Acadêmicos: Débora Alves de Souza, Ivo Augusto Silvino Figueredo e Pablo Coelho Marzano

Manifesto em defesa da Educação Física Escolar

A resolução nº 07/10 do ano de 2010 do Conselho Nacional de Educação, diz o seguinte:

·         “Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental , os componentes curriculares em Educação Física e arte poderão estar a cargo do professor de referência da turma, aquele com o qual os alunos permanecem a maior parte do período escolar, ou de professores licenciados nos respectivos componentes”.

O SInd-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação) de Minas Gerais, divulgou em 14 de Janeiro de 2013 a resolução nº 2253, de 9 de Janeiro de 2013, que estabeleceu as normas para organização do quaro de pessoal das escolas estaduais e a designação para o exercício da função pública na rede estadual de educação básica. O estado de Minas Gerais de forma inconstitucional endossou o diploma nacional, contrariando a lei 9.696/98 que em seu artigo 1º explicita que tais atividades são prerrogativas dos profissionais regularmente registrados nos conselhos regionais de Educação Física, e que os componentes curriculares de Educação Física fiquem à cargo exclusivo dos profissionais licenciados em Educação Física.

O que ocorre aqui é um ultraje as nossas leis constitucionais, pois resolução não possui autonomia para se opor a uma lei na hierarquia processual, apenas leis contrarias se opõe à leis anteriores.

Novamente o governo Anastasia tenta solapar a educação mineira, sendo arbitrário e inconstitucional, visando apenas economizar na educação para investir em outros interesses. Economizando dessa forma o governo gera sérios problemas que empacam o desenvolvimento de nossas crianças.

Segundo LELIS 2004, a Educação Física possui inúmeras faces e vários objetivos os quais, de forma indireta e indireta, influenciam a formação do individuo, além de considerar a Educação Física uma disciplina indispensável no cotidiano escolar, pois proporciona desenvolvimentos que vão além do motor, cognitivo, social até a formação crítica e politica dos alunos, o que de certa forma não será privilegiada pelo professor regente da turma, pois este não possui formação necessária par tal.

O professor de Educação Física, bem como os demais professores, é um Educador. Como Educador, compete a ele não apenas repassar informações, mas influencia a formação do individuo, pois representa o processo educacional.

Professores de educação Física, pais, educadores e cidadãos: Uni-vos, contra essa resolução descabida e irregular e lutemos pelo melhor para nós, mineiros.

Convido a todos a participar desse debate, comentando com a sua opinião.             Oficina de Pedagogia da Educação Física

Acadêmicos: Débora Alves de Souza, Ivo Augusto Silvino Figueredo e Pablo Coelho Marzano

Manifesto em defesa da Educação Física Escolar

A resolução nº 07/10 do ano de 2010 do Conselho Nacional de Educação, diz o seguinte:

·         “Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental , os componentes curriculares em Educação Física e arte poderão estar a cargo do professor de referência da turma, aquele com o qual os alunos permanecem a maior parte do período escolar, ou de professores licenciados nos respectivos componentes”.

O SInd-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação) de Minas Gerais, divulgou em 14 de Janeiro de 2013 a resolução nº 2253, de 9 de Janeiro de 2013, que estabeleceu as normas para organização do quaro de pessoal das escolas estaduais e a designação para o exercício da função pública na rede estadual de educação básica. O estado de Minas Gerais de forma inconstitucional endossou o diploma nacional, contrariando a lei 9.696/98 que em seu artigo 1º explicita que tais atividades são prerrogativas dos profissionais regularmente registrados nos conselhos regionais de Educação Física, e que os componentes curriculares de Educação Física fiquem à cargo exclusivo dos profissionais licenciados em Educação Física.

O que ocorre aqui é um ultraje as nossas leis constitucionais, pois resolução não possui autonomia para se opor a uma lei na hierarquia processual, apenas leis contrarias se opõe à leis anteriores.

Novamente o governo Anastasia tenta solapar a educação mineira, sendo arbitrário e inconstitucional, visando apenas economizar na educação para investir em outros interesses. Economizando dessa forma o governo gera sérios problemas que empacam o desenvolvimento de nossas crianças.

