A PREDOMINÂNCIA DO CONTEÚDO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
De acordo com a minha percepção sobre alguns artigos que tenho lido, bem como o capítulo III do livro Educação Física e Aprendizagem Social (Bracht, 1992), “A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo... capitalista”, que marca um momento histórico dos debates envolvendo as abordagens críticas da Educação Física sobre esporte e Educação Física escolar, nota-se, ainda, nos dias atuais, que o conteúdo esporte predomina nas aulas de Educação Física, não somente pelo fato de ser preferência dos alunos ou dos professores, mas sim por ser um dos mais veiculados pela mídia, e tudo que é noticia vende, e vende bem. Sendo assim, com as manchetes em jornais e revistas, mostrando o sucesso dos atletas de alto nível e os salários exorbitantes dos jogadores de futebol, por exemplo, fica muito difícil para que algum outro conteúdo seja inserido nas aulas, visto que, vivendo em país capitalista, somos condicionados a buscar formas de ascensão social.
Como estudante do curso de Licenciatura em Educação Física, gostaria da opinião dos colegas quanto ao assunto, se concordam ou não.
Comentários
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Luan Carlos Guimarães Souza
em 7 de Setembro de 2011 às 14:20.
Concordo, pois á uma influência muito grande devido à mídia e aos poderes capitalistas que incentivam ao esporte, devido aos interesses para levar o nome de nosso país à frente, o que também é importante, pois no meu ponto de vista o esporte é muito completo, ele da chance do aluno descobrir em que é bom e poder chegar até ao alto rendimento. E não é só isso eu vejo que o esporte tem uma influência muito grande em formas de disciplinar e educar um aluno por isso tem essa predominância.
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Carlos Alex Martins Soares
em 7 de Setembro de 2011 às 15:13.
Caríssimos, me perdoem por discordar: "[...] não somente pelo fato de ser preferência dos alunos ou dos professores, mas sim por ser um dos mais veiculados pela mídia, e tudo que é noticia vende, e vende bem".
O esporte é o conteúdo-mor por que os professores assim o querem. Eles não são "atropelados" pelos alunos, mas sim preferem o mais fácil, pois pega a ÚNICA BOLA da escola e deixa todos contentes: os alunos por que fazem o que queriam e a direção por não ter problemas com o desmpenho dos alunos em educação física. E mesmo em escolas que tem abundância de materiais a situação é a mesma.
Em 1980 a mídia não era tão forte como é hoje e todos queriam jogar, jogar, jogar... Sei por que fui adolescente no início dos anos 1980 e era o que qeuria, mas fazia o que o professor detemrinava na aula, por que ele preparava uma aula!
Capitalismo x ??????. Ora, o socialismo usava de tortura e do esporte para defender suas teses. Os cubanos não tem o que comer, são massacrados e veem no esporte uma opção de ascenção social - atleta em Cuba é elite: vive melhor, come melhor e recebe melhor. Mas não tem material esportivo para treinar (a equipe de Cuba apertou o Brasil no Pré-Olímpico de basquete e, depois do jogo, pediu para os jogadores brasileiros lhes darem o tenis que tinham jogado. Se fizeram isso nos quatro jogos, levaram tenis para dois anos de competição).
Então, é quem versus quem? Quando o professor é titular da disciplina de Biologia da Educação Física e não dá a matéria por que ;e contra o sistema, mas mama no salário de doutor de universidade federal (ou privada) ou mesmo quando o professor de fiosologia diz que didática e pedagogia do esporte é perda de tempo e papo de revolucionário eles estam criando esse caos na escola e na cabeça dos jovens alunos que irão tornar-se professores e não saberão o que fazer. Aí perceberão que a biologia, a pedagogia, a política são necessárias, mas nem A e nem B estão corretas isoladamente. Elas complementam-se.
Eu sou um professor pró-esporte, mas em aulas regulares dou aulas de ginástica, alongamento, atletismo, trabalho a questão aeróbia, ensino sobre jogos olímpicos e copa do mundo, dou tema pra casa... Dou aulas teóricas e práticas e faço avaliações. Aprendo com elas e faço os alunos estudarem. E dou aulas nas mesmas escolas que a maioria: públicas! Se fosse em escola particular, daria aulas nos laboratórios de informática também... Tem cada quadro e interatividade!!! Isso é fácil? Claro que não! Me estresso com as direções das escolas, com os alunos, com os pais, mas mostro que educação física não é recreação e que eu não sou recreacionista ou atleta, sou um educador.
