congresso de outra área de conhecimento não?... É a mesma coisa que ouvir um médico querendo discutir junto a sua classe, os resultados de um congresso de engenharia...Porque e Praquê?  Tem que ter um motivo não?

* Pergunto portanto qual o seu interesse em discutir os resultados de um congresso de Artes Cênicas, se não é a sua área muito menos lhe diz respeito????

O Sr. pode me  explicar PORQUE a INSISTÊNCIA de divulgar Congressos de ARTES CÊNICAS para profissionais de Educação Física?  De forma ENGANOSA como se tais eventos fossem direcionados à área da educação física? Quando o Sr. sabe muito bem que NÃO são. Isso é no mínimo propaganda enganosa não? Fora as questões envolvendo respeito e ética profissional...

Diante disso, pergunto:

1) Porque o Sr. está divulgando este tipo de evento como se fosse da área e voltado para profissionais de educação física. Quem está tentando enganar????

2) Qual o seu interesse em divulgar resultados de um Congresso de ARTES Cênicas. Quando o Sr. muito menos este site NÃO tem nada a ver com esse tipo de atividade ou área de conhecimento? 

3) Se preocupe em divulgar resultados de eventos DA SUA ÁREA que é educação física, e não de congressos de OUTRA área de conhecimento. Porque congressos de Artes Cênicas não lhe diz respeito. O Sr. não tem nem competência muito menos formação para discutir resultados e direcionamentos para essa área não?  

4) Preocupe-se em discutir resultados de eventos e congressos de Educação Física.

5) Será que não entenderam até agora que Profissional de educação Física NÃO é profissional de Artes Cênicas? e não tem formação ou legitimidade para atuar como tal?

6) Sugiro que tenha mais respeito com os profissionais de outras áreas e parem com essa insistência de tentar USURPAR as competências de outras áreas, e não se metam a se passar por especialistas e querer discutir assuntos e resultados de congressos que NÃO lhe dizem respeito... Posso afirmar que isso é no mínimo ANTI-ÉTICO.

Finalizando se o Sr. não leu LEIA. E verá que é um congresso para PROFISSIONAIS DE ARTES CÊNICAS!!!! Promovido por um Instituto de Artes Cênicas. Os  conferencistas são todos da área de  ARTES, de escolas e institutos de ARTES CÊNICAS. o congresso é voltado para a área de ARTES.... Não tem absolutamente nada a ver com a área da educação física. Portando não precisa se preocupar em se meter em assuntos que não lhe dizem respeito.

* O mais estranho é que sempre achei que o Sr. fosse um profissional ético da área da educação física, espero não tenha me enganado.

At

 

Por Laercio Elias Pereira
em 28 de Abril de 2014 às 11:14.

Sra Mônica,

Somos mais de 37 mil cevnautas. Além disso temos cinco mil visitantes/dia no portal CEV. São profissionais de todas as áreas. Inclusive a Sra, que nos dá a honra da visita e participaçao, que é de artes e, pelo que eu pude perceber, teve interesse na nota. O resto da sua mensagem certamente será melhor tratado por profissionais de outras especialidades.

    Laercio

Por Carlos Alex Martins Soares
em 28 de Abril de 2014 às 17:06.

Lamentável a postura da Srª. Mônica! Ela poderia ter sido mais pragmática e menos repetitiva em sua posição. Talvez, assim, entendessemos tamanha revolta por um debate acalorado sem qualquer fundamentação. Queria chamar a atenção? Coneseguiu, sendo deselegante.

Bem, a DANÇA não é só das artes cênicas. É de todos nós. Inclusive e, especialmente, da educação física. Todo o debate e todas as discussões ligadas ao movimento humano nos interessam.

Finalmente não há falta de ética, loucura ou senso de rídiculo no CEV e em qualquer pessoa que divulga um evento simplesmente por que essa ONG ou essa pessoa gostou do evento e acreditou que ele pode ser proveitoso para alguns amigos ou para o debate transdisciplinar. E isso vale do arremesso de pedrinhas no lago a... Dança! Mas, no caso, o evento envolve políticas públicas e dança. Dessa maneira, a análise do que será debatido, das diversas posições sobre políticas públicas podem ser úteis para a comunidade da educação física. Como exemplo e comparação mesmo entre o evento e de como as coisas estão sendo conduzidas nessa área específica e que tipo de contribuição ela pode trazer pra grande área da educação física. E, especialmente, para parte significativa da educação física que está envolvida com a Dança.

Continuaremos divulgando os eventos de todas as áreas. E continuaremos sendo cordiais e educados com as pessoas interessadas no debate. Pelo menos eu espero que essa falta de educação não impeça o CEV de dar continuidade a um trabalho de 18 anos.

Minha sugestão: depois disso, vamos deixar pra lá e vamos em frente.

Por Monica C. M. Souza
em 28 de Abril de 2014 às 20:58.

Caro Carlos Alex,

Lamentável e deselegante é o Sr. vir aqui defender a falta de ética, tentando justificar o injustificável. O Congresso é de Artes Cênicas...

