O jornal do Brasil trouxe um tema de suma importância no desenvolvimento da criança gostaria de fazer alguma relação à educação física, tecnologia e desenvolvimento da criança, em anexo o link da noticia.
Tendo em vista está reportagem sobre tecnologia no hábito da educação infantil, agora voltando esta tecnologia para a educação física publico alguns vídeo relacionada ao meio atual que nossas crianças estão vivemos, e o meio que nossos pais e alguns de nos desenvolveu.
http://www.youtube.com/watch?v=-tuME9J4KtU&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=pPbMnx_om9g&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=UYE-VtiCS6M&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=NC2qVrrhu_o
http://www.youtube.com/watch?v=3_u-uRTnTn4&feature=player_embedded
Depois de analisarmos os vídeos e fazermos uma comparação entre o dois sentidos de infância podemos abrir um grande debate sobre este assunto. Como o professor de educação física deve intervir diante desta situação, a postura pedagógica do professor para a situação, a influencia da tecnologia no desenvolvimento da criança.
A todos um bom aproveito do debate.
Comentários
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 28 de Outubro de 2011 às 17:17.
Perdôem-me uma vez mais! Busquei entre as 361 postagens no Procrie mais uma que complementa a anteriormente citada: www.procrie.com.br/conhecimentonarede/
Conhecimento na Rede - Complementando o texto anterior Formação Continuada e Conectivismo, peço licença ao Professor Rafael Foltram que, em Ciência Hoje On-line deu-nos uma verdadeira aula apontando os caminhos da EaD. Aproveitem suas colocações e ensinamentos e, mais importante, tirem suas conclusões quanto ao caminho a seguir em matéria de Educação.
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 28 de Outubro de 2011 às 08:18.
Marcus, não sei como é o ensino em Ouro Preto, mas imagino que raríssimas faculdades no país estejam preocupadas com este assunto. Não está ainda previsto nos currículos, é coisa muito nova e não temos professores na matéria. Refiro-me à utilização da internet e toda a sua parafernália no sentido de aprender a ensinar alguém, especialmente crianças. Que adulto tem este estudo? Quem ensina o quê?
Em minha curiosidade para tomar conhecimento da matéria frequentei um curso de EAD há pouco tempo, cujo relato apresento em www.procrie.com.br/formaçaocontinuadaeconectivismo/ Embora trate-se de ensino à distância, existem lições aplicáveis a qualquer momento, inclusive nos lares. Muito próximo, também em destaque lá no alto da tela, vejam a difusão e aceitação do que venho realizando há dois anos em www.procrie.com.br/procrienoprezi/
Já que vão iniciar uma discussão séria, peço aos interessados uma breve passagem por lá e percebam a minha preocupação em dirigir-me aos professores para "Aprender a Ensinar" qualquer coisa.
Boas leituras!
Por
Dianne Cristina Souza de Sena
em 28 de Outubro de 2011 às 21:45.
Atualmente observamos que os alunos vem com um conhecimento antecipado aos professores e escola. Ou seja, as informações atuais, que surgem nos meios de comunicações, apresentam uma fonte de informação para os alunos. Mas será que é o conhecimento de que ele precisa? Será que ele está aprendendo com essas avalanche de informações? As mídias atuais, com capacidades de produzir, armazenar e distriubuir informações, origina criancás e adolescentes precoces em conteúdos, temas que será no presente ou futuramente conteúdos do currículo escolar e do Projeto politico pedagógico. Sim, o professor tem que se atualizar e tem que está preparado para essas novas tecnologias, novas evoluções e revoluções do contexto social, local-global. A mundança ela é bem maior nas manifestações das práticas sociais e culturais. A preparação, no âmbito escolar, tem que ser tanto individual como coletiva. Percebo a resistência de alguns professores, mas infelizmente eles estão perdendo espaço para ferramentas que poderiam e poderão esta ajudando na sua ação pedagógica.
Ipod, telefone celular, tables, bluetooth, internet, televisão, rádio (on-line) jornais impressos e on-line, entre outros, são suporte tecnológico presente e futuro, real e virtual, inserido e incorporado no corpo destas crianças, jovesn e adultos.
Por
Kerllyn Trindade Coimbra
em 29 de Outubro de 2011 às 17:36.
"Ao pensar numa educação escolar contemporânea que foi desenvolvida para atender aos interesses e
necessidades capitalistas, mais precisamente num sistema político neo-liberal em que a ênfase se dá na
individualidade, na igualdade e liberdade dos homens, é válido refletir a respeito de qual homem pretende-se
formar neste contexto (Fabiane Aparecida Rovina Ferreira)."
"Nessa direção (CASTANHO,1989) aponta que numa sociedade humana, os aspectos sociais e de trabalho
devem ser considerados e a pessoa deve se encontrar no trabalho e descobrir tanto a relação cooperativa
quanto a amizade entre as pessoas."
