A importância do profissional de Educação Física nas escolas.

A Educação Física é uma disciplina muito importante no currículo escolar, muitas pessoas acham que não passam de um momento de lazer e descontração, deveríamos acabar com este paradigma, pois, esta disciplina é responsável para o desenvolvimento motor e cognitivo, das crianças, ajudando a prevenir o sedentarismo e consequentemente prevenindo doenças como: obesidades, diabetes, problemas cardíacos, etc.

            A aula de Educação Física nas escolas são diferentes do simples “brincar” em casa, pois, nas aulas elas são instruídas pelos professores, pois, são eles que delimitam que as crianças trabalhem coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, agilidade  e conhecimento sobre o corpo.

            E hoje o governo determina que professor regente do 1° ao 5 ° Ano ministre disciplina nas escolas do Estado e com isso estão desqualificando o curso e o profissional de Educação Física. Assim não favorece o professor regente, que agora é “forçado” a trabalhar em uma disciplina na qual não está preparado.

            “Os professores regentes têm alguma ideia do desenvolvimento da criança e a forma como eles aprendem, mas não estão preparados para dar aulas de Educação Física”, afirma o coordenador do curso de Educação Física de uma faculdade de Varginha, Guilherme Eugênio Van Keulen.

            Segundo o Art. 4° da Resolução da Secretaria da Educação n° 2253, de 9 de Janeiro de 2013. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental os componentes curriculares de Educação Física serão ministrados pelo próprio regente da turma, exceto quando na escola já houver professor efetivo ou efetivado pela Lei complementar n° 100, de 2007, nesses componentes curriculares.

            Por tanto a valorização das atividades físicas e esportivas por profissional de Educação Física é uma questão de saúde e responsabilidade social.

Será que os professores regentes serão capazes de ministrar as aulas de Educação Física corretamente não tendo os conhecimentos necessários?

 

Autores: Luana das Graças Silva Martins 12.1.7994 e Daniel Sodré Vieira 12.1.7996.

3 ° Período- Educação Física- Licenciatura

Disciplina: Pedagogia da Educação Fisica

 

Referencias bibliográficas:

hojeemdia.com.br

Revista EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 

 

 

Comentários

Por Jairo Antonio da Paixão
em 7 de Julho de 2013 às 15:55.

Luana e Daniel,

Em primeiro lugar, parabenizo-os pelo questionamento que apresentam aqui no CEV sobre uma problemática atual enfrentada pela Educação Física e seus profissionais.

Ao meu ver, os profissionais de pedagogia, em sua maioria, não contam na matriz curricular de seus cursos de formação a disciplina voltada à metodologia da Educação Física como aquelas das áreas do português, matemática, georgrafia.... que, por sua vez, em muito contribuem para que o supervisor possa contribuir no planejamento dos professores ao longo do período letivo nas escolas. Bem, lembre-se que menciono aqui um conhecimento prévio do pedagogo para auxiliar no planejamento. Quando se fala em assumir o conteúdo como professores, em uma área na qual não tiveram formação superior, tanto para pedagogos e peofessores regentes formados em magistério, aí a coisa se complica e muito.

Não podemos culpabilizar aqueles pedadogos e professores formados em magistério por assumir, ainda que precariamente essas funções. Com certeza, ao se anlisar o processo como vem se dando essa situação, nota-se que não se trata de uma opção para muitos deles. Em algumas escolas, assumir as aulas de Educação Física surge como uma imposição.

 

Por outro lado, não vejo aqui o professor de Educação Física totalmente como vitima dessa situação. É importante se observar o tipo de aula que se vinha oferecendo aos alunos dos anos iniciais pelos colegas. Em muitos casos, falo isso a partir de minhas experiencias como professor de Estágio Supervisionado em Educação Física nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, tem-se professores de Educação Física que conseguem ministrar aula, se posso chamar assim, abaixo da crítica e fora de qualquer pressuposto teórico que fundamenta teorias da educação e Educação Física escolar.

 

É preciso considerar esses elementos ao se analisar sobre a situação que se discute aqui.

 

Prof. Dr. Jairo Paixão.

 

 

Por Thiago Vittorazzi Fasolo
em 8 de Julho de 2013 às 13:47.

