Pessoal, olhaí o nosso Adm Guilherme nas paradas! Laercio
Natação - Pólo Aquático brasileiro começa a usar o Dartfish
20/02/2010 - 11:52:54 - por FS - AI CBDA
Chegou a vez do pólo aquático brasileiro entrar com força em 2010 na era da tecnologia esportiva. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos adquiriu, com recursos, dos Correios, dois programas ‘Dartfish’. O software de biomecânica é usado pelas principais equipes do mundo e está em plena ação nos Jogos Olímpicos de Vancouver, no Canadá, tendo sido tema de matéria do jornal New York Times, no último dia 11.
O programa capta imagens com tamanha precisão que possibilita análises táticas e um tratamento estatístico das ações de jogo. O Dartfish, que é de uma companhia Suíça, já é usado por entidades como a USA Volleyball e a USA Gymnastics. No Brasil também já é usado por equipes de basquete, judô e futebol entre outros. Na CBDA, a natação tem um programa avançado de biomecânica desde 2002.
O primeiro contato com o novo equipamento foi feito nesta sexta-feira, 19/02, na sede da CBDA, com o prof. Guilherme Tucher, mestre em educação física e professor da FAMINAS e da FUNITA. Nos próximos dias 26 e 28/02, na piscina do Parque Aquático Júlio de Lamare, ele mostrará o equipamento e suas aplicações aos técnicos de pólo aquático, durante o treinamento da seleção brasileira.
O prof. Guilherme será integrado à Comissão Técnica e coordenará a equipe multidisciplinar que atuará em conjunto com o coordenador médico da modalidade, Dr. Claudio Cardone, e o coordenador geral de preparação física, Prof. Willian Manso.
Segundo o professor Ricardo Cabral, supervisor técnico de pólo aquático da CBDA, esta é a primeira ação da instituição no ano de 2010 para o desenvolvimento do esporte e representará uma mudança de página para a modalidade no país.
A CBDA também está atuando para capacitar os árbitros de pólo aquático. Logo no início de março, nos dias 4, 5 e 6, será realizado o curso anual em conjunto com a Federação Aquática do Rio de Janeiro para formação de oficiais de arbitragem para a modalidade, aberto aos profissionais de educação física e demais interessados pelo esporte.
http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=124915&u=0
Comentários
Por
Guilherme Tucher
em 21 de Fevereiro de 2010 às 15:19.
Caramba...
O Laércio sempre descobre as coisas. rsrsrsrsrsr
Por
Guilherme Tucher
em 21 de Fevereiro de 2010 às 15:28.
A aquisição do DartFish foi uma iniciativa ousada da CBDA e promete melhorar muito o processo de treinamento da seleção brasileira. O mais importante é que os técnicos estão envolvidos e reconhecem a importância desta tecnologia. Destaca-se também a visão do prof. Ricardo Cabral, supervisor técnico da modalidade na CBDA, com mais essa iniciativa entre tantas outras que já divulgamos aqui, como a Liga CBDA Nacional de Polo Aquático e a Clínica Virtual de Polo Aquático.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.