Me recuso a largar uma bola e ficar sentado. Já fiz o teste e é horrível - após ser pressionado por uma escola e tentar ser "igual aos outros professores de educação física" como fui orientado. Me senti roubando aqueles alunos...
Não façam isso. Não culpem o capitalismo. Não culpem a mídia. Busquem seus lugares ao sol fazendo o que estão estudando para fazer: ensinar os jovens (gordos, magros, feios, bonitos, atléticos, habilidosos, descoordenados) a praticar atividade física e esporte. No futuro, eles escolherão o que é melhor para cada um deles, mas vocês deram a oportunidade para que todos possam escolher ser ativos ou sedentários, atletas ou praticantes casuais do esporte. De novo: é fácil? Claro que não! Mas fazer o meu melhor, com as condições que tenho a disposição, é dever moral de todo educador.
É o que penso e tento fazê-lo pela minha cabeça: "dubito, ergo cogito, ergo sum".
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Gustavo Pereira de Paula
em 7 de Setembro de 2011 às 19:40.
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Gustavo Pereira de Paula
em 7 de Setembro de 2011 às 19:44.
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Gustavo Pereira de Paula
em 7 de Setembro de 2011 às 19:57.
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Larah Veggi
em 7 de Setembro de 2011 às 23:01.
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Larah Veggi
em 7 de Setembro de 2011 às 23:01.
Em minha opinião essa frase “... não somente pelo fato de ser preferência dos alunos ou dos professores, mas sim por ser um dos mais veiculados pela mídia...” diz tudo. Não somente pelo fato de ser a preferência, ou seja, o esporte é a preferência da maioria sim, tanto dos professores quanto dos alunos, e não é só por causa da mídia, por que se não, ia existir só o esporte futebol nas escolas. Agora são vários motivos pelo qual o esporte é dominante, pode ser pela mídia, pode ser pelo fato de ser mais fácil de trabalhar igual nosso amigo falo em cima, ou pelo simples fato dos alunos preferirem o esporte coletivo, entra outros motivos. Outra coisa que queria destacar é que na graduação temos várias modalidades, porém o esporte é predominante, tanto no esporte adaptado ou o esporte propriamente dito, pode ser outro motivo do esporte ter essa predominância nas aulas de Educação Física Escolar.
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Roberto Affonso Pimentel
em 8 de Setembro de 2011 às 11:11.
Parabéns à Emiliana e ao Carlos Alex, bem como aos demais interessados.
Como o tema parece que pode ser traduzido em "Bom Professor", teço breves comentários nesse curto espaço, até para não cansá-los.
Contributos para a Escola. O trabalho que venho desenvolvendo no Procrie apresenta sugestões para Prefeituras – Secretarias de Educação e de Esportes e Lazer - e mais do que isto, oportuniza um diálogo entre os mais proeminentes protagonistas, o docente, o aluno e os responsáveis. Aos demais agentes educacionais da escola, especialmente a direção pedagógica caberia criarem as condições para esse desenvolvimento. Fala-se muito em dificuldades, problemas, salários etc., mas ao longo de mais de duas centenas de textos só olhei para frente, desconsiderando as aparentes dificuldades e relegando-as ao esquecimento, e formatando uma nova ótica ao focar o ensino esportivo escolar.
Creio que os escritos são suficientes para iniciarmos um trabalho cujo objetivo a alcançar a Qualidade no Ensino. Para tanto, aqueles que estiverem engajados deverão adotar uma atitude bastante realista e batalhadora. Toda mudança, sabemos, implica em muito suor, perseverança e acreditar no que se está a produzir.
Infelizmente, estou para ver um diretor pedagógico que opine sobre Educação Física na sua escola. É uma lástima! Daí o mau profissional – caráter e instrução acadêmica – ficar à vontade para oferecer os exemplos que todos já sabem e certamente sentiram na própria pele. Têm notícia de que algum pai tenha inquirido à direção pedagógica sobre o programa de Educação Física desenvolvido pela escola? É bem possível que, hipocritamente, lhe seja apresentado um arrazoado bem escrito (há anos) como a testemunhar que existe. E na prática?
Como ser um bom professor e produzir boas aulas? Com os olhos voltados para o futuro, empreendi o Procrie. Vejam de forma global o que se contém em http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/ . Especificamente no blogue (www.procrie.com.br) poderão debater alguns artigos ali postados: Ensinar Vôlei e Física, O Bom Professor (2 artigos) e muitos outros. Vale a pena especular na categoria Metodologia e Pedagogia. Postei inclusive notícia sobre congresso mundial em Portugal que discutirá a matéria.
