Doping no desporto juvenil

FONTE : http://jn.sapo.pt/

01h11m NORBERTO A. LOPES

As denúncias sobre casos de doping em adolescentes têm aumentado. Por isso, em função da nova Lei, no acto de inscrição dos atletas menores, os pais passam a ter de assinar uma autorização, para permitir que os filhos sejam controlados.

A ADoP (Autoridade Antidopagem de Portugal) e o CNAD (Conselho Nacional Antidopagem) estão a reforçar a luta contra a utilização de substâncias ilícitas e que podem alterar o rendimento dos desportistas. Em Junho, a Assembleia da República aprovou um novo regime jurídico (Lei 27/2009) de forma a apertar a malha aos prevaricadores - que se estendem por várias modalidades e faixas etárias. Há casos de doping no desporto juvenil, embora todas as situações detectadas se reportem ao escalão de juniores (dos 16 aos 18 anos).

"São casos relacionados com canabinóides e que têm vindo a aumentar em Portugal e em todo o Mundo", explica, ao JN, Luís Horta, do CNAD. Em 2008, 41% dos casos positivos, em Portugal, tinham a ver com a presença de haxixe e de marijuana, as mais utilizadas pelos desportistas de todas as idades.

A sombra de outras práticas dopantes no desporto, sem serem os canabinóides, também está a associar-se aos escalões de formação mais jovens. Há denúncias sobre suspeitas relacionadas com a suposta utilização de substâncias proibidas em crianças, com idades entre os dez e os 12 anos, mas todas as despistagens feitas "revelaram-se negativas", não passando de meras suposições e sem qualquer fundamento sustentável. "São denúncias verificadas em pequenas comunidades, em clubes pequenos e de grande rivalidade. Nós só fizemos esses controlos para que não houvesse dúvidas", disse o responsável.

Tendo em conta essas denúncias, e até para agilizar o processo numa luta cerrada contra o doping, no arranque desta época desportiva os pais que têm filhos menores a praticar desporto foram confrontados com uma nova realidade - tiveram de assinar autorizações para que as entidades competentes possam fazer despistagens (artigo 30º, nº3, da nova Lei). "É apenas uma medida de precaução, não quer dizer que todas as crianças vão ser sujeitas a controlos, surge para facilitar o processo", sublinhou Luís Horta. Caso haja necessidade de realizar esses controlos, o método utilizado será a análise à urina.

Face ao aparecimento de casos de canabinóides no desporto juvenil, o CNAD tem desenvolvido acções de formação junto das comunidades mais jovens, alertando-as para os perigos do uso de substâncias consideradas nocivas à saúde e à própria prática desportiva. Esse trabalho de orientação pedagógica está a ser feito em articulação com as associações desportivas e com os próprios treinadores. "Temos levado a cabo uma estratégia intensa para combater esta realidade", explicou, ao JN, Luís Horta, do CNAD.

Comentários

Por Abraao Gomes dos Santos
em 15 de Janeiro de 2011 às 12:23.

ja realizamos em nossas escolas aqui em ingá cidade do interior paraibano,varias palestras sobre o tema correlato, e verifiquei que o vicio do tabagismo no brasil chega muito cedo por parte de muitas crianças apártir dos cinco a oito anos , ao ponto de um adolescente com quinze anos já ter dez anos do uso, segundo a pesquisa as causas são ser uma droga permissiva ou seja legalizada , onde parte das crianças tem o mau exemplo no lar ou nas propagandas televisivas e muitas vão comprar para os mesmos ,todos fatores de aumentar a coriosidade do experimento, por parte dos adolescentes em fase de formação da sua personalidade e de seu carater,estas feiras de ciencias e cultural nas escolas que tenho atuado , tem contribuido para o debate ,sei que muitos profissionais e escolas vem fazendo trabalho de concientização das crianças e adolescentes quanto ao mal que o tabagismo faz a saude , como cancer de pulmão,de boca e tantos outros, quantos adultos poderiam estar longe deste vicio , ontem a tv mostrou uma pesquisa onde EUA, e EUROPA, estão diminuindo o plantio do tabaco onde alguns paises devido a escasez nestes mercados estão aumentando o plantio , isto no brasil, porque ai fica para nós um ponto a ser discutido, os gastos com donças e obito causados pelo tabagismo, e do outro a diminuição de emprego pela fabricação do mesmo, a alternativa no brasil e a substituição do cultivo do tabagismo por outra lavoura de carater utilitario a ex. do feijão e do milho,etc,  há relato de uma hectaria de tagismo ser superior em lucros, no mercado as duas culturas de subsistencia eclarecida anteriormente. haveremos que com inteligencia e bom censo o brasil vai encontrar uma solução pacifica e inteligente. o trabalho que vinha sendo feito nas escolas aqui no interior do estado da paraiba intensificou-se após uma reportagem da rede globo, por pessoas da  secretaria de saúde local dizerem que existe um grande numero de usuario e a mesma não soube a porcentagem aproximada , mas com o trabalho de todos da sociedade civil organizada, haveremos de com a oferta de praticas desportiva  diversificada e outras alternativas culturais musica ,danças etc. haveremos de apontarmos novos horizontes a nossa juventude , agradeço o generoso espaço que me foi proporcionado, para juntos contribuirmos para o bem da humanidade


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.