Um estudante de uma escola estadual em João Pessoa foi encontrado com uma arma na instituição de ensino na manhã desta sexta-feira. Segundo a Secretaria de Educação da Paraíba, o revólver estava no interior da mochila do adolescente, que não teve idade nem série divulgadas. Encaminhado para a Delegacia da Infância e Juventude, ele foi ouvido e entregue aos pais.

Ainda conforme a secretaria, a diretora da unidade recebeu uma denúncia por telefone de que o adolescente estava com uma arma. Ela acionou a polícia, Conselho Tutelar e os pais do jovem, que se reuniram com o garoto e abriram sua mochila. O órgão afirmou que o rapaz era um aluno aplicado nos estudos e sem histórico de problemas.

A questão é o seguinte: Como que um aluno considerado assíduo e aplicado nos estudos e que não apresentava nenhum histórico de problemas, poderia chegar ao ponto de portar um objeto perigosíssimo e levar para dentro de uma sala de aula? Gostaria de debater o assunto citado acima com vocês!

Um abraço,

Rodrigo Müller.

Comentários

Por Luan Carlos Guimarães Souza
em 5 de Outubro de 2011 às 14:20.

Já ouvi alguns casos desse tipo, mesmo que não fosse uma intenção desse aluno dispara-la contra alguém, que fosse uma aventura para ele portar uma arma, não justifica tal situação. Se esse aluno retira essa arma e sem querer dispara contra um colega ou um professor, ele não pode responder por seus atos então os pais devem estar cientes de que seus filhos levam em suas mochilas, ou até mesmo não possuam armas em casa, para que evite essas situações tão constrangedoras que tem acontecido em nossa sociedade.

Por Janaina Silva
em 5 de Outubro de 2011 às 16:37.

Concordo com o Luan, pois devido às características que foram apresentadas deste aluno, podemos chegar à conclusão que esta arma estava em um local de fácil acesso do aluno e que ele provavelmente não tinha a intenção de machucar os colegas (aja visto que não tinha nenhum histórico de problemas). Isso vem mostrar a falta de cuidado dos pais deste aluno ao portar uma arma em casa e não oculta-la do filho e ainda de não demonstrar certo receio de deixar o filho em casa com uma arma onde este sabe o local em que fica a arma. Temos conhecimentos de casos parecidos com este, mas com finais diferentes, felizmente não foi o final deste caso.

Por Rodrigo Müller Patrício
em 5 de Outubro de 2011 às 21:56.

Minha caríssima Janaína, que bom que a diretoria da escola agiu a tempo e encontrou a arma a tempo, pois senão, presenciaríamos nos diversos meios de comunicação, algum caso de alunos, professoras e/ou funcionários sairem feridos novamente por armas de fogo em escolas!

Por Marcus Pires Silva
em 19 de Outubro de 2011 às 21:57.

Uma questão deste debate é, os alunos na sua grande maioria tentam em seu meio de convivio se mostra poderoso diante seus colega, poderia ser o caso deste aluno que nao tem nenhum historico de mal influencia como foi falado no debate, mas o convivio com os seus colega de clase em situações de brincadeira ou de conversa mesmo, pode surgir esta relevancia de poder, mesmo sendo como o casso que o luan falou do aluno nao fazer o uso desta arma na sala mas, so o fato de levar ele demostraria para clase ou para seus colegas um certo tipo de poder "uma coisa absurda achar que uma arma eleva o poder de um jovem diante da classe" . Mas o debate tambem nao so retoma a questao do aluno levar a arma pra sala, temos que analisar o caso em geral como este aluno conseguiu chegar ate esta arma? sera que seus pais nao ja demostraram que portavam este objeto em casa? e o local onde estava? esta e uma situaçao para ser descutida tambem!

Por Larah Veggi
em 20 de Outubro de 2011 às 16:59.