Tenham cuidado no julgamento e interpretação do Procrie, pois está voltado para o ensino de qualquer desporto, e não só o voleibol. Este é citado na maioria das vezes por ser o que mais me dediquei no aperfeiçoamento do ensino. “Não diziam os professores antigos que era o mais difícil de ser ensinado”?
Boas leituras...!
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Gustavo Pereira de Paula
em 8 de Setembro de 2011 às 15:45.
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Gustavo Pereira de Paula
em 8 de Setembro de 2011 às 15:48.
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Gustavo Pereira de Paula
em 9 de Setembro de 2011 às 12:09.
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Gustavo Pereira de Paula
em 9 de Setembro de 2011 às 15:55.
Peço desculpas pelos comentários em branco à cima, mas é que estava ocorrendo algum erro. Espero conseguir postar desta vez.
Concordo com o amigo à cima Carlos Alex, quando disse "Eles não são "atropelados" pelos alunos, mas sim preferem o mais fácil, pois pega a ÚNICA BOLA da escola e deixa todos contentes: os alunos por que fazem o que queriam e a direção por não ter problemas com o desempenho dos alunos em educação física."
São poucos que querem ter trabalho de ficar preparando aula e avaliando, e já que os alunos querem é jogar bola, então que joguem. Esse é o pensamento da grande maioria. Pra que complicar se pode ser tão simples, uma bola e todo mundo se divertindo, ou quase todo mundo, pelos menos habilidosos que não interagem.
A mídia tem um pouco de culpa sim, mas a questão dos alunos quererem só jogar bola vem de costume familiar também, pois qual o primeiro presente que um garoto ganha? Na maioria das vezes uma bola. E concordo com o amigo que a mídia tem pouca culpa pois a muitos anos a mídia não era tão forte e acontecia o mesmo, só queriam bola.
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Otávio Gomide Costa
em 12 de Setembro de 2011 às 14:48.
Eu concordo com o posicionamento do debate, porém acho que a mídia deve ser encarada como um fator positivo.
Em relação ao professor ! Não podemos generalizar , essa imagem do professor " Rola Bola" tem que ser tirada de cenário, e se ficarmos levando por esse lado, do professor que prefere o mais fácil e pega a única bola da escola e deixa todos os contentes , só estamos alimentando essa imagem , o que provoca pra quem vê , uma visão ruim do Profissional de Educação Física, lógico que temos de ser realistas, ainda existem muitos professores "Rola Bola", mais acho que ja não tem tantos como antigamente, hoje em dia as coisas estão mudando e se o esporte é predominância no conteúdo da educação física, é porque ele engloba vários valores para criança, tanto social como moral. Hoje existe muitos professores com capacidades , de promover o esporte , com planejamento e avaliação agregando todos os valores do mesmo. Eu, como graduando de Educação Física com Habilitação para Bacharelado, mesmo não podendo atuar em escola, mais ja atuando em um projeto social , consigo ver o esporte como o princípio da ética e do ensinamento em relação a educação básica , ele não promove só a saúde mais também as partes cognitivas e psicológicas. Talvez o que a mídia reflete hoje, mais do que intenções capitalistas , insere a motivação para quem quer praticar , diminuindo assim até o percentual de marginalização e outros fatores negativos que influenciam nossas crianças brasileiras de hoje. E se o conteúdo das aulas tiver outro direcionamento , isso vai da capacidade de cada profissional em realiza-la.
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Janaina Silva
em 12 de Setembro de 2011 às 17:07.
Concordo com vocês caros colegas, o esporte é sim uma modalidade completa e que atrai a atenção de todos, tanto como crianças e adultos. Ao se falar em EFI Escolar não seria diferente, alunos e professores todos envolvidos única e exclusivamente com o esporte, sendo que, é bem mais fácil trabalhar este conteúdo nas aulas (os alunos gostam, algumas modalidades sao altamente divulgadas pela mídia) e é bem mais simples (menos trabalhoso) para o professor, que ao deixar a bola de futebol com os alunos, eles iram dividir o time e jogar durante toda a aula, deixando o professor tranqüilo e sem incômodos.
Mas acredito que cabe ao professor, e a nos novos professores, tentar introduzir outros conteúdos, saber dialogar com os alunos (buscando a participação de todos na construção de novas estratégias para se trabalhar com uma maior gama de conteúdos possíveis durante as aulas de EF escolar). Mas, claro que isso ira depender profundamente do professor, e principalmente, do trabalho que este terá para planejar suas aulas.
