Primeiro Curso Noturno de Educação Física do Brasil completa 40 anos

*Por Paulo Trindade

A XII Semana da Educação Física do Curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília – UCB, realizada entre os dias 27/09 e 29/09/2016 foi mais uma das ações deste programa para celebrar os 40 anos deste Curso na UCB.

Foram 3 dias de palestras, mesas redonda e cursos (programação abaixo) com profissionais de Educação Física áreas afins. Um dos destaques desta programação foi homenagem aos 3 Diretores que este  Curso teve ao longo destes anos. O Prof. Mileno Antônio Tonisse, foi o primeiro a ser homenageado, seguido do Prof. Dr. Francisco Martins da Silva e o atual Coordenador, o Prof. MSc. Severino de Albuquerque Neto. Os três dirigiram algumas palavras aos participantes Professores e estudantes  de Educação Física.

O Prof. Mileno lembrou a saga dos primeiros desafios para se criar o primeiro curso noturno da área no Brasil em 1976. Nascido dentro de uma instituição salesiana, a Faculdade Dom Bosco de Educação Física se funde ao projeto da União Brasileira de Educação e Cultura – UEBC, por meio de uma de suas mantidas, a Universidade Católica de Brasília –UCB em 1996.

O Prof. Dr. Francisco Martins destacou o desafio de manter conquistas do Curso até então e avançar com o projeto de melhor qualificar o Curso no âmbito das agências de avaliação e ajustar o mesmo às novas matrizes da Licenciatura e do bacharelado, bem como, aos novos moldes que a UBEC/UCB estaria trabalhando para implementar em sua nova lógica de governança corporativa.

O Prof. Severino Neto enfatizou importância da valorização do estudante e dos movimentos por eles ativados. Destacou também a riqueza da parceria da graduação com a pós graduação, particularmente os programas de Mestrado e doutorado da UCB, que estão entre os mais destacados da região Centro Oeste e do Brasil. A Diretora da Escola de saúde e Medicina, Profa. Dra. Aline Cabral, disse que o Estes cursos exercem um importante protagonismo na área de saúde da UCB, principalmente por desafiar as lógicas preventivistas inerentes que a Educação Física realiza sua intervenção. ”Foram homenageados ainda nesta ocasião professores novos e antigos, além de funcionários administrativos”.

Na programação acadêmica destaca-se a palestra da Profa. Dra. Kátia Rúbio com o tema: “Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”. A Pesquisadora apresentou importante panorama dos Legados dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos – Rio 2016. Ela foi muitíssimo dura quando analisando a evolução de várias edições dos Jogos, apontou que mais do que nunca a comunidade esportiva e apoiadores, precisam compreender e valorizar o “Atleta” como a razão de ser de todo grande evento esportivo. Fez crítica às propostas de legados previstas para o Rio, alertando que muito deles ainda não se cumpriram e possivelmente não se cumprirão. Com uma conta muito cara, o povo brasileiro acaba penalizado e com isto, tendo que pagar estes compromissos assumidos por uma minoria que trabalham com interesses que necessitam ser revistos. Criticou alguns aspectos das cerimônia de abertura e encerramento, bem como, a lógica editorial de algumas emissoras que realizaram a cobertura destes dois Megaeventos.

Noutra palestra, Kátia Rúbio abordou a agenda 20+20, que propõe uma reflexão sobre o gigantismo dos Megaeventos e seus resultados. Para a professora, será muito difícil se manter estes eventos com os formatos e curtos atuais. Transparência, organização e planejamento diferenciados para os novos desafios da sociedade são necessários de serem revistos para que o esporte de fato avance. A agenda 20+20 é uma iniciativa do Presidente do Comitê Olímpico Internacional – COI.

Outra palestra que merece destaque é e do “Plano Nacional do Desporto e o papel da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados”. Proferida por Lindberg Aziz Cury Junior, o representante desta comissão que já foi presidida pelo Deputado Romário, mostrou o que este grupo de trabalho tem realizado e pontuou que um dos pontos de foco é aproximação por meio de sugestões da comunidade esportiva, com o aporte de especialistas, aproximar o Ministério da Educação e o Ministério dos Esportes para que este plano de fato beneficie e comunidade esportiva. Cury reiterou ainda a partir dos debates dos profissionais e estudantes de Educação Física que a comissão pretende apoiar a presença do profissional de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental e médio.

................................................

PROGRAMAÇÃO  da XII Semana da Educação Física – UCB:

 

Terça Feira 27/09/2016 (Auditório do Bloco Central)

 

8h30 – Cerimônia de Abertura

 

9h30 as 11h30 – Palestra de Abertura

Tema: Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Palestrante: Profa. Dra. Katia Rubio

 

19h30 as 22h30 – Mesa Redonda 1 TEMA: Plano Nacional do Desporto Palestra 1: O papel da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados na discussão do Plano Nacional do Desporto -  Lindberg Aziz Cury Junior Palestra 2: Agenda 2020 - Profa. Dra. Katia Rúbio

 

Quarta Feira 28/09/2016 (Bloco G)

 

08h30 as 11h30 – Cursos

Curso 1: Rope Fit – Prof. Jorge Antônio

Curso 2: Recreação – Prof. Thiago (Tio Siri)

Curso 3: Gestante Fitness e Saúde  - Profa. Dani Rico

Curso 4: Personal Manager: Educação profissional para aspirante a Personal Trainer –

Prof. Acácio Tolentino

Curso 5: Ginástica Acrobática – Profa. Marcelle Neves Rodrigues

Curso 6: Educação Física Escolar – Prof. Antônio Carlos Cosenza Faria

 

Quinta Feira 29/09/2016 (Auditório do Bloco Central)

 

08h30 as 11h30 – Mesa Redonda 2 TEMA: Exercício Físico associado ao desempenho de escolares Palestra 1: A importância do profissional de Educação Física para a saúde infantil -

Profa. Dra. Carmem Campbell Palestra 2: Exercício Físico e cognição da infância - Profa. Msc. Isabela Almeida

Ramos e Profa. Stephany Brito

 

19h30 as 22h30 – Mesa Redonda 3

Tema: Treinamento de Força

Palestrantes: Prof. Dr. Jonato Prestes e Prof. Msc. Ramires Tibana

.............

Link de matéria sobre o evento: http://www.ucb.br/Noticias/2/8808/UcbRealizaXiiSemanaDeEducacaoFisica/

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.