No ano passado, foi apresentado na Câmara um Projeto de Lei que, se aprovado, faria com que todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio (públicos e privados), incluíssem aulas de natação no currículo. A prática de natação é mesmo muito saudável, mas a obrigação de que cada escola do país construa uma piscina para poder oferecer as aulas pareceu um tanto distante da realidade para os deputados que analisaram o projeto. Em algumas escolas, faltam até carteiras, quadros negros e livros. Por esses motivos, o PL 4615/09 foi rejeitado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O relator da proposta, deputado Eduardo Barbosa (PSDB de Minas Gerais), diz que, dadas as diferentes condições finaceiras das escolas, é impossível exigir a contrução de piscinas. "Os avanços no financiamento da educação pública não eliminaram as dificuldades enfrentadas por muitos entes federados para custear suas redes de ensino, principalmente nos municípios mais carentes das regiões Norte e Nordeste", afirma.

Segundo o relator, nada impede que a natação, para as escolas que podem oferecer a estrutura necessária, seja incluída em "educação física", disciplina obrigatória segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96). A proposta, que tramitava em caráter conclusivo, será arquivada caso não haja recurso pedindo análise pelo Plenário.

fonte: http://www.plenarinho.gov.br/noticias/agencia_plenarinho/ver_noticia.html?ui=5649360399935830272&id=projeto-que-obriga-o-ensino-de-natacao-e-rejeitado

Comentários

Por Flávio Venancio
em 5 de Maio de 2010 às 15:28.

Excelente a idéia de incluir a prática da  natação no currículo das escolas,mas que não seja só a natação mas todos os esportes olimpicos e amadores, para que a criança possa escolher o esporte que melhor se identifique, principalmente porque as escolas visam mais os esportes de quadra não como uma atividade curricular mas como escolinhas, restando a criança poucas opções para escolher. Precisamos incentivar o esporte olímpico e amador do Brasil por ser um pais que ainda é muito carente em atletas de ponta que chegam numa olimpiada para ganhar medalhas. Como bom exemplo temos a própria natação com apenas dois nadadores  o Cielo e o Thiago silva, ganhadores de medalhas na ultima olimpiada. Na minha opinião é viável este PL, desde que seja firmado convênios com instituições privadas que financiariam juntamente com o governo a construção destas piscínas. Acho que esta faltando mesmo é boa vontade de nossos nobres governantes que não vêem na educação o caminho para um Brasil melhor, pois todo investimento em educação é pouco.

Por Gilsinei de Jesus Freitas
em 6 de Dezembro de 2010 às 15:48.

Na verdade fiquei na expectativa para aprovação deste projeto, pois no Estado do Rio de Janeiro, Existem 31 Piscinas, sendo a maioria Abandonada e aterradas, atualmente faça minha monografia sobre a prática da natação no Municipio de Nova Iguaçu-RJ, e constatei que da 05 Piscinas públicas Existem só uma funciona parcialmente(PROJETO FINAL DE SEMANA NA ESCOLA) e que as Escolas Particulares mesmo com Pisicinas não oferecem a natação dentro de sua grade currincular, somente extra currincular com pagamento de Mensalidades para a natação.

Por Waldecy Santos da Silva
em 4 de Março de 2011 às 07:30.

infelizmente todo projeto q visa benefeciar a população como um todo, não tem interreses politicos e desta forma e jogado no lixo e engavetado.pois como frisa o nosso colega gilsinei,em algumas escolas publicas q tem piscinas ,não há  projetos em funcionamento e alguma delas fica sem uso. sendo a nação um esporte olimpico deveria ser tratado com maior prioridade mas ja foi um grande passo a criação desta lei e quem sabe um dia ela venha a vigorar.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.