Estudo indica que atividades educativas experienciais ao ar livre podem mudar o comportamento de crianças.

 

A aventura pode ser um agente auxiliador importante na formação da moral e da ética das crianças. Um estudo de caso realizado pelo professor Flávio Kunreuther para sua tese de doutorado Educação ao ar livre pela aventura, permitiu uma constatação: um adolescente de temperamento difícil mudou a maneira como via sua realidade depois de ser exposto a atividades educativas experienciais ao ar livre, mudando também seu comportamento.


Dos 11 alunos presentes em uma expedição, um era advindo de um abrigo para menores. O caso chamou atenção depois de um relato da coordenadora do abrigo, que disse que o garoto teve uma mudança significativa em seu comportamento.

Os instrutores também avaliaram a mudança de comportamento durante o seguimento do curso: antes muito agressivo, ganhou noções de trabalho em equipe e conseguiu se achar útil dentro de um universo antes desconhecido para ele. Na natureza, ele pôde usar seu vigor físico para ajudar o grupo em determinadas tarefas, como carregar a mochila dos companheiros. “A estrutura escolar que a gente tem no Brasil não privilegia um garoto com um vigor físico desenvolvido. A educação experiencial ao ar livre deu a ele a chance de ser útil, que não lhe foi dada no ambiente urbano”.

Analisando o caso, Kunreuther diz que houve uma combinação de fatores que foram responsáveis pela mudança de comportamento do menino: a combinação da maturidade biológica com a educação formal e a experiência da aventura . O pesquisador respalda essa observação com as teorias de Piaget e Dewey, que dizem que a pessoa se desenvolve por meio da combinação dos três elementos acima citados e pela experiência seguida de reflexão e a combinação de fatores externos e internos.

Situação no Brasil

A educação experiencial por meio de atividades de aventura na natureza é pouco explorada no Brasil.


A situação de aventura aproxima os alunos da natureza e da questão ambiental. “Não dá para advogar por algo que você não conhece. A única maneira de envolvê-los é se eles experimentarem. Se você não vê uma nascente, como entender este pedaço de água que passa pela cidade?”

Para alguns, uma aventura na natureza pode servir para mostrar-lhes que são pessoas urbanas e que não gostam dos desconfortos da vida ao ar livre e isso é, em si mesmo, um aprendizado válido. “As pessoas também podem se conhecer por aquilo que não são e não gostam”. Para outros, uma experiência educacional de aventura pode alterar suas vidas, reaproximando-os do meio natural e tornando-os defensores da causa.

 

Matéria na integra: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/a-experimentacao-como-alternativa-para-a-educacao-fisica-escolar

 

 

Sendo assim, gostaria de debater tal assunto com os integrantes da comunidade, e saber suas opiniões e se utilizariam da natureza para educar seus alunos.

Comentários

Por Larah Veggi
em 14 de Setembro de 2011 às 21:59.

Amigo Gustavo, em minha opinião a atividade na natureza pode ser muito interessante é mais uma alternativa de aula muito válida e que desperta interesse nos alunos ganhando assim o aluno pra você. È um pouco complicado pelo pequeno tempo de aula, e por poucas aulas que são para separadas para a Educação Física, mais dependendo do interesse do professor e da ajuda da escola pode ser como projeto de extensão, em um sábado. Porém eu como estudante já tive oportunidade de vivenciar, quando a aula de Educação Física era uma após a outra 2 tempos de 50 minutos e perto da Escola tinha um mata, vivenciamos a modalidade Trekinig entre outras modalidades por várias vezes e todos gostavam muito e era muito válida. 

Por Luan Carlos Guimarães Souza
em 17 de Setembro de 2011 às 18:24.

Acho interessante essa questão de diversifica o ambiente principalmente se for a um ambiente natural.

