Chamada para seção temática de 2016 - A Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica e a Educação Física
O Ministério da Educação, cumprindo o que determina a LDB, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e o Plano Nacional de Educação, colocou em discussão pública o documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNC). No texto de apresentação, o então Ministro da Educação Renato Janine Ribeiro afirma que o “BNC vai deixar claros os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio”(http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/base/o-que).
No documento, a Educação Física insere-se na Área das Linguagens e, nesse contexto, é compreendida como o componente curricular cuja responsabilidade é “tratar das práticas corporais na escola como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório, assegurando aos/às estudantes a construção de um conjunto de conhecimentos necessários à formação plena do cidadão” (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conhecaDisciplina?disciplina=AC_LIN&tipoEnsino=TE_EF).
Os primeiros posicionamentos públicos a respeito da proposta de BNC têm expressado expectativas e críticas, sendo que estas últimas vão desde o modo de produção do documento, pouco participativo, ao pouco tempo em que o mesmo foi disponibilizado para a discussão. Surgem questionamentos inclusive sobre a necessidade e os reais interesses de elaboração de um currículo mínimo nacional, como está sendo chamada.
Nesse sentido, Motrivivência resolveu fazer uma chamada para uma Seção Temática aos pesquisadores da área para que expressem sua opinião e defendam seus pontos de vista, qualificando o debate e o próprio documento em discussão. Queremos compreender se faz mesmo sentido uma base nacional para os currículos da Educação Básica; se a forma de organização por áreas do conhecimento atende a toda a diversidade de saberes e fazeres a serem tematizados na educação escolar; se a inserção da Educação Física no campo das Linguagens, a partir das práticas corporais, está de acordo com os atuais movimentos do componente curricular e do campo acadêmico-científico da área; se os objetivos gerais e específicos propostos para a Educação Física escolar, como direitos de aprendizagem, abarcam as suas generalidades e as suas especificidades, tanto nos eixos curriculares quanto nos temas integradores com outros componentes, no ensino básico, na educação infantil, na educação inclusiva, de jovens e adultos, etc.
Estão todos convidados. Submissão até 31/05/2016, para publicação em uma das edições de 2016.
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SUSPENSÃO DAS SUBMISSÕES DE MANUSCRITOS
Prezados/as autores/as,
Em virtude do grande número de textos que vem sendo submetido à Motrivivência e pela experiência de anos anteriores, que mostram que muitos textos designados para pareceristas nessa época de final de ano terminam ficando “esquecidos”, tomamos a decisão editorial de suspender temporariamente a submissão de textos para todas as seções da revista no período entre 23/11/2015 e 01/02/2016.
Obviamente, autores cujos textos encontram-se em avaliação ou já postados na plataforma, à espera de designação de revisores, poderão submeter documentos suplementares conforme diretrizes aos autores, se solicitado.
Esperamos continuar contando com a compreensão e o apoio da comunidade acadêmica que tem prestigiado a Motrivivência.
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