Este é o rusumo do artigo, A dança no contexto da Educação Física escolar: percepção de professores de ensino médio,
Juliane Baggiotto Manfio (Aluna do Curso de Educação Física da ULBRA/SM.
Bolsista Voluntária de Iniciação Científica)
Maria Cristina Chimelo Paim
(Professora de Educação Física da ULBRA/SM
Especialista em Pesquisa: Aprendizagem Motora pela UFSM
Mestre em Desenvolvimento Humano: Psicologia do Esporte pela UFSM
Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS)
Resumo
A Educação Física possui conhecimentos específicos a serem tratados pedagogicamente no contexto escolar. Entre esses conhecimentos, encontra-se a dança. Esse elemento da cultura corporal não é exclusivo do profissional de Educação Física, sendo compartilhadas, em outros âmbitos de atuação além da escola, por profissionais das Artes Cênicas, Artes Plásticas, além dos bacharéis e licenciados em Dança. O que se percebe com freqüência no âmbito escolar é a ausência desse conhecimento, ou o desenvolvimento de um trabalho superficial que se caracteriza por apresentações coreográficas de caráter festivo. O objetivo foi verificar como esta sendo trabalhada pelos professores de Educação Física os conteúdos da dança e qual a ligação da pratica com os diferentes estilos de dança, e sua relação com os objetivos propostos na dança educação. Esta pesquisa considerou a escola como campo de atuação profissional da Educação Física a ser investigado. Para conduzir tal investigação, observou a metodologia de 13 professores de ambos os sexos do Ensino Médio da Rede Estadual e Particular de Ensino de Santa Maria e Nova Palma, RS. Para atingir nosso objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se uma entrevista com questões abertas e fechadas. Através da análise de conteúdo, foi possível refletir sobre a realidade em que se encontra a dança no universo escolar pesquisado e sobre as considerações dos professores a propósito das possibilidades de implantação da proposta sugerida. Os resultados encontrados revelam que o entendimento do conteúdo de dança pelos professores sujeitos da pesquisa está de acordo com os conceitos encontrados na literatura sendo que os professores percebem que é de fundamental importância de ser trabalhado no contexto escolar, pois a dança envolve vários aspectos importantes para a formação integral do aluno.
Vale a pena conferir!
http://www.efdeportes.com/efd125/a-danca-no-contexto-da-educacao-fisica-escolar.htm
Unitermos: Atividade física. Professores de Educação Física. Contexto escolar.
Comentários
Por
Wiviane de Souza Martins
em 14 de Outubro de 2011 às 16:36.
No ponto de vista curricular, há predominância da dança como conteúdo da disciplina Educação Física e sua introdução incipiente como conteúdo da disciplina Educação Artística. Contudo, a observação da história destas duas disciplinas nas escolas brasileiras revela a hegemonia da ginástica e do desporto como conteúdo da Educação Física e a do desenho geométrico como conteúdo privilegiado pela Educação Artística. (BARBOSA, 1978)
Por
Emiliana Silva Carneiro
em 16 de Outubro de 2011 às 15:33.
Recentemente fui convidada a ajudar os alunos da escola em que estou fazendo estágio a criar uma coreografia para as turmas de 4º e 5º anos, 4 turmas dançando a mesma música, com uma semana para elaborar a coreografia e ensaiá-la. O evento seria uma apresentação para comemorar a semana do dia das crianças na escola, onde o objetivo era que os alunos se divertissem e divertissem os que assistiam. Então conversei com os alunos para escolhermos uma musica, apresentei-lhes várias músicas, e eles escolheram uma, depois elaboramos a coreografia juntos, cada turma contribuiu com uma parte. Depois de montada, ensaiei com as turmas separadamente, e fiz um ensaio geral nos dois últimos dias. Foi uma experiência incrível assistir os alunos dançando, não estavam perfeitamente sincronizados, mas ver quase 50 alunos envolvidos numa mesma coreografia, em tão pouco tempo, é extremamente motivante e me fez perceber que o trabalho com dança na escola pode ser mais fácil do que parece. Apesar de alguns contratempos, como alunos faltando as aulas, ensaiando poucas vezes, ou mesmo decidindo que queriam dançar praticamente na hora, achei muito válida a experiência.
Para quem tiver interesse em assistir o resultado: http://www.youtube.com/watch?v=f5CdUFCRDJM
E quanto aos conceitos do conteúdo, não posso ter dúvidas que a formação dos alunos pode ser melhorada com a DANÇA, visto que , muitos dos alunos que estavam envolvidos têm um histórico de mal comportamento durante as aulas e foram pouquíssimos problemas de comportamento encontrados durante o processo.
