A educação física tem responsabilidade nas transformações sociais, influenciando nas conquistas de um estilo de vida ativa. O ambiente escolar tem sido frequentemente considerado espaço e meio eficientes para o desenvolvimento de cultura que leve a redução dos principais fatores de risco para doenças não transmissíveis, tabagismo, dieta inadequada e inatividade física.

O papel da atividade física no campo da educação vai muito além de proporcionar bem estar ao aluno. O ensino da educação física fundamentado na inclusão, no respeito à adversidade na adoção de hábitos saudáveis de vida, permite aos alunos compreender, participar e desenvolver a cultura para transformar a realidade.

Aulas planejadas e ministradas por profissionais de educação física melhoram as condições gerais dos estudantes, ampliam a concentração, a cooperação, a auto estima, o espírito de equipe e o respeito ao meio ambiente, trazendo resultados positivos para a aprendizagem o desempenho escolar e a formação cidadã.

É na fase escolar que se deve incentivar e efetivamente levar os beneficiários a obteção de cultura para a adoção de atos saudáveis, dentre estes a adesão a prática de exercícios físicos.

Fonte: Sistema CONFEF/CREFs

caros colegas, vocês também acham que a boa orientação faz a diferença? Dê a sua opinião!!!

Obrigado,

Sandro Ivo

Comentários

Por Poliana Cristina Silva Custódio
em 9 de Novembro de 2011 às 15:00.

A aula de educação física tem um papel importantíssimo na vida dos alunos abrangendo seus conhecimentos com relação a saúde e etc. Ela por meio de conteúdos práticos e até mesmo trabalhos na sala pode ressaltar a importância da educação física no combate ao sedentarismo, alimentação balanceada para concientizar para se manter saudável e em forma.

Por Pedro Henrique Sena Ferretti
em 9 de Novembro de 2011 às 15:31.

Concordo plenamente com o enfoque do debate do Sandro, levando até um  pouco para o debate que pude formular(Um melhor acompanhamento das escolas no que se diz respeito a saúde física e mental dos alunos) pude perceber o quanto as escolas principalmente publicas estão totalmente desinteressadas neste tema, culpa em parte da falta de uma  maior valorização das instituições governamentais.

http://www.artigosbrasil.net/art/informacao-alternativa/3519/educacao-futuro.html%22

Por Rosilda Bernardo Mde Souza
em 9 de Novembro de 2011 às 16:20.

Com certeza Sandro uma boa orientação pode fazer inúmeras diferenças para os alunos. Todos conhecem a importância de fazer uma atividade física, mas é interessante que essa seja trabalhada com as crianças por meio de Educação Física, associando-a a educação moral e intelectual. A aula de Educação Física pode assim como as outras, ser repletas de conhecimento que poderão proporcionar vários benefícios.

Por Priscila Medeiros Aquiles
em 9 de Novembro de 2011 às 21:20.

A aula de Educação Física, com certeza tem um papel fundamental na vida dos alunos, pois é uma disciplina que proporciona a todos a realização da atividade física e conseqüentemente irá trazer benefícios importantes e assim poderão adotar um estilo de vida melhor. E a Educação Física tem esse papel de proporcionar inúmeros benefícios, pois a partir da prática da atividade física irá melhorar as condições gerais dos alunos e como conseqüência terá u estilo de vida saudável.  

Por Marcus Pires Silva
em 9 de Novembro de 2011 às 21:39.

Concordo plenamente com você Sandro Ivo a educação física e de extrema importância e faz a diferença sim hoje em dia as aula estão cada vez mais corridas assim gerando ao aluno um certo stress escolar e as aula de educação física faz com que este aluno saia desta rotina de estudo para um momento de recreação sendo variado de um jogo de tabuleiro ate os jogos coletivos, isto sim dependendo do professor, esta questão de stress escolar podemos ver em ate curso superior onde o universitário tem algumas matérias optativas de educação física, para sair desta rotina de estudo.

Por Eduardo Soares Teixeira
em 9 de Novembro de 2011 às 21:56.

Muito bom esse tema que foi colocado pelo colega Sandro Ivo, sendo importante a ressalva de que essas aulas devem ser ministradas por profissionais de educação física, criando um foco direto no hábito dos alunos a prática esportiva, sendo assim premiados futuramente com muitos benefícios proporcionados pelo esporte.

Por Thúlio Luiz
em 9 de Novembro de 2011 às 22:55.

Como todos acima já disseram, mas que vale a pena ressaltar, é que a Educação Física é uma ferramenta muito útil na escola, pois somos nós professores de Educação Física que detemos a preferência de nossos alunos, e isso já é de grande valia. É na aula de Educação Física que nossos alunos ficam mais expostos e consequentemente apresentam indícios de algum problema que ele possa ter, seja ele psicomotor, de relacionamento, de personalidade e etc. Cabe a nós identificarmos isto para podermos acabar ou minimizar estes problemas.

Por Pablo Vecchi Moreira
em 10 de Novembro de 2011 às 00:56.

Caro Sandro Ivo , concordo plenamente que a orientação faz toda a diferença . Nesse debate podemos apontar a importancia da parte conceitual nas aulas de educação fisica . Se apresentarmos e orientarmos os alunos o porque da pratica , com certeza eles darão mais valor para a atividade fisica . Apartir dessa ideia os alunos vao se conscientizando que a educação fisica tem uma importancia enorme para todos , trazendo beneficios motores e cognitivos  , previnindo doenças , além de trabalhar o lado social dos alunos , acrescentando a eles valores apartir da pratica.

