JC e-mail 4078, de 19 de Agosto de 2010.
13. Cresce a fraude em ciência - e no Brasil?, artigo de Marcelo Leite
"Nada menos que 72% dos pesquisadores incluídos numa revisão ampla de 2009 afirmam já ter presenciado algum tipo de má conduta"
(...)
Alguém duvidaria, em sã consciência, que fraudes científicas vão de vento em popa também no Brasil? http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=72932
Comentários
Por
Luiz Roberto Nuñes Padilla
em 19 de Agosto de 2010 às 23:13.
Colegas:
Não me surpreende o crescimento de fraudes numa sociedade que tolera os infratores, corruptos, etc., e onde ser honesto e correto só gera sofrimentos. A impunidade dos maus gera a audácia dos fraudadores.
Há alguns anos, na UFRGS, um aluno, para ser aprovado no TTC - no qual sequer se matriculara a tempo - já findo o semestre simulou ser de sua autoria trabalho que copiou da internet. Flagrado, foi reprovado.
Não obstante o fato seja crime, a Direção não instaurou processo disciplinar.
Passados alguns dias, o aluno, na véspera da formatura, ingressou com um mandado de segurança, n° 2006.71.00.003533-1, na Justiça Federal de Porto Alegre, alegando ter recorrido da decisão (o que fez na antevéspera), e obteve liminar, a qual, contudo, foi revogada, horas depois, pelo juiz federal, ao receber as informações.
O aluno infrator, além de não ter sido processado nem administrativa, nem penalmente, meses depois, distorcendo os fatos, obteve uma liminar, no Juizado Especial Federal, e prestou o exame da OAB-RS, antes de ter concluído o curso de direito!
Os professores que reprovaram o aluno que cometeu o ato ilícito foram vítimas de assédio moral, e enfrentaram diversos problemas/dificuldades.
Uma inversão de valores.
As pessoas que agiram honesta e corretamente, sofreram.
Quem cometeu ato ilícito, logrou vantagem.
Os fatos públicos e notórios não dependem de prova. Assim se consideram os que ocupam as manchetes. (CPC art.334: Não dependem de prova os fatos: I - notórios) Corrupção aparece diariamente, dezenas de capas do principal semanário do país.Veja algumas capas: http://picasaweb.google.com/lh/sredir?uname=luiz.padilla&target=ALBUM&id=5495587633299280337&authkey=Gv1sRgCOXz5dTzyPSHVw&feat=email&mode=SLIDESHOW
Que fim levou a ética?
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.