Cevnautas da Educação Física Escolar,
No grupo CELeis, o Adm. ,Dr Puga, repassou uma mensagem em que eu tinha informado o endereço do livro do Regulamento 7, de 1934. Na resposta acabei contando um pouco a história de como o livro foi parar no CEV e da iniciativa pioneira, há mais de dez anos, de publicar na biblioteca do CEV um livro que virava e arrancava páginas para salvar o arquivo. Tudo com som.
Acho que vale repassar aqui. Desculpe a duplicação que já participa da cevleis.
Laercio
Laercio Elias Pereira 17:01 (Há 19 horas)
para cevleis
Cevnautas das Leis,
De vez em quando o nosso adm Dr Puga me prega uma homenagem repassando nossa conversa pra cá. ;-)
Vou aproveitar pra contar a historinha desse livro de 1934, que eu achei num sebo na Rua São Bento, perto da Faculdade de Direito da USP. Faz mais de 10 anos.
1. O nosso escráriário na época, Fernando Giannini http://cev.org.br/qq/fernando-giannini/ , hibernado na sede do CEV durante 5 anos em Muzambinho, e hoje CEO do curso aberto mostrado no Jornal Nacional Mandebem no ENEM http://www.mandebemnoenem.com.br, voltou pra São Paulo pra trabalhar com o apoiador do CEV Fabio Mazonetto, da Editora Phorte, que estava montando o Sistema de EAD (O Fernando é um dos maiores especialistas em tecnologia de apoio ao EAD do Brasil).
2. Mostrei o livro pros dois e eles se encantaram. O Fabio passou o projeto para o Fernando, que, com a equipe da Phorte, criou essa animação 10 anos antes de surgir o ISSUU. Por isso mantemos o logo antigo do CEV lá. Com Internet ainda precária o livro teve que ser dividido em muiiitos arquivos na época.
3. Os recursos são o de virar a página com som e rasgar a página para salvar (puxe com o mause) - o programa de salvamento ficou pra depois. Temos só o efeito e o som.
4. Como o livro é histórico pedi pra cevnauta de primeira hora, que fez o mestrado sobre o tema, Dra Silvana Goellner http://cev.org.br/qq/sgoellner/ pra escrever a apresentação.
5. O Editor Fábio ficou encantado com o livro antigo, explicando que recebia para editar livros com menos, digamos, competência, muitas décadas depois. Ele ficou como fiel depositário do exemplar.
6. A curiosidade, para quem não é da EF, é que esse Regulamento 7 foi o Método Francês usado pela Educação Física Brasileira por 3 décadas. Até que e Prof Listello http://cev.org.br/qq/auguste-listello/ , nosso mestre francês, avisou no primeiro dos seus 13 cursos no Brasil que esse Método Francês não existia na França.
7. Alguém descobriu que o obra não é igual à proposta original nas forças armadas na França. O livro teria recebido uma turbinada dos cientistas de Manguinhos que não eram , ou não ficaram, na área. Daí a perda de conexão.
Dá pra entrar por aqui pra ler a apresentação
Há o que investigar, pois.
Laércio
-
Laercio Elias Pereira
http://cev.org.br/qq/laercio
VOTE CONTRA O FIM DA EF NO SENADO! http://bit.ly/senadofimdaef
Em 1 de outubro de 2016 12:38, Alberto Puga escreveu:
Ops, Puga regulamento7
http://cev.org.br/biblioteca/regulamento-7-metodo-frances/
[]s Laercio
alberto puga,moderador
Comentários
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 3 de Outubro de 2016 às 08:35.
Laércio,
História e estórias estão dispersas. Gostaria de condensá-las em uma mesma "estante" na Biblioteca?
Veja algumas postagens interessantes:
- http://www.procrie.com.br/2012/02/07/escola-nacional-de-educacao-physica-e-desportos-parte-1-13685/
- http://www.procrie.com.br/2012/02/28/escola-nacional-de-educacao-physica-e-desportos-parte-2-13701
- http://www.procrie.com.br/2011/02/05/desporto-escolar-base-do-desporto-nacional-9256
- http://cev.org.br/comunidade/historia/debate/seria-escola-nacional-educacao-fisica-desportos-uma-nova-atracao-turistica-brasil-era-vargas/
Frequentei a ENEFD de 1965 a 1968, inclusive fui aluno de diversos professores "fundadores". O método (natural) francês era tido ainda como novidade, rivalizando com o "austríaco". A calistenia era tida como o ponto alto. Nos esportes (jogos), ainda estava por lá o prof. Jonas, que me honrou com um exemplar da regra de voleibol editada pela ACM de Montevidéu, a qual guardo até hoje e cito no livro História do Voleibol no Brasil. No atletismo a figuraça do prof. Oswaldo. E alguns outros, como Colombo, Maria Lenk, o diretor Waldemar Areno...
Se aceito, avise-me como proceder.
Por
Laercio Elias Pereira
em 3 de Outubro de 2016 às 10:26.
Prof Roberto,
Como cada nota nas comunidades vira um documento HTML, ou página na internet, a lista das URLs acaba de sser divulgada.
Laércio
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.