Por Mauri Antunes Caldeira Neto
em 10 de Novembro de 2011 às 07:26.

     Bem, é sempre bom ter uma orientação pra crianças e adolescentes na iniciação esportiva, por que a parti do momento que essa criança ele é incentivada ela irá toma gosto por aquele esporte e terá uma maior probabilidade de ser uma pessoa que prática vários exercícios ao longo da vida, só tem que ter cuidado para não pular a fases e ter uma especificação muito cedo.   

Por Mariane Mendes Luiz Corrêa
em 10 de Novembro de 2011 às 12:07.

Concordo plenamente com você Sandro, uma boa orientação faz a diferença. O Profissional de Educação Física tem um papel de fundamental importância ao planejar suas aulas adquirindo conteúdos importantes para que o aluno tenha prazer em assistir sua aula. Tenho um exemplo prático, minha vida toda tive ótimos professores de Educação Física, sempre me induzindo ao esporte, instigando o lado saudável, sempre participando de jogos escolares e atividades na área da saúde realizadas pela escola. Por isso fui familiarizando com o lado esportivo e agora estou cursando o superior em Educação Física. Mas isto foi um dos resultados da minha boa orientação, temos que ressaltar que a orientação tem outras finalidades com já ditas pelo Sandro em seu debate.

Por Renato Davoli
em 10 de Novembro de 2011 às 20:58.

Grande Sandro Ivo! Creio que a educação física não deve ser uma ferramenta para distrair, ocupar, acalmar os alunos. Deve-se buscar o desenvolvimento físico, social, cognitivo das crianças, explorando todos os recursos possíveis e das mais variadas maneiras. Respeitando as individualidades dos alunos e do grupo, sempre com uma abordagem pautada em conhecimentos científicos. Sendo assim concluo: uma boa orientação é fundamental.

Por Vitor Henrique de Lima Falci
em 10 de Novembro de 2011 às 22:16.

Concordo e sou uma prova de que as aulas de educação física me ajudaram muito a ter uma vida mais saudável após o termino do ensino médio, por ter recebido uma boa orientação e apesar das limitações que tinha na época meu professor sempre me incentivo e me orientando a não para de participar das aulas. Espero quando me forma poder da uma boa orientação para a maior quantidade de alunos que puder. Bons profissionais fazem a diferença em qualquer área isso e um fato.

Por Thiago Reis
em 10 de Novembro de 2011 às 22:23.

Uma boa orientação nas aulas de Educação Física sem dúvida faz toda diferença, tive diversos professores de EF mas apenas um me orientou de forrma que eu vi que eu era capaz de realizar determinadas atividades, então se não fosse a sua orientação eu até hoje teria limitações para realizar algumas atividades físicas.

Por Glauber César Cruz Custódio
em 29 de Março de 2012 às 17:58.

Concordo com você Sandro Ivo, uma boa orientação feita por um profissional capacitado é muito importante e satisfatória, esta podendo ser responsável na adoção de hábitos saudáveis dos estudantes, para que estes desenvolvam a cultura para transformar a realidade, também podendo evitar lesões e/ou desvios em aula, o que prejudicaria a condição geral do estudante. Um profissional planejando e ministrando aulas com uma boa orientação, não só atuaria na promoção da saúde dos estudantes, como ajudaria os estudantes em seu desenvolvimento global. Portanto uma boa orientação com relação aos seus alunos, influencia em muito na formação escolar e formação como cidadão dos estudantes, ou seja, uma boa orientação é essencial.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 30 de Março de 2012 às 07:22.

Ao papai de quatro filhos - Sandro - um pensamento extraordinário que sintetiza tudo o que se possa dizer de um bom educador, professor ou não, sem considerar a matéria que ministre. É de autoria de Henry Brooks Adams, e diz: Um professor afeta a eternidade, ele nunca sabe em que ponto cessa sua influência. 

Quando olhamos para nossos filhos ou nossos pequenos alunos, certamente que o professor amoroso há de sentir e pensar como Hans Jensen, um dinamarquês cinquentão, corpulento, professor de violoncelo e radicado em Chicago (EUA): "Quando ensino dou a todos tudo. Impossível saber o que vai acontecer depois disso". Assim, diante de várias mudas de planta, quem pode prever qual dará a árvore mais alta? A única resposta possível é que "ainda é cedo para dizer, porque elas aind estão crescendo."   

Convido-o e a todos que se preocupam com a meritocracia a me acompanharem em www.procrie.com.br/, pois venho postando artigos a respeito da atuação de um Bom Professor, produzindo Melhores Aulas, Melhores Treinos... não importa o assunto.

Parabenizo-o por seu esforço e sua sensibilidade, que parece contagiante pelos comentários que suscitou. Abraço a todos.   

Por Marina Gurgel Simoes
em 13 de Abril de 2012 às 12:09.

Concordo plenamente com você Sandro, uma boa orientação faz a diferença.  Vejo hoje a Educação física escolar como um estimulo para se ter uma boa saúde e uma constate pratica no exercício e na atividade física. Falo por mim, que a ótima orientação que tive em minha Ed. Física escolar, tanto me estimulou a praticar variados esportes, quanto foi decisiva na escolha da minha futura profissão.  


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.