Segundo LELIS 2004, a Educação Física possui inúmeras faces e vários objetivos os quais, de forma indireta e indireta, influenciam a formação do individuo, além de considerar a Educação Física uma disciplina indispensável no cotidiano escolar, pois proporciona desenvolvimentos que vão além do motor, cognitivo, social até a formação crítica e politica dos alunos, o que de certa forma não será privilegiada pelo professor regente da turma, pois este não possui formação necessária par tal.

O professor de Educação Física, bem como os demais professores, é um Educador. Como Educador, compete a ele não apenas repassar informações, mas influencia a formação do individuo, pois representa o processo educacional.

Professores de educação Física, pais, educadores e cidadãos: Uni-vos, contra essa resolução descabida e irregular e lutemos pelo melhor para nós, mineiros.

Convido a todos a participar desse debate, comentando com a sua opinião.             

Comentários

Por Marcos Paulo de Souza
em 4 de Abril de 2013 às 18:19.

Nome: Marcos Paulo de Souza

Período: 3º

Matricula: 702084

Disciplina: Pedagogia da Educação Física

É de fundamental importância à aplicação das aulas de Educação Física para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental por um profissional formado no curso de Educação Física, pois, é ele que tem os conceitos e fundamentos para melhor aplica-las aos alunos, diferentemente dos professores de outras matérias que são especializadas em suas respectivas matérias. Devido a isso o governo em geral deveria pensar mais no futuro desses alunos, pois serão eles os principais prejudicados devido à má qualidade de ensino por professores não capacitados, deveriam sim investir nos profissionais formados.

Por Jenniffer Querollen Fernandes
em 5 de Abril de 2013 às 14:19.

Mais uma vez o governo economizando na educação. Essa resolução é um descaso com o profissional de educação física, os alunos do 1º ao 5º ano necessitam de professores formados em educação físca para ministrarem as aulas afinal em sua formação aprendem qual a melhor forma para o ensino-aprendizagem do que é a Educação Física, como planejar uma aula bem desenvolvida para cada faixa etária. O professor de educação física é o principal responsável pela formação motora, cognitiva e até mesmo social do aluno; não se resumindo apenas em formação de atletas ou em proporcionar apenas momentos de diversão para os alunos, a Educação Física é um conjunto trabalha no desenvolvimento global do ser humano.

Por Wagner Pimenta da Rocha
em 5 de Abril de 2013 às 18:22.

O professor de Educação Física, bem como os demais professores, é um Educador. Como Educador, compete a ele não apenas repassar informações, mas influencia a formação do individuo, pois representa o processo educacional.O professor educador reinventa permanentemente seus procedimentos, renovando-se e reencantando-se com o aprendizado vigoroso de cada experiência vivida.

Por Mabliny Thuany Gonzaga Santos
em 26 de Outubro de 2013 às 16:43.

O que será das sociedades futuras sem a educação Física?

Professor de Educação Física não é apenas professor, sua função não se remete a apenas ensinar “praticar um esporte”, o educador forma um individuo, possibilitando a ele ampliar o conhecimento sobre seu corpo e trabalha-lo de forma integral. O que presenciamos atualmente são crianças com um processo de desenvolvimento bem abaixo do esperado para a idade, pois não brincam, não descobrem a variedade de movimentos e possibilidades que o corpo apresenta, não trabalham a mente e não aprendem a conviver com a vitória e a derrota, ou seja, foi-lhes retirado o direito de ter uma educação Física escolar. Que cidadãos serão estes? Sem consciência corporal, sem desenvolvimento motor e sem os inúmeros benefícios que se obtém através do profissional de educação física na escola. Achando desnecessária a contribuição desse profissional na vida de uma criança o governo de Minas Gerais está contribuindo com uma sociedade sedentária e despreparada físico, mental e corporalmente.

Por Leandro Stampini
em 20 de Dezembro de 2013 às 19:38.

A Educação Física, no contexto da sociedade, passa a ser uma ferramenta importante para a adequação dos corpos ao novo modelo de produção. Nesta disciplinarização dos corpos, os métodos ginásticos e a posterior inserção da Educação Física nas escolas trazem consigo formas de intervenção que se caracterizam por uma disciplina imposta e uma internalização e auto regulação dos indivíduos. Ela configura uma determinada concepção de sociedade e de sujeito.

 

Por Edwilson Lemos Pereira
em 27 de Janeiro de 2014 às 08:35.

