Brasília está completando 50 anos e a quase 40 o ensino superior em Educação Física faz parte do contexto da formação profissional no Distrito Federal. Conta-se hoje com 2 universidades e 5 Faculdades nesta área, com anunciadas pretenções de novos cursos. O tempo tem passado e as coisas mudado. Para onde está indo este movimento que não para de crescer? Quais suas maiores forças e desafios?

Comentários

Por Paulo Roberto da Silveira Lima
em 15 de Março de 2010 às 18:37.

Caro amigo Paulo, vejo esta preocupação aflorada como vc, tantos cursos ... para um mercado visto mais para Fitness, quero dizer fora do contexto educional. A preocupação maior é que tipos de profissionais continuaremos formando? E para qual mercado? E esta qualidade será a mesma? Acredito caro amigo que devemos formar uma discussão mais ampla de toda as Universidades e faculdades, o Conselho tentou fazer isso uma vez ano passado quando surgiu a discussão sobre a possibilidade de a Secretaria de Educação abrir concurso para 1ª a 4ª série, mas infelizmente de todas somente participaram 4 ... mas não podemos desistir ... e proponho mais discussão em todos os seguimentos possíveis ... Abraço caro amigo.

Por Paulo César Trindade Vieira
em 9 de Abril de 2010 às 23:53.

Estimado Prof. Paulo,

Concordo com você quando o desafio é unir forças e fortalecer os debates e ações. Efetivamente, precisamos transcender os muros do apelho formador (Universidades e Faculdades) e chegar à comunicadade profissional, representantes dos profissionais de Educação Física, pesquisadores, profissionais que estão atuando nos mais diferentes ramos de nossa área, particularmente aqui, ligados às academias. Este diálogo, sem faz importante e necessário para os profissionais, indepentemente de que academias trabalham ou mesmo a qual intituição estão ligados. É um debate e um espaço de discurso para profissionai comprometidos com a superação dos impasses da área de Educação Física e seus diferentes segmentos possíveis de atuação.

Vamos ver se mais colegas se aproximam e compartilham as idéias, quem sabe até retomando parte das tentativas provocadas pelo Conselho. O tema ligado à Educação Físíca nas séries iniciais (primeira a quarta), por exemplo, é uma urgência antiga que já é tempo de ganhar maior força entre nós.

Abs, e em comunicação,

Paulo Trindade

Por Paulo César Trindade Vieira
em 7 de Maio de 2011 às 13:10.

Por Paulo César Trindade Vieira
em 20 de Maio de 2011 às 15:36.

Por Paulo César Trindade Vieira
em 21 de Maio de 2011 às 01:21.

Educação Física em Revista - EFR, periódico digital do Curso de Educação Física da Universidade Católica e Brasília - UCB, lança o Vol 5 N1 de 2011. Confira no link http://portalrevistas.ucb.br/index.php/efr ...

Boas leituras e em comunicação,

Paulo Trindade

Por Lúcio Rogério Gomes dos Santos
em 11 de Setembro de 2011 às 23:36.

Mestre Paulo Trindade,

  Não sei se posso continuar a lhe tratar como Paulinho, ratifico que é uma forma respeitosa e carinhosa pelo apreço que sempre lhe tive.

 A Câmara Federal, através da Frente Parlamentar da Atividade Física Para o Desenvolvimento Humano, realizará dois eventos dentro das Comemorações do mês do Profissional de Educação Física - iniciado no dia nacional do Profissional de Educação Física - Dia 01 de setembro.

  Tais eventos - quero crer - são de grande valia como conteúdos contemporâneos para a boa formação de Futuros Profissionais de Educação Física e para a manutenção e melhoria dos saberes dos já Profissionais. São de participação gratuita!

Dia 15 de setembro - quinta feira - De 08h30 as 13h - Audiência Pública/Mini Seminário: "GINÁSTICA LABORAL - Um elemento da Educação Física para a Qualidade de Vida do Trabalhador." ANEXO II - Corredor das Comissões - Plenário 05 - Câmara dos Deputados - Praça dos Três Poderes.

Dia 28 de setembro - quarta feira - De 08h30 as 18h30 - SEMINÁRIO: "JUSTIÇA DESPORTIVA E DOPING NO ESPORTE - Das Escolas ao Alto Rendimento." ANEXO II - SUB-SOLO - Auditório NEREU RAMOS - Inscrições GRATUITAS pelo Sitio Eletrônico - www.fpdatividadefisica.com.br

Saudações,

Lúcio Rogério

Por Paulo César Trindade Vieira
em 11 de Outubro de 2011 às 00:39.

Olá Lúcio, Tudo bem! Atrazado para umas noticias e de olho nas boas que você registra aqui, vamos ver se o movimento desta comunidade de profissionais decola com os temas candentes que fazem parte da preocupação e anseio dos profissionais de Educação Física, além é claro do pessoal que está se preparando para entrar no no mercado e se preparando nos cursos de educação física aqui da capital e região. Abs e em comunicação, Paulo Trindade

Por Saulo Ricardo Dias de Souza
em 21 de Outubro de 2011 às 20:52.

Olá Colegas,

Vejo que hoje, estamos sendo mal vistos, em função de novos colegas que não por quer ou por ter feito um mal ensino supeiror, faz com que os bons profissionais da área, sejam culpados em relação aos seus atos. A nossa profissão tem um potêncial extraordinário, nós ditamos o bem estar de todos que buscam se exercitar e treinar, sejam essas pessoas da área ou não. Nos cabe mudar essa visão, e mudar desde cedo desde a inicação, para que  nossa profissão seja reconhecida por todos.

Por Roberio Pereira Batista
em 26 de Outubro de 2011 às 12:22.

Caro Prof. Paulo. Qual é a sua perspectiva em relação aos profissionais de Educação Física que trabalharão na copa 2014 e nas olimpíadas em 2016?????

Por Flávio Souto Menezes
em 28 de Outubro de 2011 às 11:19.

Temos um desafio pela frente. Por mais que tenha tido um crescimento nesse período de 40 anos, a Educação Física ainda não tomou seu espaço merecido. Vemos que escolas tem média de 2 aulas por semana no ensino médio, e algumas escolas do ensino fundamental não tem aulas de Educação Física. As Universidades e Faculdades tem um grande desafio pela frente, elas tem o desafio de formar bons profissionais. Temos que mudar essa visão que a Educação Física teve ao longo do tempo, mostrar sua importância des da maturação da criança até as pessoas mais idosas, temos que mostrar a importância e a diferença de uma criança que tem aula de Ed. Fis. na escola.

Vamos viver daqui a alguns anos um período que será muito importante para a nossa profissão, teremos os maiores eventos Esportivos do Mundo sediados no nosso País.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.