Cevnautas, como temos tratado aqui na Comunidade Dopagem, a participação dos Profs de Educação Física é importantíssima na área de dependência química. Vamos participar (e ir comentando e ampliando as aulas do curso aqui)! Laercio

de    Moisés moises@conselheirolafaiete.mg.gov.br
para    Lista de discussão sobre EAD <ead-l@listas.unicamp.br>
data    1 de setembro de 2011 21:24
assunto    [Ead-l] Curso de dependência química

Amigos da rede,
Divulgando curso à distância gratuito de prevenção à dependência química. São muitas vagas.Dêem uma olhada.
Moisés Mota
moises@conselheirolafaiete.mg.gov.br

Secretario Polo Municipal
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Encarregado I
Departamento de Apoio a Educação a Distância - DAED
Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete - MG - PMCL
+55 31 3769 3002 / 8648-8372
http://www.conselheirolafaiete.mg.gov.br/imagens/faixa_01/composicao/logo_prefeitura.jpg

Aliança pela Vida - Curso de Extensão: Prevenção em Pauta

Início do curso: 1º de setembro
Carga horária: 80 horas
Apresentação:
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Defesa Social e Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Canal Minas Saúde inicia o processo de inscrição para o curso “Aliança pela Vida - Curso de Extensão: Prevenção em Pauta” que contemplará alunos de todo o Estado de Minas Gerais.
O objetivo desta extensão será proporcionar conhecimento sobre o fenômeno dependência química aos profissionais atuantes nas Secretarias Estado de Saúde, Educação, Defesa Social e Desenvolvimento Social, além dos profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, Escolas Estaduais, Escolas Municipais, Centro de Referencia de Assistência Social, Unidades Prisionais, Centros de Referencia Especializados de Assistência Social, Unidades Sócio Educativas, Subsecretaria Prisional, Superintendências Regionais de Ensino, Centros de Assistência e Promoção Social. 
Para tanto, utilizaremos recursos tecnológicos como transmissão de aulas gravadas pela TV nos pontos de recepção do Sinal do Canal Minas Saúde, que hoje totalizam mais de 11.000 (onze mil) pontos, entre Estabelecimentos de Saúde, Escolas, Centros de Referencia de Assistência Social, Presídios e Unidades Sócio Educativas.
Os conteúdos abordados pelas aulas transmitidas na TV, serão complementados através de materiais extras e atividades interativas a serem desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA disponibilizados via web.
Contudo, a extensão desvelará a dimensão desta realidade no processo saúde-doença, e evidenciará outras questões, não simplesmente as médicas, que alimentam novas situações e problemas consequentes das drogas, como por exemplo, a violência, a corrupção, o favorecimento da propagação de AIDS e hepatites, entre tantas outras.
Objetivo Geral:
Ampliar os conhecimentos do público na perspectiva de atuarem como multiplicadores nas ações de prevenção, tratamento, reinserção social e promoção de saúde, em prol da qualidade de vida do cidadão.
Objetivos específicos:

   Reconhecer e analisar a partir de uma abordagem crítica e reflexiva, os conceitos e a epidemiologia situacional da dependência química;
   Compreender os efeitos das substâncias psicoativas e dos benzodiazepínicos analisando seus riscos para saúde;
   Refletir sobre o papel da família, da sociedade e do estado para a mudança de comportamento do cidadão;
   Relacionar a teoria apresentada com prática visando atuar como agentes multiplicadores para o desenvolvimento de boas práticas na prevenção e promoção a saúde.

Público:
   Profissionais de saúde, educação, assistência social, defesa social, sistema prisional, sistema sócio educativo e agentes.

Numero de vagas:
   50.000 (cinquenta mil)

Inscrições abertas: http://www.canalminassaude.com.br/inscricaoprevencao/formulario.php
Contatos:
Núcleo de Educação à Distância: (31) 3215-7224 ou nead@portalminassaude.com.br

Comentários

Por Lidiana do Nascimento Medeiros
em 1 de Setembro de 2012 às 17:21.

OI boa tarde gostaria de saber como podemos acessar o ambiente de estudo estou com dificulade para acessar lidyana.mg@gmail.com estou a disposição muito obrigado

Por Jeneilda Bezerra
em 1 de Setembro de 2012 às 17:26.

OLa boa tarde sou Jeneilda estou com dificulade para acessar o ambiente de estudo esse é meu emailjeneildabezerra@hotmail.com muito obrigado abraço para toda equipe.

Por Jeneilda Bezerra
em 2 de Setembro de 2012 às 14:39.

Olá Laercio tudo bem,atraves de qual ferramenta que eu  posso ter acesso as atividades do curso nao estou conseguindo localizar,o meu Email:jeneildabezerra@hotmail.com, Obrigada um otima tarde.

Por Laercio Elias Pereira
em 2 de Setembro de 2012 às 15:48.

Opa, Jovenilda, o curso foi no ano passado. Precisamos falar com o pessoal que promoveu pra saber quando o curso vai ser oferecido novamente.

Quem chegar primeiro na informação publica aqui.

  []s Laercio


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.