Sabemos que o uso de palmares na natação é um grande recurso para os técnicos e professores que desejam melhorar e ou aprimorar a técnica de seus alunos ou atletas, tendo em vista a importância desse equipamento técnico, através do uso dos palmares podemos aumentar a superfície de contato do membro com a água e  conseqüentemente proporcionar um maior deslocamento de água durante a braçada.Com o uso do palmar há uma aumento da carga e com isso é gerado um aumento de força, porém quando o  atleta apresenta alguma lesão na articulação do ombro ou em regiões próximas a mesma é viável o uso do palmar? E se for viável seria sempre necessário o uso do palmar de tamanho menor ou o treino poderia ser progressivo até chegar ao palmar maior?

 

Comentários

Por Guilherme Tucher
em 3 de Julho de 2014 às 19:35.

Olá, Fernando. Não sei se te responderei de forma plena, mas minhas considerações serias as seguintes: 

(1) O palmar e a nadadeira (e outros recursos), como você indicou, aumentam a superfície de contato com a água. Em princípio, isso geraria um aumento na necessidade de força para o deslocamento. Entretanto, a velocidade na qual é realizada a braçada (ou a pernada) também deve ser considerada nessa análise. Por exemplo: aumento da superfície de contato (palmar) com redução na velocidade de deslocamento das mãos, pode levar a uma menor ou a mesma exigência de força (lembrando que esse controle dentro da água é difícil). Já um aumento da área de contato associado a um aumento na velocidade das mãos tenderia a uma maior exigência de força. De qualquer forma, como parte do processo de aprendizagem, quando o aluno/atleta começa a utilizar este equipamento é comum que haja certa mudança/dificuldade no padrão de realização da braçada (o que pode levar a certo desconforno no início), até que os ajustes mecânicos sejam feitos;

(2) A utilização do palmar deve ter como pré-requisito a realização adequada da técnica de nado;

(3) A utilização do palmar visa o desenvolvimento de uma força considerada "específica", ou seja, que esteja mais próximo do padrão técnico do nado (diferente daquela que seria adquirida com aparelhos de musculação, por exemplo)

(4) Como o palmar exigirá mais força do aluno/atleta, só irei utilizá-lo se esse for meu objetivo (desenvolver a força específica - com maior controle do tamanho e velocidade do nado) e o ponto (2) for atendido;

(5) Assim, quando pergunta se ele deveria ser utilizado por alguém com quadro de lesão, creio que a reflexão anterior a ser feita seja: por que utilizar esse recurso de aumento da exigência de força específica com meu nadador? Se sua utilização for um auxiliar na recuperação, faz sentido utilizá-lo. Caso o motivo não seja esse e sua utilização traga dores - não vejo o motivo de utilizá-lo. Talvez exercícios gerais de força (dentro ou fora da água) sejam o suficiente.

(6) Quanto o tamanho do palmar a ser utilizado, levaria em consideração alguns pontos, como por exemplo: experiência anterior de utilização do equipamento, manutenção da qualidade de movimento, nível atual de força, progressão de carga (entre outros).

Espero tê-lo ajudado.

grande abraço

Guilherme

Por Mateus Augusto de Oliveira Machado
em 4 de Julho de 2014 às 10:00.

O tema é interessante, o comentário acima explica muita coisa, porém para a minha pessoa é complicado dizer qualquer coisa em relação ao assunto por ainda no ter o conhecimento sobre natação, porém achei muito pertinente a questão abordada .

Por Guilherme Tucher
em 4 de Julho de 2014 às 10:48.

Que bom, Mateus. Existem vários livros e artigos que pode ler sobre o assunto.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.