Concordo com o nosso amigo Jairo em partes. Tudo bem que ainda existam inumeros educadores físicos que sustentam a antiga pedagogia em ministrar suas aulas de forma ultrapassada, jogando uma bola na quadra e deixando seus alunos fazerem o que quiserem. Mas não podemos generalizar isso, e se ficarmos nesse pensamento dificilmente conquistaremos o nosso espaço novamente. Pois o professor de educação física é com certeza o mais apto a estar ali e trabalhar da forma mais correta para o desenvolvimento físico. mental e social da criança. 

Por Thiago Scarton Nascimento
em 26 de Julho de 2013 às 00:54.

Caros amigos CEVnautas,

como eu acabei de participar de um debate da mesma autora, venho participar aqui tambem e mostrar minha indagação com o que vejo e tenho que ficar calado perante a um problema que está sendo muito discutito nas instituições, o velho profissional de EF se assim podemos dizer. como o Professor Jairo e Luana Martins exclamou e muito outros professores exclamam e os professores que "só rolam a bola para os alunos"  estes atos o mercado irá selhecionar, já o fato de que os "orgãos superiores" querem tirar o poder de nós professores de EDUCAÇÃO FÍSICA de ministrar aulas no ensino infantil, vou me pronunciar do mesmo modo que eu já pronunciei em outro debate " sabemos de cada complicação ou atitude a ser tomada e o que ministrar em nossas aula, e não uma porfessor " sem nenhum tipo de descriminação" pedagogo ou um monitor tecnico ou quem seje, do mesmo jeito que eu não ministro dose de medicamentos, nem vendo remedio e muito menos ministro aula de portugues " deu para perceberem né rsrs", cada um no seu areá." então devemos dar mais valor no que é proposto por nos e abrir um sorrisoporque foi para isso que estudamos correto? vamos mudar e chamar de NOVA educação física, com alegria, disposição, e trabalhar um todo dos mesmos seje ele qual area da educação a ser tratada.

Abraçço caros amigos.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 26 de Julho de 2013 às 09:07.

Professores Jairo e demais participantes desse debate,

Passo a ter imenso respeito pelo Professor após conhecer seu currículo. Percebo que tem suficiente formação teórica em Pedagogia, que o credencia a discorrer sobre o assunto. Entretanto, os mais velhos (sou um deles) têm algo que os mais novos ainda estão por adquirir: a experiência ou vivência. Não é por acaso que sempre é lembrado que "Educar é uma Arte".

Esta lembrança nos leva a indagar qual o perfil mais indicado para um indivíduo assumir a educação de crianças: um pedagogo ou professor de Ed. Física? Se nos aprofundarmos no tema vamos constatar algumas deficiências na formação de ambos que, em última instância, se resume no ensino da Pedagogia. Isto porque a má formação de professores pedagogos influencia diretamente o ensino da cadeira nas escolas de Ed. Física. Este fato vem se perpetuando e se alastra pelo país até nossos dias e pouquíssimos têm a coragem de tocar no assunto. Lembro que há alguns anos, em reportagem de página inteira da Folha de São Paulo  uma Doutora e Professora de Pedagogia de uma das maiores universidades brasileiras, Secretária de Educação do estado, denunciou este mau ensino. (não me recordo seu nome).

Em suma, a guerra ou relação entre TEORIA vs. PRÁTICA permanece intocável, tanto na Pedagogia, quanto na Educação Física. Enquanto não melhorarmos a formação dos primeiro, todo o processo de formação de outros professores em quaisquer áreas estará seriamente comprometido. Todos têm precariedades para ensinar a qualquer indivíduo, não importa sua idade. Para chegar a esta conclusão levei anos lendo, pesquisando, observando, entrevistando profissionais, inclusive acadêmicos, tanto de pedagogia, como de Educação Física. E em dados momentos, outros professores universitários de diversas áreas. Antes que me contestem, façam uma pesquisa não só em sua cidade ou local de trabalho, mas até nos grandes centros. A minha foi no Estado do Rio de Janeiro, em universidades públicas e particulares.

Este assunto - Teoria vs. Prática - motivou-me a construir um blogue e dar uma contribuição ainda que pequena, aos jovens estudantes. Visitem www.procrie.com. br/ , com a pretensão de Aprender a Ensinar, ou discutir o melhor caminho.    

Sobre Pedagogia do Ensino ofereço um linque: PROCRIE NO PREZI. O internauta é convidado a participar do projeto educacional Contributo ao Desenvolvimento do Voleibol, onde estão propostas de discussões sobre o ensino desportivo nas escolas. São questões a serem analisadas relativas a Métodos e Pedagogia. 

