Cevnautas da Educação Física Escolar,

É LEI! 5 aulas por semana. no Peru:

http://cev.org.br/biblioteca/plano-nacional-para-o-fortalecimento-da-educacao-fisica-e-do-esporte-escolar/

É bom acompanhar a conquista, os argumentos e a determinação.

Laércio

 

 

 

Comentários

Por Caroline Hosken Caldeira
em 15 de Janeiro de 2016 às 17:23.

Para PORCHER (1977) aumentar ou diminuir o número de horas dedicadas ao esporte não o tornarão necessariamente educativo.O esporte exerce um papel social (e isso não é depreciativo) e, por outro lado, é constituído pela atividade fisica pura. A Educação física ideal não é aquele que possui todos os materiais e infraestrura esportiva todos os aplicativos oficiais, mas aquela qual promove diversidade aos alunos. O esporte da escola não deve ser difundido com o esporte na escola.  

Por Roberto Affonso Pimentel
em 15 de Janeiro de 2016 às 18:48.

Boa Caroline,

Suas leituras vão levá-la a descortinar novos horizontes, desde que interprete-as sob "suspeitas" e duvide sempre do que é dado como verdade, pois em Educação nada é imutável, trata-se de um processo que não tem fim. E afaste-se daqueles que não querem discutir aquilo que acham que sabem. A História é uma boa aliada nesse caminho que, aliada à sua capacidade inovadora, poderá conduzí-la a futuro promissor em sua vida. Mantenha seu entusiasmo em querer se informar e aprender.

Importância da Dúvida (ver tb www.procrie.com.br/curso de minivolei)    

No ensaio A Dúvida (de Relume Dumará), o filósofo tcheco Vilém Flusser diz que "duvidar é um estado de espírito que pode significar o fim de uma fé ou o começo de outra. Em dose moderada, estimula o pensamento. Em dose excessiva, paralisa toda atividade mental". 

Seja bem vinda ao CEV e empenhe-se em boas leituras e aprenda a discuti-las primeiro com seus colegas e professores. Depois, crie um blogue ou participe ativamente deste CEV, desde que haja interlocutores interEssados como VOCÊ.

Sobre o assunto à epígrafe que o Laércio renovou (publicado em outubro passado), sugiro que aceite o conselho dele... "É bom acompanhar a conquista, os argumentos e a determinação". Lembro-me que quando na presidência dos Estados Unidos, John Kennedy fez a apologia do valor da EF para os americanos... certamente com uma conotação nacionalista em plena "guerra fria". 

Depois, certificar-se do que ocorre no Brasil. Este assunto, retrato-o no primeiro volume de meu trabalho - Manual de Engenharia Pedagógica - na promoção de um novo currículo nacional para a EF, respeitadas as circunstâncias regionais. Genericamente, rotulo como um LEGADO OLÍMPICO em favor da Educação dos indivíduos, e não simplesmente a fomentar talentos esportivos. 

Continuamos a nos comunicar...! 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.