Pessoal, o anúncio do fechamento da tradicional ARIST mostra a situação das publicações cientificas em tempos de internet, conforme explica o Prof Aldo Barreto no grupo de discussão da Associação Nacionalde Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação ANCIB

de: aldo.barreto@gmail.com
para: ancib@yahoogrupos.com.br

O ARIST deixará de ser publicado após o volume de 2011

A American Society for Information Science & Technology (ASIS&T) e a Information Today anunciaram que o  periódico *Annual Review of Information Science and Technology (ARIST)* deixará de ser publicado após o lançamento do volume 45  em 2011 depois de quarenta e cinco anos de circulação.   Artigos de revisão mais curtos e mais centrados começarão a aparecer no periódico *American Society for Information Science and Technology (JASIST)*também  uma publicação da ASIS&T.

Tal fato demonstra  a tendência do que já preconizamos:  até  2015 a informação  será basicamente em formato  digital  e estará em arquivos eletrônicos na Web. Toda a estrutura do documento papel ficará restrita a poucos usuários  e arquivada em palácios de memória.

O ARIST  tem uma longa história, desde a sua estreia em 1966 com o editor Carlos Cuadra depois  Martha E. Williams, Blaise Cronin e Debora Silva.   "Esta foi uma decisão penosa para o Comitê da ASIS&T .... O apego emocional e intelectual ao ARIST impresso foi sobrepujado pelo consenso sobre o futuro da comunicação científica e o desejo de acesso instantâneo on-line manifestado por leitores e autores."  diz o editor atual.

Mas o ARIST causou, também,  as suas confusões na área. Seus  estudos temáticos feitos por encomenda a um pesquisador atuante em um determinado campo tinham o viés deste autor e privilegiavam o desenvolvimento da área nos Estados Unidos.  Por exemplo, alguns estudos indicam que o começo da ciência da informação  foi em  uma pequena reunião realizada em 1961 e 1962 no Georgia Institute of Technology nos EUA. Estas reuniões foram chamadas de “Conferences on training science information specialists".  Em suas duas etapas  a reunião agregou um total de cerca de 60 pessoas a maioria na docentes e o pessoal de informação da própria universidade americana sede do evento.

A reunião da Geórgia tratou, particularmente, do treinamento de especialistas da informação para os  EUA é o que revela as parcas 100 laudas de seus Anais.  O ARIST em uma das suas revisões indicou que o nome “cientista da informação” teria  sido cunhado nesta  reunião. Muita confusão,  então se fez de que este evento poderia ter relação com  o início de qualquer coisa na área de ciência da informação em termos mundiais o que não é verdade.  Sua intenção  explicita foi a educação em documentação  nos EUA.

A divulgação ampliada desta Reunião  pelo ARIST e  a confusão sobre a ciência da informação ocorreu devido a  uma revisão temática do periódico.  Devido ao  patrocínio da ASIST e ao local de edição as revisões do ARIST tendiam a revisar o desenvolvimento da área, principalmente, nos EUA e generalizá-lo para o resto do mundo.  Tal acontecia pela força que teve a  publicação e de sua casa editora nas décadas de 1960, 70, 80.

Muitas análises e estudos que utilizaram o ARIST como corpus de suas pesquisas, reproduziram  uma visão parcial da área,  centrada nos EUA, acreditando-a universal.

Os volumes 38 (2003) a 44 (2010) do ARIST estão disponíveis no site da
Information Today, em http://books.infotoday.com/asist/  o volume  45
estará digital no início do segundo semestre de 2010.

Fonte: Divulgação de Nanci Odonne  e  http://www.asis.org/news/ARISTcease.html
Críticas ao Arist de Aldo Barreto.  Comentários elogioso  sobre o
Arist em http://www.asis.org/Publications/ARIST/vol40_introduction.php

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.