Prezados cevnautas,

Entre os dias 7 e 12 de julho de 2013, 12 estudantes da UFRN de diferentes cursos (enfermagem, medicina, educação física, biblioteconomia, estatística, ciências sociais, ciência e tecnologia, ecologia, comunicação social e licenciatura em física) realizaram uma intervenção no município de Alto do Rodrigues, interior do Estado do Rio Grande do Norte. O Programa Trilhas Potiguares é a maior ação de extensão da UFRN. Em 2103 o programa esteve presente em 25 municípios do RN. No município com cerca de 12.300 habitantes, a coordenação do trilhas ficou por conta desse modesto Professor de Educação Física que vos escreve, iniciante do Departamento de Educação Física da UFRN. Para minha surpresa, lá nos sertões do Rio Grande do Norte, região rica na extração de petróleo e, também, muito promissora na área agrícola, devido a incidência de sol e de projetos de irrigação, descobri que uma ferramenta assíncrona das TIC's é a principal forma de comunicação naquela cidade, ou seja, os Blogs. Não foi por acaso que lancei mão de um processo de avaliação de nosso projeto de extensão universitária por intermédio dessa ferramenta. Os cevnautas podem observar o resultado do trabalhos dos estudantes da UFRN no link: http://www.trilhaspotiguaresar.blogspot.com.br . Com a mesma ferramenta, um pequeno museu da cidade foi organizado no formato eletrônico, também por meio de um Blog. A experiência de aprendizagem foi muito rica, permanecendo on line e de livre acesso a população de Alto do Rodrigues, que acolheu muito bem os estudantes, contribuindo para as suas formações profissionais. Por sua vez, os universitários levaram diversas oficinas, palestras e mini-eventos para a população daquele lugarejo, deixando uma singela contrapartida.

Pense: Um blog pode ser uma ótima ferramenta de avaliação educacional?

 

Att.

Patrick Ramon Stafin Coquerel.

Docente do DEF da UFRN.

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 24 de Julho de 2013 às 07:26.

Olá Patrick,

Parabéns pelo trabalho da Trilha, homenageados todos os envolvidos, e a sua participação especial ao liderar a experiência. Do Cefid (Udesc) ao Alto do Rodrigues (RN) foi um salto espetacular em sua vida. Já estive lá realizando aula e palestra na área do voleibol com a Professora Fernanda Tolentino. Aliás, sobreveio um novo convite. 

Desejo compartilhar com você e outros que comunguem os mesmos propósitos a missão de que estou imbuído há pouco mais de três anos com o Procrie (www.procrie.com.br/). Perceberá que não tenho maior conhecimento em EaD, contudo estarei sempre disponível para acatar sugestões e ensinamentos. Coloco-me à sua disposição, de seus alunos e da população do Alto do Rodrigues através do Procrie. Estarei contatando o linque.

Inicialmente, mostro-lhes meu empenho em um Retrospecto de algumas postagens incentivando o Ensino a Distância e, consequentemente, alavancando a Formação Continuada de forma não acadêmica, mas informal: www.procrie.com.br/criarumblogue?/

    

Por Patrick Ramon Stafin Coquerel
em 24 de Julho de 2013 às 10:41.

Prezado Roberto,

Parabéns pelo trabalho que desenvolve! Seu pioneirismo é exemplar. Estarei divulgando seu trabalho aqui na UFRN.

Att.

Patrick Coquerel.

Docente do DEF da UFRN.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 24 de Julho de 2013 às 16:31.

Olá Patrick,

Grato pelo incentivo. Visitei e inseri mensagem no blogue dos novos amigos de Alto do Rodrigues. Espero que me permitam bater-lhes a porta e compartilharmos informações e conhecimentos.

Quanto à UFRN, espero merecer um dia um convite para discorrer sobre a História do Voleibol no Brasil, minha mais recente obra, que por ser enciclopédica, alarga a visão de sociólogos e historiadores da Educação Física no país. Trata-se de obra "de referência". 

Além disso, o Procrie apresenta aspectos diferenciados para abordagens de temas, isto é, buscando levar os acadêmicos a se inteirarem de informações metodológicas e pedagógicas, uma área desértica para muitos. A ideia foi aliar teoria à prática, como poderão observar na maioria dos artigos. Além disso, a transparência e compartilhamento de experiências expressivas em Formação Continuada/Lições. 

Ouso propor-lhe até que a experiência sensacional que realizou com seus alunos, possa também ser feita no campus da UFRN, tendo como escopo o Procrie. Os alunos interessados criariam um blogue para desenvolver comentários, críticas e desenvolverem no futuro o seu próprio pensar. Por meu turno forneço o material (hoje, 481 artigos) e você(s) uma sistemática para abordagens pedagógicas. Perceba que outros poderão se juntar, como de todo o interior rio-grandense e, quiçá, do Brasil.

Que tal?     


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.