Quando eu era criança em uma determinada idade, eu via muitos amiguinhos de sala desenhando armas, fazendo armas de papel, com armas de brinquedo que na época era vendido em lojas, e nem eram por que ele era violento, ou mal aplicado nos estudos, e sim na maioria das vezes por que viam em filmes, na TV, em revistas e etc. Então mesmo não sabendo a idade do aluno que pode ser uma criança ou um adolescente, se um aluno tiver acesso a uma arma de verdade talvez nem saiba se é de verdade, vai pegar e querer mostrar pros colegas, ou até apertar o gatilho para ver como que é. Tudo hoje nesse mundo tão violento e ingrato, parte da educação e da conversa dos pais, das companhias que andam e da supervisão dos pais. Ah, isso se os pais forem pessoas de bem e normais né, por que filhos de pais inrresponsáveis e doentes não têm nem o que comentar,  só resta ter dó e tentar ajudar de alguma forma.

Por Larah Veggi
em 20 de Outubro de 2011 às 16:59.

Quando eu era criança em uma determinada idade, eu via muitos amiguinhos de sala desenhando armas, fazendo armas de papel, com armas de brinquedo que na época era vendido em lojas, e nem eram por que ele era violento, ou mal aplicado nos estudos, e sim na maioria das vezes por que viam em filmes, na TV, em revistas e etc. Então mesmo não sabendo a idade do aluno que pode ser uma criança ou um adolescente, se um aluno tiver acesso a uma arma de verdade talvez nem saiba se é de verdade, vai pegar e querer mostrar pros colegas, ou até apertar o gatilho para ver como que é. Tudo hoje nesse mundo tão violento e ingrato, parte da educação e da conversa dos pais, das companhias que andam e da supervisão dos pais. Ah, isso se os pais forem pessoas de bem e normais né, por que filhos de pais inrresponsáveis e doentes não têm nem o que comentar,  só resta ter dó e tentar ajudar de alguma forma.

Por Michella Silva Fernandes
em 26 de Outubro de 2011 às 17:59.

Caro Rodrigo,infelizmente para nós futuros professores,esse é um fato que está ficando recorrente nas escolas brasileiras.Vale lembrar que há muito tempo isso já acontece nos Estados Unidos,e temos que ficar atentos para o comportamento de todos os alunos,não somente aqueles já considerados agressivos,porque como vimos no caso acima,os alunos considerdos "quietinhos" também podem ter seus problemas sociais.Estamos vivendo um tempo de violência e todo o cuidado é pouco com a segurança.

Por Daniel Filipe
em 28 de Outubro de 2011 às 02:08.

Partindo de relatos, os quais ilustram bem tal situação e recorrente no espaço educacional, crianças e/ou adolescentes freqüentemente são abordadas em instituições de ensino portando armas, em alguns casos com a interrupção do “planejado pelo aluno” e a resolução do problema sem maiores danos aos demais (alunos, professores, funcionários etc.) como o caso citado, porém, nem sempre é assim e só vai ter conhecimento da situação após maiores danos. Pode-se observar também o auto nível de agressões contra professores de curso superior, principalmente em instituições privadas, com o maior índice de agressões pelo motivo de baixas notas, etc. Com tantas mudanças tanto em estilos de vida, quanto tecnológica o “ser humano” vem assumindo posturas, ocupando espaços muitas vezes alem de sua própria capacidade, o que vem a incidir diretamente no meio social.

Por Jaqueline Aparecida de Souza
em 2 de Novembro de 2011 às 19:31.

