Cevnautas da EAD,

   Vamos em busca destes formandos? Eles devem ser bons no uso da Internet. Quem ajuda? Laercio

Publicada em 21/10/2013 - 14h07min   

Educação a distância diploma 8 formandos em educação física

Ariquemes e os outros municípios que formaram seus alunos, ganham profissionais qualificados, que a partir de agora passam adiante os conhecimentos adquiridos ao longos dos anos de dedicação e estudo.

Foi realizada no sábado, 19 de outubro, a solenidade de colação de grau dos formandos do Curso de Educação Física do Prolicenciatura , na modalidade de ensino a distância da Fundação Universidade de Brasília - UNB, em parceria com a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

A entrega dos diplomas no auditório do Centro Estadual de Educação Jovens e Adultos Ariquemes (Ceejaar), localizado na Avenida JK, Setor Institucional de Ariquemes, onde 8 (oito) formandos (Ariquemes e municípios vizinhos) receberam seus certificados de conclusão do curso. Na presença de autoridades, familiares e amigos, os formandos fizeram o juramento da turma.

Ariquemes e os outros municípios que formaram seus alunos, ganham profissionais qualificados, que a partir de agora passam adiante os conhecimentos adquiridos ao longos dos anos de dedicação e estudo.

  FONTE: http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/educacao-a-distancia-diploma-8-formandos-em-educacao-fisica,58774.shtml

 

Comentários

Por Edwilson Lemos Pereira
em 27 de Janeiro de 2014 às 08:15.

Como que é feita as aulas de Anatomia, Citologia as aulas prática da Ed. Física no modelo a distância?

 

Por Patrick Ramon Stafin Coquerel
em 3 de Março de 2014 às 19:14.

Prezado Edwilson,

Obrigado pela sua participação nesta comunidade virtual no CEV!

Atuo na Licenciatura em Educação Física na modalidade EaD na UFRN.

Nossa experiência é ainda embrionária, quando comparada com outros Cursos da UFRN no formato on line.

Na especificidade de sua pergunta, posso explicar com os nossos exemplos aqui no RN:

1- As aulas de Anatomia em laboratório são realizadas em laboratórios nos Campus da UFRN que dispõem destes recursos. Os estudantes dos 10 polos de apoio deslocam-se para estes Campus para realizar um encontro concentrado de vivências teóricas e práticas. Para todas as disciplinas que são previstas atividades laboratoriais nas resoluções do MEC, a sistemática é a mesma.

2- As vivências práticas, nas disciplinas cujo componente curricular exige a existência de aulas práticas, ocorrem em 2 encontros presenciais por semestre. Os estudantes nos polos recebem a visita dos professores e tutores a distância das disciplinas.

Todo Curso de Educação Física em EaD é feito no formato híbrido, ou seja, aulas presenciais e aulas a distância, pois há resoluções do MEC que delineiam a obrigatoriedade de aulas práticas para a formação em Educação Física. Todos os Cursos on line também precisam ter avaliações presenciais obrigatórias, cujo peso presencial deve ser maior que as avaliações feitas on line. Aqui na UFRN são 2 avaliações presenciais por semestre. Ao todo, os alunos da EaD comparecem em média 4 vezes ao polo presencial por disciplina cursada.

Observo que em países desenvolvidos, o número de estudantes da EaD já se equipara ou supera os do ensino presencial. Veja o exemplo de Harward: http://www.harvard.edu/resources-offices/online-learning; e da Open University da Inglaterra: http://www.open.ac.uk/.

Reflexão: Como se deve agir no Brasil em relação a EaD? Negligenciar a modalidade EaD e seus avanços tecnológicos ou investir em EaD para não ficar defasado em relação aos outros países?

Para iniciar uma pesquisa sobre EaD e Educaçao Física no Brasil sugiro que se visite os links abaixo:

https://emec.mec.gov.br/ies/

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CE4QFjAB&url=http%3A%2F%2Fisapg.com.br%2F2012%2Fciepg%2Fdown.php%3Fid%3D2600%26q%3D1&ei=Hf4UU_6QKMndkQec04DYCA&usg=AFQjCNHANLYEJxetcgldnBuZRl2m7frdWA&sig2=vXieLbVqNycmUhY14AEJwg&bvm=bv.62286460,d.eW0

Att.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.