Saudações colegas de Profissão, 

 

Como sabem, uma das áreas em maior expansão para nossa atuação é o campo da saúde pública. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), criados pelo Ministério da Saúde em 2008, vêm para dar suporte às equipes de Estratégia à Saúde da Família (ESF) e prevê os profissionais de Educação Física como categoria elegível em sua constituição. Estando hoje entre as cinco (5) profissões mais presentes dentre as mais de 20 possíveis, nossa categoria possui cerca de 3.000 profissionais atuantes em todo o Brasil.

 

Considerando que as Instituições de Ensino Superior de Educação Física vêm, recentemente, moldando suas grades curriculares para contemplar esta emergente área, e considerando ainda o tímido volume de trabalhos que contemplam esta área, lancei recentemente o primeiro livro no Brasil que traz de maneira sistematizada as possibilidades de atuação do Profissional de Educação Física na Atenção Básica à Saúde, por meio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). A Resenha na contracapa foi feita pelo Professor Marino Tessari (CREF 000007–G/SC).

 

Sobre a organização dos seus capítulos, o primeiro traz uma breve síntese da saúde no Brasil; o segundo aborda o NASF sob o âmbito legal e seus fundamentos; o terceiro capítulo mostra a relação do Profissional de Educação Física no NASF, destacando características da profissão e suas possibilidades; o quarto capítulo traz as modalidades de atuação dentro do NASF; o quinto capítulo traz possibilidades de avaliações, testes, bem como parâmetros para prescrição de exercícios no âmbito da atenção básica; e o sexto e último capítulo traz valiosas informações sobre o sistema utilizado pelos profissionais da atenção básica (E-SUS), aplicado ao contexto dos Profissionais de Educação Física.

  

Fico à disposição para dialogar sobre o tema e peço que divulguem àqueles que possam interessar. O livro pode ser adquirido em várias livrarias pelo Brasil, ou pelo link abaixo:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-774803776-livro-nasf-para-profissionais-de-educaco-fisica-_JM

 

Maiores informações www.paulosergio.net, ou pelo e-mail livronasf@gmail.com

 

Humildemente me despeço e agradeço pelo espaço concedido,

 

Grande abraço

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.