Esse é um assunto que nos intriga bastante, pois não há sentido pensar que um aluno que se porta bem, ou seja, que tem um bom histórico, teria a necessidade de portar algo tão perigoso. Isso me parece ter uma intensa relação com a parte psicológica. Ao meu ver, esse aluno só pode ter sofrido o famoso buling, e ter guardado consigo raiva das pessoas que o tinham praticado e estava querendo se vingar das mesmas. Lógico que isso é uma hipótese levantada por mim, até porque não sabia desse fato, levei em conta as principais características apresentadas por ele, que são as mesmas de pessoas com distúrbios psicológicos que já sofreram buling e que se voltaram para parte negativa e terminaram por fazer besteira e acabar com suas vidas. Essa é uma questão muito séria, pois a maioria das pessoas já sofreram por mais brando que seja, o buling, agora cabe a pessoa saber de que forma ela irá lidar com essa realidade, e eu consigo ver somente dois caminhos para essas pessoas: o sucesso ou o fracasso, no sentido de que se as pessoas escolhem pelo sucesso, elas acabam por focar nos estudos e nas suas perspectivas para o futuro; e se elas focam no fracasso, acabam por querer acabar com a vida de quem os fez sofrer e com sua própria vida. Ainda bem que isso não terminou em tragédia como na maioria dos casos.

Por Sandro Ivo Mariano da Motta
em 9 de Novembro de 2011 às 12:51.

Para mim a culpa é dos pais, pois o pai que tem uma arma dentro de casa, nunca deve deixa-la à mostra ou mau guardada. Agora quanto ao histórico do aluno, sendo ele de bom conceito, acredito que ele poderia está sendo ameaçado, e com medo resolveu se armar para protege-lo. Mas o que se ver mais nos noticiarios hoje em dia , são as violencias dentro das escolas, aluno atirando em professora, aluno atirando em aluno, tráfego de drogas dentro das escolas e até universidades. Vai chegar ao ponto em que as escolas deveram ter detectores de metais e policiamento 24horas.

Por Poliana Cristina Silva Custódio
em 9 de Novembro de 2011 às 14:24.

Podemos perceber como estamos vulneráis na escola, a mesma deveria ser um lugar de educação e conhecimentos de todos para construirmos um futuro melhor não um lugar que nos impôe medo e insegurança. De acordo com fontes jornalísitcas está crescendo o número de alunos que leva armas de fogo para a escola.No programa Mais Você da Ana Maria Braga foi feita uma reportagem especial sobre o aluno que levou arma para escola atirou na professora e suicidou-se.

Por Mauri Antunes Caldeira Neto
em 9 de Novembro de 2011 às 14:51.

Hoje em dia a educação no Brasil está muito precária, só esse ano foi cortado da verba da educação cerca de 50.000.000 milhões de reais, onde o governo utiliza desse dinheiro para pagar a divida externa que é paga com  cerca de 54% do PIB do Brasil, e é onde acontece a ação e reação com menor investimento na educação a escola fica precária em todos os sentidos, professores recebem mal, a escola tem uma péssima infra estrutura  e por mais que o aluno seja esforçado e tire notas boas que  no ensino que hoje é muito básico, ele ainda é corrompido pela violência, drogas, e péssimas companhias, e quando acontece de o aluno não ver que ficar ali na escola não esta rendendo mais para ele, ele começa a se introduzir no mal caminho onde acontece o que aconteceu com o aluno dessa escola.

Por Ana Daniela Damacena
em 9 de Novembro de 2011 às 14:58.

A escola antes tida como um instituição rigorosa hoje vive o que podemos falar um momento do revangismo dos alunos, é um momento de tensão mesmo para a instituição escolar, parte do que se procura ensinar aos alunos está tomando o rumo errado temos ensinar que a violência é algo errado parece que ensinamos o caminho mais fácil para se chegar a violência. Colocado os pontos em questão no que se fala no debate é como um aluno consiiderado de boa ínndole poderia estar portando uma arma? A relação professor aluno tem se mantido muito distânte e muitas vezes o professor não é visto mais como uma autoridade em sala o que impede de qualquer aluno fazer o que antes era considerado abominável em uma escola, conhecer nosso alunos pode evitar muitas coisas, quando digo conhecer digo se interessar pelo mesmo sem deixar de ser visto como uma autoridade na escola.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.