Estimados professores e estudiosos da natação. 

Pertenço a um grupo de pessoas aqui em Brasília que ha mais de 30 anos frequentam um programa no Parque Nacional de Brasília, num local chamado Água Mineral, onde se paga uma mensalidade e se ganha o direito a utilizar a piscina de água mineral num horário mais cedo, as 6 horas da manha diferente dos usuários que pagam como visitantes, que só podem usufruir da piscina de água mineral após as 8 horas da manha. Portanto as 6 horas da manha você encontra uma quantidade razoável de pessoas praticando natação, caminhada ou outras atividades físicas no local. Na piscina existem várias pessoas adultas e mais velhas que são praticantes da natação como eu, e utilizam pé-de-pato e palmar para melhorar o rendimento da atividade, e a estabilidade na água. No meu caso eu só utilizo o pé de pato, porque tenho dificuldade na flutuação devido a minha densidade corporal. Algumas vezes tem ocorrido o choque entre nadadores na piscina, e devido a isso a administração da piscina proibiu o uso de palmar e pé-de-pato. A esclarecimento que procuro é o seguinte: no uso do palmar pode realmente alguem dar um golpe na cabeça de alguem e causar alguma lesão, mas não consigo ver como isso pode acontecer com o pé-de-pato. Eu pratico natação ha mais de 30 anos e nunca vi ninguem se machucar com o pé-de-pato, aliás acho isso impossível, até porque ninguem nada de ré, e o pé-de-pato muito pelo contrário evita os movimentos mais bruscos da perna, impedindo que alguem de uma pernada violenta em outra pessoa. Com o pé-de-pato ninguem conseguiria dar um "coice" em outra pessoa realizando o nado peito por exemplo. O pé-de-pato restringe os tipos de movimentos que você pode realizar com a perna. Quando eu nado o estilo peito, tenho que retirar o pé-de-pato para poder executar este estilo. O argumento da administração do parque é que o uso do pé-de-pato poria em risco a integridade física dos outros usuários no horário do cooper as 6 horas da manha onde existem vários adeptos da natação nadando juntos. O esclarecimento e ajuda que peço os professores e estudiosos da natação é na seguinte linha. Existe algum estudo que mostre o risco ou segurança do uso de pé-de-pato entre nadadores? Nos 30 anos que nado com pé-de-pato nunca machuquei ninguem, e nunca vi ninguem ser ferido com o uso do pé-de-pato. Estou a procura de algum relatório ou estudo formal que mostre ou negue o risco do uso do pé-de-pato em terceiros ou relate alguem sofrendo qualquer tipo de lesão pelo uso de pé-de-pato por terceiros.

Muito agradecido pela atenção e ajuda,

com estimas,

Elias Fernandes

 

Comentários

Por Paulo Roberto da Silveira Lima
em 27 de Março de 2013 às 15:42.

Caro Elias, prazer.

Também estou nesta área a muitos anos ... desde atleta a técnico e professor universitário, estudo sobre o assunto não há que proibe ou dê orientação de uso, o que se usa é o bom senso, se vc estiver nadando em piscina raiada, com pessoas que sabem nadar (disse "nadar") é diferente, pois não devemos colocar que om pé de pato ou nadadeiras que é o certo, por ser de borracha não irá machucar alguem ... pois qdo é executado o movimento de descendencia da pernada que seria a mais rápida e mais forte dependendo da distancia do cidadão poderá causar algum dano, não dá para mensurar o quê, mas poderá atingir em determindada área está no momento não afetar em nada, mais depois poderá aárecer algo que não sabemos de onde surgiu a dor.

Neste prisma, digo a vc com muita tranquilidade, se o órgão que administra o local, instituir uma proibição de uso de determinados implementos que possam vir a qualquer momento oferecer risco a saúde da comunidade, no meu ver não há como vc apresentar qq comentário científico (coisa que não há) para contrapor esta determiinação.

Digo mais a vc, há tipos de naddeiras que são muito duras, o que vc pode rá argumentar é o tamanho da barbatana da nadadeira, que eles coloquem uma medida específica desta barbatana, pois hoje as nadadeiras dos que nadam competitivamente são de mais ou menos 10 cm de barbatana, entende? Neste sentido dará para fazer uma argumentação e peçço a vc que provoque eles lá para pedir um parecer do CREF7 sobre este assunto, daí pode ser que eu possa te ajudar com mais facilidade porque sou conselheiro e este assunto deva cair na minha pasta.

Elias, o palmar sou contra o seu uso para aqueles que não tem uma técnica apurada, pois poderá legionar, este sim peço restrições e ninguem me ouve até haver um legionamento mais grave nos ombros de algum cliente e este sofre um processo por danos corporais por mal uso de implementos pois causou lesão no corpo de alguem ... esse sim quero ver haver desculpas.

 

Espero que te dei um esclarecimento sobre o tema ... qq coisa nos falamos .....

Por Elias Fernandes
em 27 de Março de 2013 às 16:17.

Prof Paulo Roberto, 

obrigado pela resposta. Excelente idéia a sua, vou buscar meios legais para invalidar esta proibição até parecer de orgão competente no assunto, uma lei dessa natureza não pode ser criada a revelia por um leigo que não tem o mínimo preparo ou capacidade para tomar decisão num assunto técnico desta natureza. Quanquer decisão neste assunto deveria ser embasada no laudo técnico do CREF7 que é da região competente, e é o orgão responsável pelo exercício desta atividade e possue profissionais certificados para isso. Amanha mesmo vou levar o assunto a AFAM - Associação dos Frequentadores da Água Mineral.

Agradeço,

Elias


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.