Onde vc viu que este congresso era direcionado à área da Educação Física? Viu o nome de algum profissional de educação física no evento? Vou ser didática, se tem curiosiade vá como curioso. Se tem tanta inveja de outra área tenha um pouco de respeito... Sugiro que LEIA atentamente pois o evento é organizado por uma instituição de Artes Cênicas e  todos os conferencistas são profisionais da área de ARTES meu querido.... E isso naõ tem nada a ver com a sua área. 

O propósito da dança na educação física é instrumental, é como forma de ginástica visando por exemplo condicionamento físico que afinal é um dos propósitos de intervenção da educação física...

O propósito deste evento não é fazer ginástica ou o usar a dança para emagrecer... Se fosse pode ter "certeza" que eu indicaria para vc e vários de seus colegas, que devem estar precisando... 

Sugiro que tentem fazer o seu trabalho direito ao invés de se preocuparem tanto com a área dos outros... Deve ser por isso que tem tanto profissional de educação física obeso por aqui não? 

at.

Por Carlos Alex Martins Soares
em 29 de Abril de 2014 às 01:09.

A vida é curta para dizer e fazer tudo que gostaria...

Trilhar novos caminhos é buscar novas descobertas, 

por isso nunca ando na estrada de tijolos amarelos...

 

Ah, como é boa a democracia... Fala-se o que se quer, ofende-se, elogia-se e fica-se ocm as consequências legais de nossa atitude. Brigar por uma grande causa é aceitável quando fazemos dentro de princípios éticos, respeitando o fair-play, aceitando com respeito a derrota e comemorando sem ofender o derrotado.

Sim, a vida é curta e eu já disse tudo o que quis em várias situações, mas hoje avalio rapidamente o que não vale o sofrimento, aquilo que não agrega valor e nem reduz minha capacidade e autorizaçao legal conquistada em anos de estudo e no cotidiano do meu trabalho.

Aqui no CEV, buscamos construir a educação física do presente e usamos todo o conhecimento disponível na sociedade para "a prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas,recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas".

O movimento é de todos nós e esta é uma comunidade de profissionais e estudantes de educação física, mas, humildemente, aceitamos e agradecemos a participação de profissionais de diversas áreas que tangenciam a nossa e com os quais interagimos, numa mútua ação de aprender/ensinar e crescermos em nossa condição humana com isso. Sim, trilhamos novos caminhos diariamente e remodelamos nossas ações com os novos aprendizados. Essa é a beleza do movimento, do baile que é a nossa vida...

 

 

 

 

Por Manoel Gildo
em 4 de Agosto de 2014 às 20:26.

Monica, tudo bem contigo?

Pelo que percebi seria mais educado apenas questionar os colegas com franqueza, calma, não é necessário tanta agressividade, como a que está explicita nos seus comentários.

Gostaria de compartilhar um experiência pessoal, espero que ela venha a colaborar pra novas reflexões.

No meu primeiro dia de aula na graduação em Educação Física, o professor Angêlo Dinis (Chinês) lançou a pergunta, Por quê Educação Física?

Minha resposta, tímida naquele momento foi: _Porque eu sou Capoeira! (com sotaque pesado e saudoso da minha terra Bahia, toda turma riu).

No ultimo dia de aula na graduação ele lançou a mesma pergunta novamente, e as respostas foram bem diferentes. Inclusive a minha, tive acesso ao livro Domínio do Movimento - Laban, através de uma indicação dele. Foi lá que descobri o porque eu estava lá, e o porque eu precisava continuar os estudos na área das artes.

Eu queria conhecer mais e mais sobre o movimento, sobre o corpo, saí da graduação em educação física com conhecimentos bem sistematizados a cerca do funcionamento biológico do corpo, a biomecânica, bioética, e um punhado de vontade de mais. E aí fui pra dança, me encontrei com novas visões, baseadas e outras referências, e reencontrei outras, mas agora já sabia o porque estava ali.

Por tanto vamos pensar em Transdisciplinaridade, estamos todos falando de corpo, ou as artes da cena não são também artes do corpo, o corpo é centro de nossas discussões, porque excluir alguém que quer conhecer mais da área, sabemos as nossas limitações na atuação profissional, mas participar é possível, a menos que o evento se exclusivo para profissionais de determinada área.

No mais gostaria de abraçar todos os colegas e desejar a todos uma ótima semana!

Por Monica C. M. Souza
em 4 de Agosto de 2014 às 22:21.

Oi Manoel Gildo,

Sua história, é uma das mais sinceras e éticas que vi até hoje aqui nesse site. Que bom que percebeu que para trabalhar na área de Artes,  precisava aprofundar seus conhecimentos na área, que precisava estudar e por isso buscou uma formação específica na área, no caso uma Graduação em Dança.

Sobre essa questão, as pessoas tem que entender que não sou contra a democratização do conhecimento ou mesmo especificamente a área da educação física. Mas uma coisa tem que ficar bem clara é que Artes e Educação Física são áreas de conhecimento autônomas, com formação bem diferentes, com objetivos de intervenção também distintos. 

Não concordo por exemplo que profissional de educação física se passe por profissional da área de Artes, muito menos que se contratem profissionais de Educação Física para atuar como professores da área de Artes (Dança, Teatro, Música, Artes Visuais e/ou Audiovisuais). Simplesmente porque tais profissionais não tem legitimidade ou formação para atuar nessa área. Penso que é preciso ter mais ética e respeito. É simples assim...

Abraço


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.