"Futebol: Lógicas identitárias na Pós-Modernidade" - Foi este o título da monografia de pos-graduação latu sensu defendido com louvor pela jornalista Bibiana Rockstroh Celi, nesta terça feira (10/06/2014), na banca realizada como pré requisito para o conclusão da Especialização em Jornalismo Esportivo - UNICeub - Brasília - DF.

A primeira pós-graduação neste campo na região Centro Oeste e uma das raras em território Brasileiro, conta com uma turma de 15 jornalistas procurando especializar-se no fenômeno esportivo. Este campo parece prometer estudos interessantes uma vez que muito do impacto do esporte nos tempos de hoje passa pelos desafios do profissionais de jornalismo, agora com oportunidade de se especializar ainda mais e valorizar o aparato de mídia que se monta em torno dos grandes eventos esportivos. Certamente outras áreas profissionais estão comprometidas em aprimorar sua maneira de compreender e lidar com este contexto.

O estudo da Jornalista Bibiana (resumo abaixo), orientado pelo Prof. e jornalista Paulo Trindade, traz oportunas contribuições para quem gosta de pensar o esporte, particularmente o futebol, ainda mais em tempos de Copa do Mundo.

A dois dias do início da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, esta produção pode auxiliar os interessados em acompanhar e estudar um dos esportes mais populares do mundo, a partir do segundo maior evento do planeta e o primeiro evento do mundo da bola.

Que venha Copa, suas novas histórias e possíveis legados (!).

...............................

(*) Jornalista Paulo Trindade

 

 

Futebol: Lógicas identitárias na Pós-Modernidade

 

RESUMO

 

 

O Futebol no Brasil tem assumido um papel que vai além de uma simples modalidade esportiva. É um fenômeno social. Historicamente, é possível percebê-lo por duas perspectivas: enquanto meio de transmissão ideológica e como um importante elemento da formação da cultura brasileira. A pesquisatem por objetivo verificar se a lógica de identificação do brasileiro com o futebol modificou entre o final do século XX, início do século XXI. Para isso, além dos estudos bibliográficos, foram aplicados questionários com estudantes universitários do Distrito Federal. De acordo com a pesquisa, 46% dos participantes disseram que o futebol é o esporte que mais se identificam, porém apenas 14% deles afirmam que o esporte bretão é uma forma essencial de defini-los quem eles são. E para a maioria, 86%, a sociedade brasileira, mesmo em ano de Copa do Mundo, está mais preocupada com os problemas críticos que o Brasil está enfrentando do que com o futebol. Entretanto, observa-se que a identificação do brasileiro com o esporte bretão nesta Era pós-moderna tem ganhado outras proporções. Nisso, pegaremos dois ganchos que serão fundamentais para compreender esse novo estágio: Copa do Mundo e Manifestações Políticas que ocorreram em junho 2013. O futebol não é mais a essência como um todo do indivíduo, e sim apenas uma parte dela.

 

Palavra-chave: futebol, esporte, identidade, ideologia, cultura, pós-modernidade

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.