Prezados,
Informamos que está disponível o novo número da Revista Motrivivência. Acesse: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/issue/view/2427
Sumário
Editorial
A Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica em tempos de neoconservadorismo e de “neoliberalismo que saiu do armário”; mas também de tempos de resistência:Fora Temer!!! Maurício Roberto da Silva, Giovani de Lorenzi Pires, Rogério Santos Pereira |
PDF/A 07-14 |
Ficha Catalográfica | PDF/A 03 |
Seção Temática
Corpos resistentes produtores de culturas corporais. Haverá lugar na Base Nacional Comum? Miguel G. Arroyo |
PDF-A 15-31 |
Base Nacional Comum Curricular para a área de linguagens e o componente curricular Educação Física Anegleyce Teodoro Rodrigues |
PDF/A 32-41 |
Saberes docentes e formação de professores de Educação Física: análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na perspectiva da profissionalização do ensino Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Samuel de Souza Neto |
PDF/A 42-60 |
Apreciação da base nacional comum curricular e a educação física em foco Laine Rocha Moreira, Marcos Renan Freitas de Oliveira, Marta Genú Soares, Meriane Conceição Paiva Abreu, Suziane Chaves Nogueira |
PDF/A 61-75 |
A Educação Física na BNCC: concepções e fundamentos políticos e pedagógicos Telma Adriana Pacifico Martineli, Carlos Henrique Magalhães, Keros Gustavo Mileski, Eliane Maria de Almeida |
PDF/A 76-95 |
A Base Nacional Comum Curricular: uma proposição necessária para a Educação Física? Juliano Daniel Boscatto, Fernanda Moreto Impolcetto, Suraya Cristina Darido |
PDF/A 96-112 |
Uma visão panorâmica da LDB à BNCC: as políticas públicas de alfabetização, letramento e suas relações com a cultura corporal na Educação Física Ivo Dickmann, Ieda Pertuzatti |
PDF/A 113-129 |
A educação infantil na Base Nacional Comum Curricular: pressupostos e interfaces com a Educação Física André da Silva Mello, Bethânia Alves Costa Zandominegue, Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Rodrigo Lema Del Rio Martins, Wagner Santos |
PDF/A 130-149 |
Educação Física escolar e tecnologias digitais de informação e comunicação na Base Nacional Curricular Comum... Como é que conecta!!? José Ribamar Ferreira Júnior, Marcio Romeu Oliveira |
PDF/A 150-167 |
Práticas corporais de aventura na escola: possibilidades e desafios - reflexões para além da Base Nacional Comum Curricular Humberto Luís de Deus Inácio, Dayse Alisson Camara Cauper, Luzia Antônia de Paula Silva, Gleison Gomes de Morais |
PDF/A 168-187 |
A Educação Física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos Marcos Garcia Neira, Marcílio Souza Júnior |
PDF/A 188-206 |
Artigos Originais
Jovens praticantes de skate e seu cotidiano Marcelo Rampazzo, Marco Paulo Stigger |
PDF/A 207-221 |
O lugar da educação física na educação infantil, existe? Vilma Aparecida Pinho, José Tarcísio Grunennvaldt, Kátia Garcia Gelamo |
PDF/A 222-240 |
Identidade pedagógica e curricular da Educação Física escolar: territórios de reconhecimento e legitimidade no Instituto Federal Catarinense Paulo Fernando Mesquita Junior, Juares da Silva Thiesen |
PDF/A 241-264 |
Ginástica rítmica, um entrelaçamento entre corpo e técnica Hosana Cláudia Matias da Costa Pereira, Rosie Marie Nascimento de Medeiros |
PDF/A 265-281 |
Caleidoscópio – o olhar dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Porto Alegre para as questões étnico-raciais Gabriela Nobre Bins, Vicente Molina Neto |
PDF/A 282-299 |
Neymar, defensor da tradição brasileira Francisca Islandia Cardoso da Silva, Janete de Páscoa Rodrigues |
PDF/A 300-315 |
Intervenção pedagógica em Educação Física escolar: um recorte da escola pública Ivan Carlos Bagnara, Paulo Evaldo Fensterseifer | PDF/A 316-330 |
A cultura de paz na percepção dos professores de Educação Física de uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul José Paulo Reichenbach, Denise Grosso da Fonseca | PDF/A 331-346 |
O estágio curricular supervisionado na formação inicial para a docência: as significações dos estagiários como atores do processo Camila Rinaldi Bisconsini, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira |
PDF/A 347-359 |
Identidade de gênero e suas implicações sobre a sexualidade na perspectiva de professores de Educação Física Aline Gomes Machado, Roberto Gondim Pires |
PDF/A 360-375 |
Porta Aberta
A construção da memória em vida: a participação do professor Germano Bayer na história da educação física paranaense Mayara Torres Ordonhes, Bianca Gutierrez Gianatti, Bruna Opieco Pereira, Camila Gomes Silva, André Mendes Capraro |
PDF/A 376-385 |
O jogo como manifestação da cultura corporal de movimento na Educação Física escolar: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico Daniel Teixeira Maldonado, Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva |
PDF/A 386-403 |
Imagens e Homenagem
Imagens e Homenagem Editores . |
PDF/A 404-405 |
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.