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Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 12 de Setembro de 2011 às 23:30.
Concordo plenamente com o posicionamento de todos os colegas acima. A mídia influência muito sim nossos alunos, pois tudo aquilo que ela passa se torna moda (ou seja, sabe vender seu produto). Por conta disso a educação física em nosso país se resume ao desporto futebol. O fato de nossa história com tal esporte, na maioria das vezes os próprios alunos pedem para jogarem. Pelo fato da influencia já está impregnada em nossas raízes, e por conta de professores denominados rola bola, será difícil a educação física no Brasil competir com tal fenômeno.
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Roberto Affonso Pimentel
em 13 de Setembro de 2011 às 08:18.
Professores,
Como estou afastado algum tempo do convívio com escolares, pergunto que atividades planejadas realizam atualmente os professores(as) nas aulas de Ed. Física com as meninas? E mais: o que fizeram outros professores(as) com vocês quando frequentavam os bancos da escola? Alguma coisa mudou? Seria a mídia também a grande vilã?!
Como a formação dos indivíduos - crianças e adultos - está diretamente relacionada com a atuação de seus professores em qualquer matéria, percebam o dano que se comete pela indiferença e descaso dos ditos "profissionais da educação". Subterfúgios sempre existiram e continuarão a ser evocados: é uma bola, o salário, falta de equipamentos, a mídia, a direção, chuva, vento, sol, calor e por aí vai. E o ensino universitário, especialmente a Pedagogia? Teriam tirado algum proveito dos ensinamentos para ministrar suas aulas? Querem mudar o mundo mas não sabem o que fazer. Percebam, então, que seus professores universitários também falharam e será natural que façam o mesmo. Para que isto não aconteça, persigam exemplos saudáveis de superação: aliem-se a quem possa realmente contribuir para uma melhor formação do "Bom Professor". Não é difícil, basta querer e um mínimo de coerência.
Juntem-se aos mais de 50 mil visitantes do Procrie e discutam entre si os temas que selecionarem. Nos dois últimos anos foram consumidas mais de 90 mil páginas de leituras. Será que os professores descobriram algum conteúdo interessante?
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Priscila Medeiros Aquiles
em 8 de Outubro de 2011 às 15:34.
Concordo plenamente com os posicionamentos de todos os colegas acima, sobre a influência que a mídia tem sobre os esportes. E durante as aulas de Educação Física não é diferente, pois os alunos e professores a todo o momento estão trabalhando voltado para o esporte, devido a preferência de todos, e os professores na maioria das vezes não querem se comprometer a trazer algo diferente para as aulas.
Mas cabe ao professor trabalhar também outros conteúdos e não prender somente nos esportes, onde ele possa criar estratégias diferentes para que possa chamar a atenção dos alunos e crie com eles possibilidades de “negociar”, ora trabalhar os esportes, ora trabalhar outros conteúdos que o professor pretenda trabalhar.
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Bruno Linck da Silva
em 9 de Outubro de 2011 às 18:14.
O esporte é sim um conteúdo importante nas aulas de Educação Física, o problema são certos professores que só querem ficar neste conteúdo, e o pior, "esporte apenas por esporte". A influência da midia faz com que o esporte seja a preferencia dos alunos. O professor pode aproveitar isso para ensinar muitas coisas, vai depender de seu objetivo. Poderá trabalhar os temas transversais propostos pelos PCN’s, questões de respeito as regras, respeito ao proximo, ou mostras aos alunois como a midia influência a sociedade, entre outras coisas. Se o professor tiver um bom panejamento, poderá trabalhar com esporte muitas vezes, contanto que ensine algo de importância e que os alunos possam levar para suas vidas.
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Giovani Augusto de Queiroz
em 11 de Outubro de 2011 às 10:54.
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Waldir de Meira Albuine
em 31 de Outubro de 2011 às 19:42.
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Patricia Santos Carneiro
em 31 de Outubro de 2011 às 17:14.
Concordo com os colegas acima, sobre a influencia da mídia nos esporte que é muito grande em relação ao futebol. E nas aulas de educação física é a mesma coisa, pois o que predomina nas aulas é o futebol, daí cabe o professor trazer algo diferente para as aulas, mais nem isso acontece, pois alguns professores não têm o interesse de trazer algo diferente, eles querem é o “rolar a bola”.
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Carlos Alberto de Souza Júnior
em 8 de Novembro de 2011 às 15:27.
