Cevnautas,

Participei da I Jornada Alagoana sobre Dependência Física. Palestrantes importantes, inclusive o Psiquiatra Carlos Alberto Salgado, Presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas.

Os palestrantes importantes listaram os profissionais da equipe de saúde na recuperação dos dependentes. Falaram de psicólogos, dentistas, fisioterapeutas... e não falaram de Educação Física. Quando fui perguntar depois das palestras eles relataram trabalhos extraordinários de Educação Física, e que a falta de citação foi por acaso.

Fiquei com a impressão de que, antes de colaborar, a atividade física está entrando como vilã, por conta da drogas nas academias. E pela iniciação na carreira da adicção que isso está proporcionando.

Perguntei para o Dr. Carlos sobre o estudo sobre atividade física citado no CEBRID, em que atividade física não têm impacto importante nos tratamentos. Ele contou que era um estudo da Dra Beatriz Carlini. Acho que o estudo é esse:

Atividades extra-curriculares e prevenção ao abuso de drogas: uma questão polêmica

http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v26n3/03.pdf

Vamos conversar sobre o isso?

Laercio

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 27 de Maio de 2011 às 21:40.

Ops, Dependência química, desculpem.

Por Laercio Elias Pereira
em 28 de Maio de 2011 às 09:24.

Para expiar meu sentimento de culpa pelo erro da palavra - sim, vou consultar meus psiquiatras sobre a troca -  fiz o braçal de publicar o artigo da Dra Carlini na Biblioteca do CEV:

Atividades extra-curriculares e prevenção ao abuso de drogas: uma questão polêmica http://cev.org.br/biblioteca/atividades-extra-curriculares-prevencao-ao-abuso-drogas-uma-questao-polemica/

Aproveitando: vamos reunir a bibliografia sobre o assunto aqui? artigos e livros com comentário são ainda melhores.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.