Por
Leticia Maria Resende Moreira
em 26 de Outubro de 2011 às 15:52.
Creio que a Dança pode e deve ser sim trabalhada pelos professores de Educação Física nas escolas uma vez que a dança é fundamenta,tanto na sua formação artistica quando na sua integração social.A dança proporciona na educação elementos significativos que favorem o desenvolvimento do ser humano.Valoriza o dançar como expeiencia de vida e a propia vivência da dança na relação da criança e adolescente,consigo mesmo, com o outro e com o meio.
Por
Janaina Silva
em 19 de Outubro de 2011 às 16:01.
Acho extremamente valida uma experiência como a da amiga Emiliana, pois isso vem mostrar que a dança pode ser trabalhada pelo pelos professores de educação física basta este quer e ter recebido uma base em sua graduação sobre a dança. Esta também pode ser trabalhada como forma de desenvolver nos alunos valores, coordenação, atenção entre outras habilidades motoras e cognitivas.
Por
Larah Veggi
em 20 de Outubro de 2011 às 17:16.
Nem preciso responder, o vídeo da colega acima já diz tudo, que lindo, que incrível, como que todos gostaram da idéia e como que todos dançaram e fizeram a coreografia, até os meninos dançaram e se divertiram. Parabéns a colega acima. Agora voltando ao assunto, a dança é muito válida sim, como qualquer outro conteúdo da educação física, agora ela só vai acontecer se um estagiário ou um projeto for implantado na escola (como está acontecendo em nossa cidade)? O professor de educação física tem que tomar iniciativa e trabalhar a dança na escola, tem várias formas de dança, vários ritmos, é um desafio, mais não é tão difícil, tudo é questão de interesse.
Por
Swand de Paula Fernandes
em 22 de Outubro de 2011 às 20:52.
Por
Swand de Paula Fernandes
em 22 de Outubro de 2011 às 20:54.
Se somos um país que vende e revende a imagem de um país que dança, por que não dançar na escola?
A dança é, sem dúvida, uma das maiores catalisadoras da manifestação e expressão do movimento humano.
Ao contrário do que muitos professores acreditam, a dança não diz respeito somente à ação performática. Está ligada sim ao movimento, mas também à estética e à plástica, às sensações e sentimentos. No âmbito educativo, ela é pedagógica e ensina tanto quanto os esportes, jogos e brincadeiras. Cabe ressaltar que, o professor não precisa demonstrar amplo domínio de estilos e técnicas de dança, mas, simplesmente, coragem para “quebrar” determinados preconceitos ligados a ela ( a dança pode, e deve, ser usada como meio de crítica social para o questionamento de valores preestabelecidos, padrões repetitivos e modismos ).
Por
Thúlio Luiz
em 25 de Outubro de 2011 às 23:40.
A aplicação do conteúdo Dança nas aulas de Educação Física, traz uma gama de movimentos que foram aprendidos durante a vida escolar do aluno. A junção destes movimentos com um ritmo, propõe aos alunos um certo controle maior de seus movimentos corporais e expressivos, tornando-os mais sociáveis uns aos outros. A dança pode ser trabalhada na Educação Física de diversas formas, desde que seja atribuída a ela um caráter participativo dos alunos, sem cobrar deles perfeição dos movimentos realizados. Tal como fez nossa colega Emiliana acima, que trabalhou com seus alunos a dança, e que atingiu seu objetivo.
Por
Waldir de Meira Albuine
em 26 de Outubro de 2011 às 20:21.
Concordo com minha amiga lara,pois tudo deve acontecer a partir do interesse do professor,de buscar estrategias de diferentes momentos que se possam ser abordados nas aulas de Efi.A dança por si e muito interessante ser desenvolvida na escola.Entao maos a obra.
Por
Daniel Filipe
em 30 de Outubro de 2011 às 01:03.
Por
Patrícia Arantes de Queiroz
em 31 de Outubro de 2011 às 23:54.
A dança é esquecida hoje nas escolas. Há o lado do desinteresse dos alunos também, mas há falta de incentivo e atitude dos professores.
A dança tem tantos bebeficios, socialis culturais, corporais,entre outros, tantasmaneiras interesantes a serem tratadas e os professores não aproveitam dessa rica forma de ensinar ficando presos aos mesmos hábitos de ensino, mesmas metodologias.
Quando os professores trabalham dança nas escolas ficam presos a penas datas comemorativas como festas Juninas, dia dos pais enrte outras, onde são empurrados na maioria das vezes a montarem uma coreografia e ensaiar os alunos. Não acho que não deve acontecer nessas datas, só acho que a dança deve fazer parte dos dias de aula e ser explorada de várias maneiras diferentes.