A Ed. Física deve ser respeitada e trabalhada seu conteudo. Infelizmente temos uma cultura de desvalorizar as atividades práticas, porem os próprios profissionais desvalorizam com muitos somente indo ao trabalho e assistindo as crianças brincarem, se todos os profissionais trabalha-se a Ed. Física em si. A profissão ia se valorizar,  o problema é politico, mais antes de mudar os outros temos que começar a mudar a nos mesmo.

Por Gretilaine Nunes Peris de Oliveira
em 15 de Julho de 2014 às 09:18.

O trabalho da Educação Física escolar deve ser executado com seriedade e comprometimento da parte do professor, para que as pessoas vejam sua importância e a diferença que ela faz na vida das crianças quanto desenvolvedora de sua motricidade, aspectos cognitivos, sociais e emocionais. Enquanto os professores não se conscientizarem pra isto, aplicando aulas com qualidade, é difícil obter o reconhecimento de tal importância.

Por Patrícia Fayer
em 12 de Outubro de 2014 às 21:08.

 

Todos nós sabemos da importância de realizar atividade física já na infância, aliando a educação física à educação moral e intelectual, ajudando na formação do individuo. Infelizmente muitos professores ainda desperdiçam o tempo da aula, não se preocupando muito em motivar os alunos, não planejando as aulas e não tendo um objetivo ou finalidade pré-determinada da aula. A educação física deve integrar o aluno na cultura corporal de movimento, cabendo ao professor, agir com seriedade, fazendo bons trabalhos com os alunos, adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que estes se encontram, para que consigamos obter reconhecimento e valorização da Educação física escolar.

Por Thiago da Costa Barros
em 14 de Janeiro de 2016 às 19:09.

Todos nós sabemos da importância de fazer uma atividade física e de se manter ativo. Mas isto deve ser trabalhado já na infância, aliando a educação física à educação moral e intelectual, formando o indivíduo como um todo.

Infelizmente muitos professores ainda desperdiçam o tempo da aula, dando uma bola aos alunos para que eles joguem futebol, vôlei, enfim, ou o que acharem melhor. Há muitos profissionais que não se preocupam em motivar os alunos. Não planejam as aulas e não tem um objetivo ou finalidade pré-determinada da aula. A educação física não se resume a correr, brincar, jogar bola, fazer ginástica...

 

A educação física deve sim, integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa, transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre várias modalidades do mundo dos esportes e do fitness, adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que estes se encontram. É uma oportunidade de desenvolver as potencialidades de cada um, mas nunca de forma seletiva e sim, incluindo todos os alunos no programa.

Os alunos não devem acreditar que a aula de educação física é apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano. Mas, para que estes benefícios sejam notados é essencial manter uma regularidade nas atividades e desta forma, a meu ver, a aula de educação física deveria ocorrer pelo menos 3x por semana.

As aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e interessantes. Os conteúdos precisam ter uma complexidade crescente a cada série acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno. Precisa existir uma relação teórica-prática na metodologia de ensino.

O professor tem de inovar e diversificar, pois o campo de trabalho envolve muitas atividades que podem ser trabalhadas com os alunos como jogos, competições, dança, música, teatro, expressão corporal, práticas de aptidão física, jogos de mímica, gincanas, leituras de textos, trabalhos escritos e práticos, dinâmica em grupo, uso de tv, dvd, etc. O campo é muito amplo. Basta o professor ser responsável, ter seriedade e muita criatividade. Um trabalho bem feito deve estimular a longevidade com qualidade. 

Então a educação Física escolar é muito importante para desenvolver crianças saudáveis, ativas, coordenadas e muitos outros benefícios, mais sem um profissional de qualidade um vulgo '' rola bola'' isso nunca vai acontecer, a própria escola deveria cobrar mais, mas acha que a educação física é uma hora de lazer e não uma aula como todos, temos que mudar isso. 

http://www.maisequilibrio.com.br/fitness/a-importancia-da-educacao-fisica-escolar-3-1-2-474.html

Por Caroline Hosken Caldeira
em 15 de Janeiro de 2016 às 15:59.

Nesse sentido percebe-se que há uma pseudovalorização da Educação Física na escola. E os mais prejudicados com essa situação são as crianças que se desenvolverão com defictis no aspecto da vivencia  e corporal.


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