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Aprendizagem cooperativa em livro
Metodologia com efeitos positivos na melhoriade resultados e na motivação dos alunos 2009-11-25
Por Carla Sofia Flores

Os docentes portugueses foram recentemente contemplados com o livro “A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula: um guia prático para o professor”, que se assume como uma ferramenta fundamental para a aplicação desta metodologia de ensino com resultados de sucesso.

Da autoria de José Lopes e Helena Santos Silva, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e editada pela LIDEL, a publicação resultou da experiência dos seus mentores enquanto formadores e da investigação sobre a fundamentação teórica da aprendizagem cooperativa, que levaram a cabo durante vários anos.

“Demos formação a professores sobre esta metodologia, onde foram aplicadas estas formas de ensino e os resultados foram elevados a nível da motivação. Daí criou-se um grande entusiasmo que nos levou a divulgar o fruto do nosso trabalho”, explicou ao Ciência Hoje José Lopes.

O autor considera que o contributo de professores de várias disciplinas e anos de escolaridade foi fundamental para a compilação dos 30 métodos que constam na obra, pois estes deram um “reflexo muito positivo” e trouxeram “uma riqueza enorme” à informação que lá consta.

O livro começa por apresentar a fundamentação teórica do conceito de aprendizagem cooperativa, relatando também a sua história, as características e tipos de grupos cooperativos, os papéis atribuídos aos alunos e os benefícios desta ferramenta pedagógica. Compõem-se também por uma parte prática, onde se descreve e planifica os métodos de acordo com as múltiplas disciplinas e anos de escolaridade, se explicam os seus objectivos e se exemplificam sugestões de utilização do método.

De entre as diversas metodologias citadas, José Lopes destacou a “discussão em rotação”, “a roleta”, “as cabeças numeradas juntas”, “o STAD”, “o JigSaw”, “o aprendendo juntos”, “a controvérsia criativa” e “o ensino recíproco para compreensão da leitura”.

Método da aprendizagem cooperativa está a crescer em Portugal

José Lopes considera que a aplicação da aprendizagem cooperativa é “extremamente importante” no sentido em que surte “um grande efeito na melhoria do rendimento, da motivação e do auto-conceito dos professores e dos alunos. Além disso, diminui os problemas de indisciplina, pois os alunos estão ocupados com tarefas definidas”.

Relativamente à aplicação e às publicações sobre este conceito de aprendizagem em Portugal, o docente da UTAD considera que ficam “muito aquém de países como os Estados Unidos ou Israel, onde esta é aplicada a grande escala”. Ainda assim, José Lopes referiu que nos últimos tempos tem-se contrariado essa tendência, na medida em que “os resultados têm-se revelado cada vez mais positivos e a literatura sobre aprendizagem de colaboração é cada vez mais procurada e divulgada, mesmo ao nível da pré-escola”.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=37331&op=all

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