Sendo assim, usufruir dos meios e das vantagens possibilitadas por eles para melhorar a qualidade de ensino, é ao meu ver uma maneira válida de trabalho, ainda mais quando esse tipo de intereção, muitas vezes prende a atenção dos alunos, proporcionando uma maior atenção, e quem sabe um melhor aprendizado. Mesmo assim, acho que o tema deve ser pensado e trabalhado, afim de ter propósitos bem definidos e rigorosamente trabalhados. Além do mais, o nosso país ainda não tem, na minha opinião, condições de implantar o sistema em todas suas escolas, principalmente porque demandaria muito tempo até que conseguissemos um trabalho de excelência no campo, com qualificação dos professores, e material para efetuar o trabalho.
Por
Pedro Henrique Sena Ferretti
em 31 de Outubro de 2011 às 12:07.
De fato atualmente a inserção da tecnologia em várias áreas já é um fenômeno cada vez mais presente , no contexto escolar esse fato é bastante evidenciado pela grande diferença de pensamento e atitude dos jovens de hoje em dia, as brincadeiras de rua tradicionais e que sempre foram populares entre os jovens, estão sendo substituídas gradativamente por jogos eletrônicos , fato que é preocupante devido o crescente aumento de jovens que estão acima do peso, e essa situação acaba se refletindo no contexto escolar.
Por
Wiviane de Souza Martins
em 2 de Novembro de 2011 às 18:44.
O que deve haver é um equilíbrio, não tem como negar o crescimento e a influência da Tecnologia da Informação nos dias atuais, mas também o acesso dos pequenos a ela deve ser dosado, selecionado, ensinando-os a utilizá-la de forma crítica; porque eles precisam de tempo e estímulo para brincar daquelas brincadeiras antigas, hoje deixadas de lado, mas não menos importante (no meu ver, ainda muito mais importante), onde as crianças tem oportunidade de desenvolver habilidades motoras, sociais e até mesmo cognitivas.
Por
Thúlio Luiz
em 2 de Novembro de 2011 às 19:49.
Hoje em dia, as crianças já nascem rodeadas de tecnologia por todo lado. Desde uma simples calculadora moderna que os pais tem em casa, até um computador de ultima geração. Com tanta tecnologia presente na vida destes alunos, é inevitável que ele se enteressem desde cedo pelas novidades do mundo moderno, e que passem a manuzeá-las para brincar. Com isso, as brincadeiras mais antigas como, brincadeiras de roda, de boneca, de carrinhos, pular corda, jogar bola e etc, passam a ser deixadas de lado para dar lugar à jogos virtuais, onde não há de maneira direta a presença de um amigo para brincar.
Nós enquanto professores de Educação Física, temos uma grande arma nas mãos, pois podemos trazer esta criança para uma socialização com as outras, trabalhando atividades lúdicas em nossas aulas. É nesta fase que precisamos voltar nossa atenção e darmos a elas estímulos motores para que este desenvolvimento seja feito gradualmente, junto com seu intelectual.
Por
Marcus Pires Silva
em 3 de Novembro de 2011 às 14:24.
Estas questões que esta sendo debatidas é muito importante para nos professores hoje estamos em um mundo repleto de tecnologia a nossa volta estas que em muitas vezes desperta o interesse das crianças pelo seu fácil acesso a elas, assim deixando de lado os divertimentos passados, quando era ser criança você correr na rua brincar de pique e outras atividades, atividades que desenvolvia a socialização da criança e suas coordenações motoras e outras habilidades, passando a ser uma atividade individual onde a criança se distraí na frente de um computador ou vídeo game, sem ter uma socialização e um desenvolvimento motor assim podemos relacionar varias influencias que este tipo de tecnologia esta trazendo para nossas crianças as questões de sobre peso na infância e outras doenças, então nos professores temos que estar ciente da pedagogia de ensino que devemos trabalhar esta questão sem retirar de vez estas crianças deste convívio, mas diminuir este costume trazendo esta criança para novos hábitos no seu dia a dia.
Por
Waldir de Meira Albuine
em 4 de Novembro de 2011 às 10:29.
Concordo com meu amigo Tulio,pois as crianças de hoje nao se interessam por brincadeiras que fizeram sucesso em tempos passados.Mas por outro lado os pais tambem nao incentivam tais habitos na vida das crianças,devido a outras preocupaçoes como trabalhar fora,a falta de tempo de estar com seus filhos. E com isso as crianças tem mais interesses pelo novo e pelo o que e oferecido pela midia.A tecnologia e bem vinda sim ,mas nao pode ser uma ferramenta totalmente especifica no cotidianno dos alunos,porem e preciso que os alunos experimentem outras vivencias ludicas no seu processo de ensino aprendizagem.A Educaçao Fisica Escolar esta comercializada pelo fato de que as atividades praticas estao sendo desenvolvidas somente dentro da escola ou nao ,depende tambem do professor trabalhar esta questao para que nao seje extinta tambem do nosso ambiente ludico.
