Por Paulo A. Poli de Figueiredo, Phorte Editora, 2011

A natação para bebês e infantil é um ramo da educação física muito fascinante em que o profi ssional é exigido ao máximo em relação à segurança e repercussão de seus atos.

O autor apresenta neste livro propostas e estratégias que utilizam o movimento como facilitador do desenvolvimento e o domínio das habilidades aquáticas para possibilitar a exploração do corpo e do meio.

É uma abordagem afetiva e psicomotora, com um forte suporte técnico e aplicação no campo educativo, sendo a questão central a qualidade de vida.

Quando o assunto é natação, pensa-se, imediatamente, em técnicas específicas para nados competitivos referentes a velocidade e performance. Não é esse, no entato, o objetivo do trabalho apresentado. O autor não visa criar competidores campeões, mas proporcionar um ambiente adequado para ajudar a criança em seu desenvolvimento.

Para tratar do tema criança e natação – bebês e infantil – naturalmente que não poderia deixar de citar o trabalho desenvolvido pela Viva Água e o trabalho desenvolvido pela Profa. Denise Martins Araújo – uma das maiores especialistas brasileiras nessa área.

Na bibliografia, aparecem dois trabalhos apresentados em congressos internacionais. No corpo do livro, em seu capítulo 2, em que trata da Metodologia (p. 28-62), às páginas 55-56 descreve a parte da “Metodologia Viva Água de Ensino de Natação para Crianças” sobre o  “Teatro na Água”.

De parabéns a Profa. Denise. Pelo reconhecimento de seu trabalho nesses mais de 25 anos dedicados à Natação no/do Maranhão…

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.