Por
Ana Luiza Rocha Lisboa
em 3 de Novembro de 2011 às 14:10.
Concordo com o Daniel e com a Patrícia. Se o professor não estimular e trouxer esssa vivência para os alunos, a onde eles iram aprender que dançar não é ter só a técnica, mas sim movimento? Como a Patricia disse, a dança nas escolas é passada em momentos comemorativos e mesmo assim é algo repetitivo e não há interação e ação dos alunos.
"Essa proposta se resume na busca de uma prática pedagógica mais coerente com a realidade escolar, onde a Dança preparará o corpo dos alunos a fim de que se exercitem de acordo com suas necessidades, desenvolvendo a destreza, a agilidade e a autonomia, estimulando os movimentos espontâneos e a precisão do gesto, sendo indispensável para isso agir para que os alunos compreendam o que fazem e por que o fazem, pois o movimento expressivo é, antes de tudo, um movimento consciente." Por Que Dança na Escola? por Profa. Ms. Marina G. Barbieri Ferrari
Steinhilber (2000, p.8) relata que "Uma criança que participa de aulas de dança (...) se adapta melhor aos colegas e encontra mais facilidade no processo de alfabetização." E Pereira et al (2001, p.61) coloca que:"(...) a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres (...). Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade."
Temos vários motivos para inserir a dança nas escolas. Cabe ao professor sair do comodismo, da área de conforto e trazer novas esperiências para seus alunos.
Por
Ana Luiza Rocha Lisboa
em 3 de Novembro de 2011 às 14:40.
*Experiências
Por
Kerllyn Trindade Coimbra
em 5 de Novembro de 2011 às 17:39.
A dança, é um conteúdo excelente para ser trabalhado no ambiente escola, e no entanto é pouco explorada nas aulas de Educação Física. Além do mais a dança, segundo alguns historiadores já existe antes mesmo do uso da palavra, "A dança é definida como uma das mais antigas artes criadas pelo ser humano, onde ele manifesta todos seus impulsos e crenças." (Butt 1995), e por esse e outros motivos deve ser valorizada. A Dança pode ter várias funções dentro da escola, pois ela é trabalha movimento, expressão, as sensações e o sentimento. E por isso acredito sim que a dança deve ser inserida nos currículos da Educação Física, podendo até mesmo ser trabalhada para introdução de alguma esporte, porque não?
Por
Mauri Antunes Caldeira Neto
em 9 de Novembro de 2011 às 15:02.
No meio escolar na área de educação física, geralmente são abordados os esportes como temas alvo para ser trabalhado ao longo do ano letivo, mas muitos outras áreas são deixadas de lado, porque é onde esse professor que leciona na escolar não ver importância em colocar, e uma dessas áreas é a dança, nela se aprende muito mais a ter respeito pelo próximo, movimentos corporais, ritmo, tempo, fluência, trabalho coletivo e entre outras do se aprenderia colocando simplesmente um aluno para jogar um esporte coletivo ou individual, não desmerecendo eles, mas sim que que a abordagem dessas áreas no meio escolar deveria ser mesclada.
Por
Talisson dos Reis
em 9 de Novembro de 2011 às 21:08.
Lamentavelmente dar aula de educação física é difícil, tanto pelo lado da falta de estrutura apropriada, quanto pelo desinteresse dos alunos em participarem. Em se tratando de conteúdos relativamente novos na Educação Física, como a dança, o folclore, as lutas, as expressões corporais, a situação piora: a aceitação é baixíssima, principalmente entre os meninos, que são mais atraídos pelo caráter competitivo, e querem apenas a prática de esportes. Eu vejo a dança como um conteúdo ótimo para ser trabalhado na escola, tanto para os alunos quanto para os professores, usando a criatividade o professor consegue trabalhar todos os elementos que compõe a dança de forma a motivar os alunos a prática da dança dentro e fora da escola.
Abraço,
Talisson.
Por
Talisson dos Reis
em 9 de Novembro de 2011 às 21:10.
Lamentavelmente dar aula de educação física é difícil, tanto pelo lado da falta de estrutura apropriada, quanto pelo desinteresse dos alunos em participarem. Em se tratando de conteúdos relativamente novos na Educação Física, como a dança, o folclore, as lutas, as expressões corporais, a situação piora: a aceitação é baixíssima, principalmente entre os meninos, que são mais atraídos pelo caráter competitivo, e querem apenas a prática de esportes. Eu vejo a dança como um conteúdo ótimo para ser trabalhado na escola, tanto para os alunos quanto para os professores, usando a criatividade o professor consegue trabalhar todos os elementos que compõe a dança de forma a motivar os alunos a prática da dança dentro e fora da escola.
Abraço,
Talisson.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.