Cevnautas, tem defesa? Laercio

Escândalo: União Internacional de Ciclismo pune oito brasileiros por uso de doping. Confederação escondeu o fato

             O maior escândalo de doping no país tem nova modalidade recordista, o ciclismo, com oito envolvidos em 2010. Todos já foram julgados e estão suspensos das competições oficiais pela União Internacional de Ciclismo (UIC). O caso estava em silêncio, até agora.

        Depois do atletismo, que em 2009 teve revelado um esquema com sete atletas, todos de nível olímpico, o ciclismo assume a liderança  nessa triste disputa, mas com uma diferença brutal: a Confederação Brasileira de Ciclismo escondeu os casos, que só foram descobertos pela persistência de dois repórteres paulistas, Roberto Salin e Marcelo Gomes, da ESPN Brasil.

O roteiro

       Em 27 de março deste ano contei neste blog sobre o doping do ciclista Pedro Nicacio, de Pindamonhangaba, suspenso de provas desde julho do ano passado, mas cuja punição até então era um mistério.

       No dia seguinte, 28 de março, os repórteres Marcelo Gomes e Roberto Salin me entrevistaram, num papo de rádio que durou cerca de meia hora. A dupla se entusiasmou com a denúncia e foi à luta. Resultado: descobriram que o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos encobria o maior escândalo sobre o uso de doping que se tem notícia no país.

       A notícia completa sobre o assunto, com impressionantes depoimentos de atletas, vai ao ar no dia 28 de maio, pela ESPN. Mas o briefing do “pedais descontrolados” – título da reportagem – divulgado no sábado à noite, está aqui.

       Mas, afinal, porque silenciar diante da fraude? Porque a direção da Confederação Brasileira de Ciclismo não divulgou o nome dos atletas suspensos pela entidade máxima do ciclismo mundial?

       Simplesmente para evitar expor em escândalo o nome e a marca de seu patrocinador principal, o Banco do Brasil, cujo valor repassado do apoio à Confederação de Ciclismo não é revelado.

       Ironicamente, alguns dirigentes, como José Luiz Vasconcellos, evitam expor o nome de seus atletas ao escândalo. Na versão oficial, é o motivo do silêncio.

       Mas os atletas agiram de forma fraudulenta. Pior, usando recursos públicos, no caso do patrocinador Banco do Brasil!  Merecem ficar escondidos?

       Diante disso, ficam as seguintes questões:

1.   Há casos semelhantes em outras confederações, que também escondem os nomes de seus atletas punidos?

2.   A Confederação de  Ciclismo comunicou este gravíssimo fato ao Comitê Olímpico Brasileiro?

3.   Da mesma forma, informou ao patrocinador, Banco do Brasil?

Em caso positivo, porque todos silenciaram? Cumplicidade?

Mas se a CBC não divulgou, sua direção continua merecendo crédito diante desse escândalo?

http://blogdocruz.blog.uol.com.br/arch2011-05-01_2011-05-31.html

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.