 Seria uma experiência muito valida, e traria bons resultados. Essa diversificação pode trazer uma mudança positiva na vida de uma pessoa sim, como vemos alguns estudos comprovados por alguns mestres da psicologia. Diversificando o ambiente no caso para alunos é uma forma de tirá-los um pouco da rotina das quadras e leva-los também a novas experiências motoras que estão relacionadas a pratica de atividade física, com certeza é uma boa idéia mais não no horário de aula,  pois não daria tempo para se aproveitar esses ambientes, que geralmente são afastados da zona urbana, talvez numa ocasião especial cairia muito bem para os alunos.

Por Vitor Henrique de Lima Falci
em 8 de Novembro de 2011 às 21:40.

Esses tipos de aula deve sim ser realizada, pois e muito importante que o aluno tenham contato com a natureza e possa saber que a educação física não e só jogar bola ou fazer atividades dentro da escola, alem de conseguir diversificar o conteúdo de suas aulas e ter um repertório maior de variedades de atividades para propor para seus alunos.

Por Priscila Medeiros Aquiles
em 15 de Outubro de 2011 às 16:25.

Na minha opinião, acredito que é muito válido utilizar a natureza para educar nossos alunos, pois irá proporcionar aos alunos um ambiente diferente do que está acostumado diariamente a freqüentar e estimular então o interesse dos alunos, desenvolvendo então práticas nesse ambiente natural e quem sabe despertar nos alunos que não gostam de praticar as atividades, possam ter uma visão diferente e que as aulas de Educação Física proporciona várias possibilidades de serem desenvolvidas em qualquer ambiente. Mais concordo com a minha amiga Larah que diz que é complicado desenvolver essa atividade em tão pouco tempo de aula e que seria melhor a partir do interesse do professor e da escola oportunizar um horário fora de aula para que aconteça a prática.

Por Giovani Augusto de Queiroz
em 16 de Outubro de 2011 às 11:46.

Acredito que as aulas ao ar livre de educação física podem ser um diferencial a mais para que os alunos possam ter uma motivação para a prática de atividade física, mas acredito que o pouco tempo destinado as aulas de educação física, além de espaços verdes nas áreas urbanas dificultam a implementação dessa nova experiência. Estar ao ar livre proporciona além da interação com o meio ambiente um convívio humano diferente do que é presente dentro da rigidez das normas escolares, o que pode ajudar os alunos a se sentirem mais receptivos e mais estimulados a falarem sobre si e demonstrarem suas habilidades e dificuldades.

Por Patricia Santos Carneiro
em 19 de Outubro de 2011 às 15:31.

Acredito sim que é valido as aulas de ar livre na educação física, por ser algo diferente, que sairá da rotina dos alunos que ficam dentro de sala de aula, alcançando maior motivação  e interesse por atividades físicas de uma forma prazerosa.

Por Rony Abelardo Corrêa Vaz
em 6 de Novembro de 2011 às 22:31.

Com a utilização da natureza nas aulas de Educação Física, conseguimos montar atividades interessantes, aperfeiçoando a capacidade motora dos alunos e também os conscientizando sobre preservação da natureza, fazendo com que o aluno perceba que atividade física e a natureza fazem parte de nossas vidas.

Por Rosilda Bernardo Mde Souza
em 7 de Novembro de 2011 às 07:58.

Com certeza seria uma boa para as aulas de Educação Física, além de favorecer a coordenação motora as atividades físicas ao ar livre proporcionam aos

alunos uma nova vivência, fazendo com tenham uma percpção de quanto a natureza é importante e como podemos nos beneficiar dela se agirmos

no pensamento de preservção. A falta de espaço pode ser sim um inpecilio, mas que pode ser driblado fácilmente pelos professores.

Por Carlos Alberto de Souza Júnior
em 8 de Novembro de 2011 às 16:23.

É valido sim, trabalharia com atividades ao ar livre com meus alunos pois, atividades onde os alunos precisam sair do seu cotidiano que é a sala de aula os motiva muito. Falo isso por experiência própria, quando o professor nos tira de dentro da sala de aula para nos levar para fazer um trekking(por exemplo), isso é muito bom, motivante, e alem de tudo é uma nova experiência. Alem de tudo os alunos poderão ter um contato com o meio ambiente, coisa que hoje em dia é muitíssimo rara. 


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