Os Esportes predominam nas aulas de EFI pois é o que mais chama a atenção dos alunos, nossos alunos gostam de competir, gostam de vencer, e não existe coisa melhor do que os esportes para saciar esta vontade de nossos alunos. Vejo também que nos esportes é possivel se trabalhar varios aspectos que são fundamentais para os alunos, como: cooperação, inclusão, motricidade e varios outros. E como disse nosso colega Luan, sem contar que no caminho dos esportes podemos achar grandes talentos que poderiam permanecer adormecidos eternamente.
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Gabriela Vargas Nunes
em 8 de Novembro de 2011 às 22:12.
Acho que os esporte predominam mais nas aulas de educação física devido ao comodismo de alguns professores.
Pois como a maioria das atividades esportivas esta relacionada com a "bola", então é muito fácil deixar a bola rolar, ao invés de procurar coisas novas para incluir nas aulas. E que na maioria das vezes é o que realmente interessa para os alunos.
Cabe ao professor, criar novas estratégias, buscando novas modalidades, novas atividades para incluí-las em suas aulas.
È muito importante mudar, diversificar.
Abraços.
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Francisco Roberto Carneiro
em 9 de Novembro de 2011 às 00:27.
O esporte é um dos conteúdos mais trabalhados na disciplina educação física, é um dos conteúdos que os professores de efi tem que ensinar em suas aulas, porem ele não deve ser o único a ser trabalhado nas aulas. Provavelmente se for o conteúdo exclusivo a ser trabalhado nas aulas ministradas na escola certamente vai ocorrer à evasão de alunos, o que causaria a preocupação de um profissional da área. Eu acredito que deve ser um dos conteúdos a ser trabalhado e não o único.
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Eduardo Rodrigues
em 9 de Novembro de 2011 às 01:59.
Acredito que essa disseminação do esporte é tanta no Brasil que os alunos vão pra escola para a aula de Educação Física para ter aula de esporte, pois o que sempre vemos é o aluno chegando para o professor e pedindo pra rolar a bola de futebol e tirar um “racha”, enquanto as meninas são vistas como uma representação nas aulas de Educação Física Escolar e tem sido marcada por manifestações de protestos, representadas pela indiferença e ausência de participação das discentes nas atividades propostas (Altmann, 2002). Percebe-se então que a evasão feminina nas aulas se da ao caráter masculino das aulas de Educação Física, acho que cabe a nós profissionais e futuros profissionais na área de licenciatura explorar mais a aula de EDUCAÇÃO FÍSICA, abordando também temas teóricos, que é uma coisa que alunos procuram na aula de educação física, ou seja, procuram uma dimensão do ensino conceitual, por exemplo: explicar como o corpo funciona durante as atividades (o coração como uma bomba para nossa sustentação vital, os pulmões), a importância de alongamentos, etc... Querendo ou não o maior meio de comunicação, a TV, “escraviza” as idéias de esporte nas aulas, onde conseqüentemente proporcionara um modelo de espelho com os atletas de alto rendimento, porém vale ressaltar que com a Rede Globo mostrando o tênis na novela das seis, instigara os alunos a experimentar esse novo esporte, o que deixa mais claro o império do meio de comunicação nas aulas de educação física.
E para quem tiver curiosidade sobre a informação que citei sobre o motivo de evasão das aulas de educação física pelas alunas vale a pena ler este artigo: AUTO-EXCLUSÃO NAS AULAS MISTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
REPRESENTAÇÕES DE ALUNAS DO ENSINO MÉDIO SOB ENFOQUE DE GÊNERO.
Por
Kerllyn Trindade Coimbra
em 10 de Novembro de 2011 às 10:51.
A mídia influencia sim, mas ainda acho que o histórico do esporte, e a forma pelo qual ele foi introduzido, ainda é o fator mais relevante no que diz respeito ao predomínio do esporte nos dias de hoje. Só de pensarmos que as aulas de educação física escolar acontecem na maioria das vezes em quadras, já conseguimos visualizar o quanto o esporte ainda é influente, neste contexto. O esporte é importante, sim! Mas a graduação, nos traz muitas outras possibilidades, que podem ser usadas inclusive no esino dos mesmos. Recentemente, fizemos um trabalho de pesquisa com os alunos da Escola E. Coronel Benjamim Guimarães, onde aplicamos um questionário semi-estruturados para alunos com faixa etária entre 11 e 17 anos, e uma das constatações, foi que o esporte ainda é predominante e preferência dos alunos inclusive, precisa-se saber mais, sobre a "causa", que acredito, dentre outros fatores, que esteja relacionado com o histórico do esporte no Brasil e no mundo.
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