Cevautas Editores,
A paranóia da "mastigação de peipers" valendo pontos das revistas atingiu um objetivo: Punição. E olha o editor importante que estava à frente da fraude! Passei o texto da Nature pelo moedor de traduções do Google e dei umas marteladas. Não consegui traduzir "citação de empilhamento", alguém me ajuda? A URL do original vai no fim da nota (Quem diz que brazuca não sai nas notícias da Nature?) . Esse tipo de esperteza, que batizamos carinhosamente de "jabá acadêmico" (me-cita-que-eute-cita, me-inclui-no-seu-trabalho-que-eu-te-incluo-no-meu, me convida pro teu congresso que eu te convido pro meu...) é prática corriqueira na pós-graduação que, como sabemos, é pageada pela FUNAICAPES. É bom ter cuidado! Laércio
Esquema de citação brasileiro tirado do armário
Thomson Reuters suspende periódicos de seus rankings para ' citação de empilhamento" .
Richard Van Noorden 27 de agosto de 2013
Mauricio Rocha -e -Silva pensou que tinha descoberto uma maneira fácil de elevar o perfil dos periódicos brasileiros . A partir de 2009 , ele e vários outros editores publicaram artigos que contêm centenas de referências a artigos em revistas uns dos outros " - a fim , diz ele, de elevar os fatores de impacto das revistas.
Com citações de artigos publicados pela sua própria revista, o acordo apareceu no radar de análises de auto- citação - até o dia 19 de junho, quando o padrão foi descoberto . Thomson Reuters, a empresa que calcula e publica o fator de impacto, revelou que tinha concebido um programa para detectar rajadas concentradas de citações de um jornal para outro , uma prática que tem sido apelidada de " citação de empilhamento" . Quatro revistas brasileiras estavam entre as 14 a ter seus fatores de impacto suspensos por um ano por conta do tal empilhamento. E em julho , Rocha -e -Silva foi demitido do cargo de editor de um deles , os revista Clínics , com sede em São Paulo.
"Fomos apanhados desprevenidos ", diz Rocha-e-Silva, um fisiologista aposentado. Os editores dos outros três periódicos brasileiros flagradops pela Thomson Reuters continuam em seus cargos . Além dessas quatro revistas ", há algumas outras que participaram neste jogo, e fugiram " , diz ele.
Editores têm tentado aumentar artificialmente fatores de impacto, geralmente incentivando a citação de trabalhos do próprio jornal. A cada ano , a Thomson Reuters detecta e reprime o excesso de auto-citação. Só este ano, o vermelho - sinalizados 23 mais revistas para a prática familiar. Mas a revelação de que revistas ganharam excesso de citações em outros lugares sugere que alguns editores podem estar procurando maneiras menos detectáveis para aumentar os perfis dos seus periódicos. Em alguns casos, os autores podem ser responsáveis para o empilhamento, provavelmente na tentativa de intensificar as citações dos próprios artigos .
FONTE: http://www.nature.com/news/brazilian-citation-scheme-outed-1.13604
Comentários
Por
Edison Yamazaki
em 31 de Agosto de 2013 às 23:29.
E eu aqui, isoladão de tudo, entre sushis e tempurás.
Onde fomos parar, não é mesmo?
Por
András Vörös
em 1 de Setembro de 2013 às 19:35.
Faz tempo que isso acontece!!!
É um compadrio que até parece a técnica utilizada pelos políticos para indicar parentes nos cargos em Comissão !!!
kkkkkkk
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.