O atletismo é um esporte que na maioria das vezes é negligenciado na Educação Física escolar. Os motivos que levam a esta afirmação são vários, conforme se pode confirmar com Lencina (1999, p. 78) “os professores da rede escolar de Santa Maria apontam a falta de infra-estrutura física das escolas como um dos principais motivos pelo desinteresse em trabalhar o atletismo nas aulas de Educação Fisica”. Considerando as diversas problemáticas que envolvem o ensino desse esporte na escola, dar-se-á, neste trabalho, ênfase ao processo de ensino-aprendizagem do atletismo enquanto conteúdo em contexto escolar e em cursos de Educação Física de ensino superior, apontando novos caminhos para sua concretização enquanto uma possibilidade de movimento, desvinculando-o da tradicional maneira de compreendê-lo.

Sendo assim, gostaria de debater tal assunto com os integrantes da comunidade, e saber suas opiniões e se o atletismo poderia ser dado na Educaçao Física  escolar?

 

Física".http://www.efdeportes.com/efd120/atletismo-na-escola.htm

 

Comentários

Por Janaina Silva
em 19 de Outubro de 2011 às 14:46.

Acho que o atletismo pode sim fazer parte das aulas de educação física, sendo que é um esporte que trabalha as habilidades básicas do ser humano, possui modalidades individuais e coletivas e ser de fácil aplicação no ambiente escolar. Essas qualidades, a meu ver, são extremamente importantes de serem trabalhadas com os alunos; onde estes adquiram habilidades que farão parte de sua vida toda, há possibilidade de se trabalhar atividades competitivas em grupos ou individuais e não há necessidade de uso de materiais caros para desenvolver as aulas, podendo usar materiais alternativos. Podendo ser trabalhado dos anos inicias ate ao nono ano do fundamental e dependendo da turma ate no ensino médio.

Por Wiviane de Souza Martins
em 19 de Outubro de 2011 às 23:59.

As literaturas especializadas na pedagogia e treinamento do atletismo defendem o seu ensino o mais precocemente possível. Na verdade não se trata de um desenvolvimento específico da modalidade. A defesa utilizada é a de que o atletismo é um desporto universal, sendo a base de todos os outros desportos, e seus fundamentos confundem-se com os movimentos naturais do ser humano, como, andar, correr, saltar, arremessar e equilibrar-se.

O atletismo pode ser trabalhado desde o primeiro ciclo escolar, de forma lúdica, com utilização de estafetas, o que pode ajudar aos alunos no desenvolvimento dos seus movimentos naturais, ampliando o seu programa motor; e de acordo com a sequencia pedagógica lógica, ir gradualmente aumentando o nível de dificuldade das atividades, estafetas, jogos pré-desportivos e outros, e nas séries mais avançadas, pode até ser trabalhado provas do desporto propriamente dito, de acordo com o nível de aprendizagem da turma.

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 20 de Outubro de 2011 às 11:11.

Dêem uma olhada na proposta do MiniAtletismo, da CBAt/IAAF. Tenho aplicado aqui, no Maranhjão, em especial em Barreirinhas, nas comunidades mais distantes, sem qualquer possibilidade de uma aula de educação fisica convencional - com o material minimo necessário, como ao menos uma boa e um espaço disponivel... deem uma olhada na comunidade atletismo e procurem por miniatletismo... ou mesmo no sitio da cbat...

sei que o Laercio reclama de que não se de a infirmação completa - isto é, dando o endereço completo dos sitios que se recomenda, mas é uma oportunidade de se navega r encontrar outras formas de ensino de atividades fisicas esportivas...

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 20 de Outubro de 2011 às 11:28.

BARREIRINHAS – na estrada, de novo…

Logo mais, após o almoço, estou de partida para Barreirinhas, mais uma vez… a Ivone e a Jaqueline tornam a me convocar para a Semana de Planejamento Pedagógico daquele municipio.

Após uma interrupção de um longo periodo, por conta da administração anterior, a EDUCAÇÃO e a EDUCAÇÃO FÍSICA voltam a ser PRIORIDADE para o atual Alcaide, meu amigo Albérico Filho.

Creio que o grande mérido de um grande administrador é se cercar de uma equipe competente; Albérico chamou a Profa. de Educação Física, e Pedagoga, Ivone Reis Nunes para auxiliá-lo assumindo a Secretaria de Educação. Retomou os projetos interrompidos na administra PTralha do dr. Miltinho, e vamos vendfo, já, nesse ano de atuação da Ivone os avanços, em especial da Educação Física & Esportiva.