Boas leituras!

Por Windiayara Gomes Marques
em 31 de Julho de 2013 às 10:47.

Com certeza,isso apena facilitara o comodismo que se aloja na vidas das crianças e jovem da atualidade ,já era dificil o trabalho do proficionalde educação fisica antes,imaginem agora! e principalmente no momento que se da a evolução social devemos manter o posto do profissional para que pelo menos a pate do desenvolvimento fisica não seja esquecida pelo processo e pelo progresso.

Por Sydonio Martins Peixoto Neto
em 1 de Agosto de 2013 às 13:09.

A meu ver, não concordo com essa lei, pois como já foi dito o professor regente assumir a aula de Educação Física, eles não possuem estudos científicos sobre o desenvolvimento motor e cognitivo que os professores de Educação Física possuem, por tanto antigamente e ate nos dias de hoje os professores só rolam bola para os alunos jogarem futebol enquanto outros alunos não fazem nada, as meninas ficam conversando e não praticam nenhum esporte e com isso não trazendo beneficio nenhum a sua saúde, talvez isso aconteça porque esses professores não tiveram uma formação adequada em seus cursos, oque não esta acontecendo em meu curso, pois sempre em minhas aulas os professores enfatizam a importância de sermos excelentes profissionais para acabar com o famoso rola bola e sim educar nossos alunos de forma certa e fazendo os mesmos aprenderem a importância das atividades físicas em suas vidas.

Por Luana das Graças Silva Martins
em 1 de Agosto de 2013 às 14:55.

Galera muito obrigada pelos comentários eles estão me ajudando muito.

Sydonio muitas vezes as universidades  ensinam que os alunos futuros professores devem ensinar os alunos e pararem de rolarem a bola, mas não sei oque acontecem com eles, estudam tanto pra chegar lá e só rolarem a bola.

Por Camila Teixeira Guimaraes
em 1 de Agosto de 2013 às 16:58.

Não posso deixar de concordar com o que foi escrito pela Luana e pelo Daniel, é notório a crescente busca e ampliação do mercado de trabalho para a Educação Física, isso devido ao fato das pessoas estarem cada vez mais estressadas com a correria do dia a dia, que como todos nós sabemos pode ser aliviada através da prática de atividades físicas. Porém no contexto escolar esse mérito e busca pelo profissional na escola está deixando de existir. Não consigo compreender quais as explicações apresentadas pelos regentes da Educação, principalmente das escolas Estaduais em excluir as aulas de Educação Física com professores capacitados para essa função nos anos iniciais do ensino fundamental. Sabemos que infelizmente existem profissionais não só nessa área, mas como em todas as demais lecionadas dentro de uma escola, que não se importam com a total qualidade daquilo o que deve ser ensinado, mas o que não compreendo é porque somente a área da Educação Física sofre dentro da escola. Porque os professores da disciplina ficam responsáveis pelos alunos quando se tem reunião pedagógica na escola? Porque algumas instituições acham que as aulas de Educação Física não devem ser avaliadas como as demais?

Enfim, assim como os outros profissionais nós também nos capacitamos e estudamos não somente sobre esportes, como muitos pensam, mas sobre temas importantes que deveriam ser mais respeitados por algumas pessoas.

 

Por Cláudia Maria Pereira dos Santos
em 10 de Agosto de 2013 às 11:34.

Participei de um debate com o mesmo tema e mais uma vez, penso que é hora de nos posicionar diante do que representa realmente desenvolver um bom trabalho nessa área de atuação. Não é simplesmente criticar trabalhos desenvolvidos por profissionais mais velhos ou recém-formados, generalizando o perfil, mas sim, depararmos com a real situação de que muitos dos nossos colegas de profissão não estão se dedicando como deveriam. A busca pelo conhecimento e aprimoramento de nosso trabalho deve ser constante e penso que assim como temos colegas que não se aperfeiçoam em suas práticas, buscando superar os obstáculos que surgem na profissão, há profissionais de outras áreas, que frente a oportunidades como essa (apresentada aos professores regentes de 1º ao 5º ano...), correm para apresentarem-se aptos a desenvolver um trabalho que satisfaça aos interesses de quem aprova uma resolução como a que foi mencionada acima.

Vamos lá colegas! É hora de mostrar que “aula de EDUCAÇÂO FÍSICA é mesmo para PROFESSORES DE EDUCAÇÂO FÍSICA”! 


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