O que nós profissionais de Educação Física temos haver com o processo BULLYING? Nós ajudamos a construir ou podemos desconstruir? Qual a nossa importância neste problema social dentro das escolas do Brasil e aqui no DF? Lembramos que já houve até morte por causa deste mal que aflinge a sociedade invisivelmente.

Definição:

O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.

A palavra inglesa Bullying ainda não tem uma tradução para o português, mas significa valentão, brigão, ameaça ou intimidação e, embora seja ainda pouco conhecida, refere-se a uma prática freqüente nas escolas.

O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade de Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater.

As medidas adotadas pela escola para o controle do BULLYING, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de uma cultura de não violência na sociedade.

É uma iniciativa ao grupo de alunos que adotam contra um ou vários colegas, em situação
desigual de poder, causando intimidação, medo e danos morais a outros. E tem como objetivo, conscientizar os alunos a respeitar as diferenças evitando a queda no desempenho escolar, isolamento, abandono dos estudos e baixa auto-estima.

Trecho tirado do http://eduquenet.net/bullyng.htm

Comentários

Por Tiago Ferreira Machado
em 21 de Outubro de 2011 às 21:03.

olá professor

creio que esse mau atinge os alunos a muito tempo, principalmente na aula de educação física, eu mesmo fui um dos que sofria desse mau e os professores não fazia nada!   

Por Fernando Junio A. de O. Cruz
em 21 de Outubro de 2011 às 21:19.

Pelo fato de a Educação Física antigamente não ter sido levada tão à sério como deveria ser, certos "profissionais" deixaram uma marca nessa nova geração de Educadores da área que faz com que até hoje a Educação Física seja mal vista.

Há pouco tempo saiu uma notícia em um jornal brasiliense que dizia que o Bullying estava sendo praticado com mais frequencia em aulas de Educação Física. Na minha opinião isso tem acontecido justamente por causa dessa má visão deixada por antigos, onde os profissionais que realizavam as aulas de Educação Física deixavam as crianças soltas numa quadra com uma bola, sem nenhuma atenção, entre muitas outras coisas que aconteciam.

Mas como profissonais qualificados podemos desconstruir essa visão, oportunizando os jovens e crianças com carinho e atenção e principalmente com responsabilidade na profissão e ética.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.