Cevautas Editores,

A paranóia da "mastigação de peipers" valendo pontos das revistas atingiu um objetivo: Punição. E olha o editor importante que estava à frente da fraude! Passei o texto da Nature pelo moedor de traduções do Google e dei umas marteladas. Não consegui traduzir "citação de empilhamento", alguém me ajuda? A URL do original vai no fim da nota (Quem diz que brazuca não sai nas notícias da Nature?) . Esse tipo de esperteza, que batizamos carinhosamente de "jabá acadêmico" (me-cita-que-eute-cita, me-inclui-no-seu-trabalho-que-eu-te-incluo-no-meu, me convida pro teu congresso que eu te convido pro meu...) é prática corriqueira na pós-graduação que, como sabemos, é pageada pela FUNAICAPES. É bom ter cuidado!  Laércio

Esquema de citação brasileiro tirado do armário

Thomson Reuters suspende periódicos de seus rankings para ' citação de empilhamento" .  

Richard Van Noorden 27 de agosto de 2013  

Mauricio Rocha -e -Silva pensou que tinha descoberto uma maneira fácil de elevar o perfil dos periódicos brasileiros . A partir de 2009 , ele e vários outros editores publicaram artigos que contêm centenas de referências a artigos em revistas uns dos outros " - a fim , diz ele, de elevar os fatores de impacto das revistas.  

Com citações de artigos publicados pela sua própria revista, o acordo apareceu no radar de análises de auto- citação - até o dia 19 de junho, quando o padrão foi descoberto . Thomson Reuters, a empresa que calcula e publica o fator de impacto, revelou que tinha concebido um programa para detectar rajadas concentradas de citações de um jornal para outro , uma prática que tem sido apelidada de " citação de empilhamento" . Quatro revistas brasileiras estavam entre as 14 a ter seus fatores de impacto suspensos por um ano por conta do tal empilhamento. E em julho , Rocha -e -Silva foi demitido do cargo de editor de um deles , os revista Clínics , com sede em São Paulo.  

"Fomos apanhados desprevenidos ", diz Rocha-e-Silva, um fisiologista aposentado. Os editores dos outros três periódicos brasileiros flagradops pela Thomson Reuters continuam em seus cargos . Além dessas quatro revistas ", há algumas outras que participaram neste jogo, e fugiram " , diz ele.  

Editores têm tentado aumentar artificialmente fatores de impacto, geralmente incentivando a citação de trabalhos do próprio jornal. A cada ano , a Thomson Reuters detecta e reprime o excesso de auto-citação. Só este ano, o vermelho - sinalizados 23 mais revistas para a prática familiar. Mas a revelação de que revistas ganharam excesso de citações em outros lugares sugere que alguns editores podem estar procurando maneiras menos detectáveis ​​para aumentar os perfis dos seus periódicos. Em alguns casos, os autores podem ser responsáveis ​​para o empilhamento, provavelmente na tentativa de intensificar as citações dos próprios artigos .  

FONTE: http://www.nature.com/news/brazilian-citation-scheme-outed-1.13604

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 31 de Agosto de 2013 às 23:29.

E eu aqui, isoladão de tudo, entre sushis e tempurás. 

Onde fomos parar, não é mesmo?

Por András Vörös
em 1 de Setembro de 2013 às 19:35.

Faz tempo que isso acontece!!!

É um compadrio que até parece a técnica utilizada pelos políticos para indicar parentes nos cargos em Comissão !!!

kkkkkkk


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.