Cevnautas dos Desportos Aquáticos (vamos juntar Desportos Aquáticos, Atividades Aquáticas, Hidroginástica na "Comunidade Natação"?)

Repasso um exercício condenável de vaidade que executei na Comunidade EF-Esportes. Como fala sobre Atividades Aquáticas, e cita o Prof. Langendorfer, vou bancar o metido-à-besta também aqui. Desculpe a duplicação quem já participa lá.  Laercio

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... um novo debate na Comunidade Educação Física e Esporte

Para responder, entre em
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/debate/o-que-ciencia-pode-dizer-aos-professores-treinadores-sobre/

O Que a Ciência Pode Dizer Aos Professores e Treinadores Sobre...

Cevnautas,       

          Vou abandonar o modéstia - perigo de cabotinismo! -  e dar a notícia do Editorial da IJARE que cita o coordenador do CEV. A Marô me presenteou com a tradução da primeira parte e eu publiquei na biblioteca. Colo no fim desta nota pra ilustrar a história.
 
          Conheci o Professor Langendorfer, hoje editor de uma das revistas mais prestigiadas da Human Kinetics "The International Journal of Aquatic Research and Education (IJARE)", quando ele topou pilotar o seminário "Criança e Natação" na VivaÁgua, do Maranhão, da nossa cumpanhêra aqui da Comunidade Denise Araújo . Eu estava em busca do Prof. Langendorfer porque ele tinha sido o convidado para escrever na JOPERD o "A natação nos anos 90". O endereço eletrônico dele pingou numa mensagem da lista discussão pioneira SportPsy e eu peguei carona. Deu certo e o seminário foi um grande sucesso.

          Sou um viúvo assumido da coleção "O que a ciência pode dizer aos treinadores e professores sobre..." publicada na década de 70 pela AAHPERD. Cheguei a conseguir o exmplar sobre  Futebol com a autoria do Thomaz Reilly,  mas, sumiu ("Livros: quem empresta aos pobres dá aDeus". Larécio). Olhei agorinha e tem um exemplar usado pra vender na Amazon. Um centavo! http://www.amazon.com/Research-Tells-Coach-About-Soccer/dp/0883142074.
       
         Continuando a história: Para comemorar os 30 anos da VIvaÁgua com uma edição especial do "Cadernos Viva Água", escrevi para o professor Langendorfer perguntando se ele conhecia um artigo ou algo semelhante à coleção da AAHPERD com o tema natação.
   
         Pra minha surpresa ele citou a minha questão em editorial de IJARE que, por encabulamento, não divulguei, como disse antes.
 
         Colo abaixo a tradução dos primeiros parágrafos que a Marô  me mandou. Tenho a esperança de que alguém tenha interesse em adotar a tradução das 40 linhas o que restam.
 
         Eu devia essa explicação para comemorar os 18 anos do CEV, já que endereço do Prof. Langendorfer consta da primeira lista de participantes desta Comunidade (ainda quando era a lista efesport-L). Ele disse que serviria pra ele tentar entender português. Agora, com o tradutor do Google, funciona bem.          

         Faltava eu cometer uma ostentação, também. Confesso! Segue a parte traduzida.  Laércio

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© 2012 Human Kinetics, Inc. www.IJARE-Journal.com
EDITORIAL
O Que a “Ciência” Pode Dizer aos Professores de Natação

Em 1994, sem mesmo ter me conhecido pessoalmente, o Professor Laércio Pereira e alguns de seus colegas me convidaram para viajar ao Brasil para fazer uma palestra com a duração de uma semana para professores e donos de escola de natação sobre a primeira edição da “Prontidão Aquática”e sobre minha opinião dobre a perspectiva do desenvolvimento aquático.  Eu poderia dedicar vários editoriais presenteando os leitores com todas as “aventuras” que eu tive viajando sozinho para um continente e um país desconhecidos sem falar uma palavra de português e sem conhecer ninguém! Não somente isso, mas eu era um tal “viajante internacional novato” que nunca me preocupei em tomar conhecimento sobre a necessidade de obter um visto para ir ao Brasil (sim, havia necessidade, que eu descobri  para o meu desgosto no aeroporto, justo antes d e eu embarcar).

Voltando à nossa história, há algumas semanas, meu velho amigo Laércio, me mandou um email com uma pergunta muito interessante. Ele queria saber se eu conhecia um antigo documento provindo ou da American Swim Coaches Association ou talvez da American Alliance for Health, Physical Education, and Recreation, intitulado “O Que a “Ciência” Pode Dizer aos Professores de Natação?” Ele também se perguntava se alguém havia escrito um resumo do documento que provesse evidência científica para os professores de natação. Eu não conhecia tal documento e tampouco conhecia documentos mais recentes que fossem baseados no ensino.  

Achei o tópico levantado pela questão do Laércio muito interessante. Como escrevi anteriormente, eu tive a honra de ser convidado para o BMS-2010 em Oslo, Noruega, na Escola Norueguesa de Ciências do esporte. Era a 11° Congresso do Biomecânica e medicina nas atividades aquáticas e a missão era promover a aplicação das teorias e conhecimento científico nas práticas da natação. O congresso de Oslo foi marcado por diversos aspectos dos estudos sobre natação incluindo pedagogia e prevenção de acidentes, assim como os tópicos conhecidos sobre natação competitiva. Também no BMS 2010, como nos congressos anteriores, a ênfase foi na aplicação da ciência na natação competitiva, mais do que na pedagogia. Sempre que eu fazia uma busca com as palavras "Natação" e "Ciê ;ncia" a maioria dos resultados contemplava a natação competitiva e na maioria das vezes a aplicação da biomecânica e da fisiologia.

[o editorial segue com uma lauda - ainda sem tradução - com o subtítulo "What Developmental Science Should  Tell an Instructor About Swimming"]

[Quem não tiver acesso ao artigo na sua biblioteca, Periódicos CAPES ou ao COMUT pode solicitar o texto completo para laercio@cev.org.br] [não temos autorização para publicar o texto completo na biblioteca do CEV]  http://cev.org.br/biblioteca/o-que-ciencia-pode-dizer-aos-professores-natacao
 

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