Cevnautas do estudo sobre drogas, vamos assistir pela internet e juntar o pessoal que está trabalhando com o tema Drogas e educação física? Laercio

Seminário sobre álcool e outras drogas contará com a participação de todas as profissões da Saúde
Durante o evento serão discutidas as políticas de drogas e sua relação com os direitos humanos


Com o objetivo de facilitar o diálogo entre as várias profissões da saúde sobre  o tema de álcool e outras drogas, será realizado, no dia 19 de novembro,  na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o seminário “Álcool e outras Drogas: um desafio para as/os profissionais de Saúde”. O seminário, organizado pelo Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), do qual o CFP faz parte,  será presencial e também transmitido online, ao vivo, a partir das 9h, pelo site www.cfp.org.br

O envolvimento de todos os conselhos da saúde é uma iniciativa inédita para esta discussão e  o principal diferencial do evento, segundo a integrante da comissão organizadora, Heloíza Massanaro. “A importância deste seminário está em qualificar esta conversa com as várias categorias, procurando identificar nossa responsabilidade diante dessa política pública e de que forma podemos contribuir”, afirma Massanaro.

Programação

Um debate ampliado sobre o  tema, passando pela história das drogas até os dias atuais, as políticas de drogas e sua relação com os direitos humanos, será o objetivo da conferência de abertura, que já conta com a participação da assistente social e conselheira do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas  (Conad), Cristina Brites.

A primeira mesa do evento,  “Drogas e sociedade: política atual e suas perspectivas”, tem como proposta abordar  a ‘higienização’ que ocorre em épocas de grandes eventos, como na Copa do Mundo, e o papel do Plano Crack neste contexto. E ainda o que a sociedade brasileira  têm discutido recentemente  sobre o tema, seus desafios e perspectivas. Já está confirmado, como palestrante, o coordenador nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori.

Já as políticas de redução de danos  – que visam reduzir os efeitos negativos associados ao uso da droga -   serão tema da terceira mesa, que tem início às 14h. Estratégias e possibilidades de enfrentamento, formas de cuidado e acolhimento aos usuários de drogas e a reinserção social são alguns dos tópicos previstos neste horário, que já conta com a participação confirmada do fundador da Associação Brasileira de Redução de Danos (Aborda), Domiciano Siqueira.

A última mesa do seminário traz à tona a rede de cuidados e exemplos de experiências na atuação interdisciplinar que apontam para o enfrentamento da questão das drogas no Brasil. Para tanto, propõe como tema a questão:  “Rede de cuidados: é possível atuar considerando a saúde e os direitos humanos?”.

As inscrições para o evento poderão ser realizadas pelo  e-mail fcfas2011@yahoo.com.br. Para se inscrever é necessário enviar o nome completo, profissão e número da Carteira de Identidade. Além da participação presencial, será disponibilizada transmissão online e formulário digital de perguntas por meio do link  http://www2.pol.org.br/aovivo/alcooledrogas.

Confira a programação:

9h – Abertura

9h20 – Conferência “Álcool e Drogas: Ampliando o Debate”

    Cristina Brites – Assistente Social, doutora em Serviço Social, Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense/Polo de Rio das Ostras, Conselheira do CONAD.

10h – Mesa “Drogas e Sociedade: política atual e suas perspectivas”

    Roberto Tykanori – coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde;
    Elisa Zaneratto – representante da Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos

14h – Mesa “Reinserção Social e Redução de Danos”

    Denis Petuco – Sociólogo pela UFRGS, mestrando em Educação Popular pela UFPB. É redutor de danos no CAPSad de Cabedelo – PB, oficineiro no CAPSad Jovem Cidadão, em João Pessoa – PB, consultor do governo de Pernambuco;
    Domiciano Siqueira Consultor para drogas e Aids, fundador da Associação Brasileira de Redução de Danos – Aborda

16h – Mesa “Rede de cuidados: é possível atuar considerando a saúde e os direitos humanos?”

    Representante de São Bernardo do Campo – CAPS III
Fonte: http://www.cfp.org.br/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.