Investigadores descobrem
efeitos do cannabis na memória
Descoberta pode melhorar o uso da erva como medicamento
2009-08-03

Emma Puighermanal, Andrés Ozaita e Rafael Maldonado Investigadores da Universidade de Pompeu Fabra, de Barcelona, identificaram a ligação molecular que explica como o consumo de cannabis provoca perda de memória. Andrés Ozaita, um dos coordenadores da investigação, disse à Agência espanhola EFE “não ser segredo” o efeito amnésico e as perdas de memórias causadas pela marijuana, acrescentando que faltava conhecer os “mecanismos moleculares implicados”. O estudo, realizado com ratos modificados geneticamente e hoje publicado na revista Nature Neuroscience, mostra que os efeitos se devem a uma interrupção do processo de consolidação da memória.

Com a administração de delta-9-tetrahidrocannabinol (THC, o principio psicoactivo da marijuana), os animais não recordavam as tarefas ’aprendidas’ um dia antes.

Este trabalho, segundo os investigadores, pode servir para desenvolver estratégias contra os efeitos da memória do consumo de cannabis, uma substância que é receitada em alguns países para doentes com cancro, SIDA e glaucoma.

O efeito da erva na perda de memória de ratinhos de laboratório já tinha sido notado, mas esta descoberta visa trabalhar nos efeitos amnésicos no combate à dor, e sem efeitos secundários, sabendo também que a cannabis produz perda de memória, agindo sobre o hipocampo.

Ler a notícia da Universidade Pompeu Fabra
http://www.upf.edu/enoticies/home_upf_es/0801.html
em castelhano

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=33794&op=all

Comentários

Por Antônio Sérgio Maritan Junior
em 5 de Agosto de 2009 às 10:19.

Precisamos divulgar mais os resultados dessas pesquisas,para que a sociedade fique a par dos resultados e possa entender e participar das discussões sobre o assunto.Viva a Vida.

Por Ivo Augusto Silvino Figueredo
em 5 de Abril de 2013 às 15:50.

 

Gostaria saber mais sobre a pesquisa em questão, como quais atividades eram solicitadas aos ratos, a quantidade de THC que foi ministrada, o tempo de aprendizado dos ratos as atividades que foram solicitadas. Sabemos que a semântica e a inteligência contextual de ratos é questionável, outro aspecto importante é que a memória é advinda de um processo de estimulação continua. Não achei o trabalho na internet, se possível poderia o receber em meu e-mail, ivoag_55@hotmail.com.   

Por Pablo Coelho Marzano
em 5 de Abril de 2013 às 17:51.

Especulações sobre os efeitos benefícos da canabis sativa, sempre circulam como algo a se comemorar, temos que ter um trabalho cientifico sério e respeitado sobre os prós e contra essa droga, que há muito tempo tem sido utilizada e abusada indiscriminadamente por nossa juventude. Assunto polemico, que deverá aguardar estudos complementares de seus efeitos no organismo humano.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.