Por
Daniel Júlio de Araújo
em 4 de Novembro de 2011 às 14:24.
Ao analisarmos a nossa infância assim como a dos nossos pais, avós e as crianças de hoje em dia, devemos levar em consideração vários fatores um dos principais seria as tecnologias existentes em cada geração. Toda geração tem um nível de tecnologia desenvolvidos com o tempo e as necessidades de cada época, sendo assim na sociedade atual com a disponibilidade de tais tecnologias para todos, e com o acesso de tais, neste caso por crianças, cabe aos profissionais de educação saber trabalhar com os alunos, seja por meio destes aparelhos eletrônicos ou não, facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
Por
Priscila Medeiros Aquiles
em 4 de Novembro de 2011 às 21:57.
Atualmente com a inserção da tecnologia as crianças estão cada vez mais vidradas nesse meio virtual e acabam deixando de lado as brincadeiras tradicionais. E nós enquanto professores, devemos proporcionar aos alunos, aulas motivadoras, brincadeiras que chamem a atenção e despertem interesse em realizar, procurando resgatar essas brincadeiras tradicionais que foram perdendo seu espaço para a tecnologia, e que são de grande importância para o desenvolvimento motor da criança.
Por
Elizabete Lacerda da Silva
em 5 de Novembro de 2011 às 00:22.
Realmente hoje a tecnologia vem ganhando espaço junto às crianças que antes passavam o dia brincando, e hoje dedicam grande parte do dia em frente ao computador, isso reflete no número de crianças acima do peso, que trocam a pratica de atividade física, interação com outros amigos, pelo amigo virtual ou jogos na net.
Cabe ao professor de Ed. Física que tem essa proximidade maior com aluno, proporcionar a eles as praticas variada de atividades recreativas e de esporte. Contribuindo para a aprendizagem e também para a saúde de crianças e jovens.
Por
Carlos Alberto de Souza Júnior
em 8 de Novembro de 2011 às 21:31.
Como dizem nossos colegas acima, hoje em dia a tecnologia esta se alastrando dentre as crianças com enorme facilidade, dificilmente vemos uma criança que não tem um video game, um computador, um mini-game e etc. São inúmeros os aparelhos tecnológicos existentes em nossa atualidade, isso é sem duvidas o que mais causa a obesidade em nossas crianças. As Crianças só pensam em ficar no video game e no computador enquanto estão em casa, o cotidiano dessas crianças é: comer, ir à escola e jogar, todos os dias a mesma coisa, isso só poderia levar nossos alunos para o caminho da obesidade. Mas nós professores de Ed. Física podemos ajudar essas crianças mostrando-os o caminho do esporte ou atividades lúdicas que façam com que os alunos se motivem a participar das aulas.
Por
Talisson dos Reis
em 9 de Novembro de 2011 às 21:28.
Olha hoje em dia é difícil para nós vermos crianças brincando nas ruas como antigamente, na era da tecnologia é difícil para nós vermos crianças interessadas em alguma atividade física. Já dizia Jorge Steinhilber, "Não sou contra o computador, mas a tecnologia nos levou a um desgaste, a uma ’desqualidade’ de vida física e temos que equilibrar essa situação. Podemos ter toda modernidade, mas com a consciência de que não se pode deixar o corpo enferrujar". Corcordo plenamente com o que ele disse, nós futuros profissionais de educação física, com a ajuda dos pais, devemos, não retirar de suas vidas o computador ou o videogame, mas fazer com que eles se interessem mais pela pratica esportiva do que pelo sedentarismo de ficar sentado cinco a seis horas em frente ao computador jogando. Devemos mostrar para essas crianças, através de uma metodologia de ensino, o quão benéfico será a prática da atividade física para sua vida a longo prazo, (vida adulta e velhice).
Abraço,
Talisson.
Por
Mauri Antunes Caldeira Neto
em 10 de Novembro de 2011 às 08:07.
O professor tem que invés de colocar que a tecnologia é seu inimigo colocá-la como uma aliada no ensino, mas isso é o que não acontece até mesmo porque o governo do Brasil não libera verba suficiente para tentar manter os alunos na escola, paga mal os professores e enquanto essa situação continuar assim a tendência é só piorar.
Por
Charlene Priscila Herculano de Morais
em 11 de Novembro de 2011 às 22:26.
Essa é uma questão bastante discutida atualmente, por um lado acho que o desenvolvimento da criança ocorre junto com o desenvolvimento do mundo, as crianças necessitam crescer sabendo o que as esperam futuramente, por um lado, afasta um pouco dos esportes, os jogos e as brincadeiras, o que estávamos acostumados estão perdendo um pouco seus valores, temos que caminhar também com a evolução global. Portanto a tecnologia e o desenvolvimento infantil têm sim seus pros e contras.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.