<!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } -->

Caros,

No quadro da Convenção Internacional contra o Doping no Esporte (UNESCO, 2007), os recursos do FUNDO PAR A ELIMINAÇÃO DO DOPING NO ESPORTEMANUAL (UNESCO, 2008 – criado pelo artigo 17 da Convenção) “serão alocado para ajudar os Estado-Parte a elaborar e implementar os programas Antidoping de acordo com as disposições da Convenção” (artigo 18 da convenção).

Da leitura do documento depreende-se que prioridade de financiamento do Fundo a Educação. No que tange à Educação tem-se que “um bom número de trabalhos de boa qualidade já foram elaborados e poderiam facilmente ser adaptados. Uma boa idéia poderia consistir em começar pela tradução, a cooperação entre duas ou mais organizações (co-branding), a impressão e a difusão dos recursos existentes (inclusive os documentos da UNESCO relativos ao antidoping ou os recursos do Programa de Compartilhamento de Conteúdo da Agência Mundial Antidoping). Uma vez que estes vários elementos estiverem disponíveis em língua local, poder-se-á identificar outros campos de atuação nos quais se faça sentir a necessidade”(...).

Quanto à administração do Fundo, os princípios e procedimentos que o regem prevêem, entre outros, que a alocação da metade dos recursos disponíveis deverá ser destinada para a Educação. Dada a carência de documentos oficiais em Língua Portuguesa, há um bom trabalho pela frente.

Ressalte-se que cada Estado-Parte poderá apresentar no máximo 3 projetos bor biênio, sendo o financiamento do subseqüente dependente da completa execução do precedente. No que diz respeito aos valores, projetos de âmbito nacional têm como limite o valor de U$ 10.000 (dez mil dólares americanos) e projetos de âmbito sub-regional, inter-regional ou regional serão financiado até o montante de U$ 25.000 (vinte e cinco mil dólares americanos).

 

Vamos nos mexer ?

 

FUNDO PAR A ELIMINAÇÃO DO DOPING NO ESPORTE – MANUAL:

http://ligcev.com/unesco_fundo_antidoping

(PDF, 43 PÁGINAS, disponível em Inglês, Francês, Espanhol, Russo, Árabe e Chinês)

 

CONVENÇÃO INTERNACIONAL CONTRA O DOPING NO ESPORTE

http://ligcev.com/convencao_internacional_antidoping

(PDF, 31 PÁGINAS, EM PORTUGÊS)

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.