Nado Sincronizado: Lançada clínica pela internet
05/10/2010 - 11:44:28 - por FS & AI CBDA

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) lançou na noite desta segunda-feira, no Fluminense, a Clínica Virtual de Nado Sincronizado. O curso, totalmente pela internet www.cbda.org.br/nadosincronizado, dá todos os detalhes para quem quer saber mais sobre a modalidade e, caso o participante seja formado em educação física, forma técnicos em nível 1 para este esporte que é um dos mais concorridos pelo público no programa dos Jogos Olímpicos.

Este é o primeiro curso nestes moldes que forma técnicos no país, mas a Clínica Virtual de Nado Sincronizado é a segunda iniciativa da CBDA para popularizar as regras e detalhes de uma modalidade pela internet. A ideia partiu da diretoria técnica do pólo aquático que já tem sua clínica virtual há um ano e meio. Cerca de duas mil pessoas de todos os estados brasileiros já assistiram aos vídeos e 720 fizeram o teste ao final e receberam o diploma de participação.

Qualquer pessoa pode se inscrever e assisitir aos vídeos. O diferencial na clínica de nado é que o participante tem a opção de fazer a prova, mas caso tenha o índice de acertos necessário e curso de educação física concluído, recebe diploma de técnico nível um com a chancela da CBDA.

O presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho, o presidente da Federação Aquática do Rio de Janeiro, Marcos Firmino e a supervisora técnica da modalidade, Sônia Herxowitz, explicaram o funcionamento da clínica e destacaram o pioneirismo da idéia.

“O Brasil está servindo de exemplo criatividade para outros países dos esportes aquáticos. As clínicas virtuais chegaram para começar a resolver o problema de aperfeiçoamento profissional em um país com dimensões de um continente”, disse Coaracy.

O curso de nado sincronizado é dividido em três módulos com um total de 52 vídeos detalhados sobre a modalidade. A forma de disputa, exercícios, figuras e outros elementos importantes para atletas e treinadores. Atletas da seleção brasileira são as protagonistas de todos os filmes.

A supervisora técnica de nado sincronizado da CBDA, Sônia Hercowitz, já tem solicitação de vários países para traduzir a clínica para outros idiomas.

“Esse foi um trabalho feito por toda a comunidade brasileira do nado sincronizado. O conteúdo foi orientado pelas técnicas, atletas e está realmente muito bom. Não vamos parar por aí. A idéia é expandir e aprimorar. Isso vai trazer qualidade para o trabalho técnico feito em todo o território nacional. Vários países já perguntaram quando vamos traduzir este conteúdo para espanhol e inglês, mas primeiro vamos consolidar o trabalho aqui”, disse Sônia.

Sônia Hercowitz é membro do Comitê Técnico de Nado Sincronizado da  Federação Internacional de Natação (Fina) e será a árbitra geral da modalidade no próximo Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos, em julho de 2011, em Xangai.

O lançamento da Clínica Virtual contou com a presença da supervisora de seleções da CBDA, Mônica Rosas, da árbitra Ana Maria Lobo, das técnicas Magali Cremona, Roberta Perillier, Luciana Goulart, Maura Xavier e Suzane Bunn, as atletas olímpicas Lara Teixeira e Nayara Figueira, várias atletas que fizeram parte da história da modalidade e de jovens iniciantes.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.