A SEMANA PEDAGÓGICA deste ano reuniu profissionais os mais competentes para interagir com os Professores da rede pública municipal, e está dando continuidade nesse Planejamento, ao longo do ano. Esta semana acontece a terceira etapa…

Na Educação Física inicamos o Projeto MINIATLETISMO, pioneiro na sua realização no Brasil, e servindo de exemplo, sua aplicação e resultados, pela propria CBAt em suas intervenções por este País afora, como aconteceu recentemente no Projeto OLIMPIADA & CIDADANIA, promovido pela Fundação democrito Rocha/Jornal O Povo (Fortaleza), e o CREF-5 que englova os estados do CEARÁ, PIAUI e MARANHÃO. A CBAt foi chamada para mostrar o que e como se trabalhar nas condiçõeds mais adversas: as fotos ilustrativas eram das atividades nos diversos polos educacionais – povoados – de Barreirinhas…

Me pergunto, se Barreirinhas pode e consegue, por que não espalhar essa experiencia e conhecimento pelos demais municipios?

qui, 20/10/11 por leopoldovaz | categoria Sem Categoria

Por Larah Veggi
em 20 de Outubro de 2011 às 16:51.

Pode sim ser trabalhado na Educação Física, 90% das escolas não tem  materiais e nem infra-estrutura para o atletismo o que desanima os professores, mais com um pouco de interesse como vimos em nossa graduação, não precisamos de muita coisa para desenvolver o atletismo nas  aulas, e sim um pouco de vontade por parte de nós professores, partindo do pré-suposto que os movimentos básicos do atletismo, são movimentos básicos do nosso cotidiano, como: correr, saltar, pular, andar...

Por Thúlio Luiz
em 20 de Outubro de 2011 às 22:26.

Na minha opinião, o atletísmo deveria ser um dos mais importantes conteúdos da Educação Física escolar nas séries iniciais pois, no atletísmo são evidenciados movimentos básicos do ser humano como, correr, saltar, arremessar, lançar e etc. Movimentos estes que são de fácil aprendizado, e que não requer muitos aparatos para seu treino, tornando assim a sua aplicação mais fácil que outro esporte.

Na escola que trabalhei por um certo tempo, adotei o atletísmo nas minhas aulas e foi extremamente proveitoso. A escola também não contava com materiais específicos para o esporte, mais consegui trabalhar improvisando os materiais.

Por Emiliana Silva Carneiro
em 21 de Outubro de 2011 às 21:46.

Bom, o próprio artigo mencionado no debate aponta caminhos para se trabalhar o Atletismo na EF escolar. Mas durante as aulas de atletismo na graduação, sempre me foi mostrado maneiras de trabalhar o Atletismo pensando na possibilidade de não haver espaço (pista) ou material adequado. Contando ainda, que a realidade de boa parte dos alunos que poderíamos encontrar não teria nem mesmo um tênis para as aulas, a falta de material e espaço não pode ser empecilho para a realização desta modalidade nas escolas. E como os colegas acima disseram, os movimentos naturais do ser humano são os movimentos básicos do Atletismo, não imagino como encontrar dificuldades em trabalhar essa modalidade na escola.

Por Waldir de Meira Albuine
em 22 de Outubro de 2011 às 13:49.

O atletismo e um esporte onde podemos desenvolver habilidades naturais que proporcionam para os alunos momentos de conhecimentos corporais  e de seus  limites.O atletismo em releçao as outros esportes e um grande conteudo motivador na aulas de Efi ,pois atraves do mesmo podemos desenvolver potencialidades ate mesmo como base na pratica de outras modalidades.As escolas tem uma realidade muito precaria para tal pratica ,mas se podemos trabalhar outras modalidades esportivas de uma forma adaptativa com materiais alternativos,por que nao  utilizar o espaço fisico  que temos em nossas maos e desenvolver este conteudo que por si e muito rico e colocar em pratica nas aulas de Educaçao Fisica Escolar .

Por Jaguaracy Conceição
em 22 de Outubro de 2011 às 15:39.

Como na rede municipal em que trabalho há aula teórica faço abordagens sobre o Atletismo e na aulas práticas procuro mostrar alguma coisa. Não podemos esquecer que o Atletismo é o esporte base.

Por Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 22 de Outubro de 2011 às 21:29.

O atletismo em minha opinião deveria ser obrigatório nas aulas de educação física escolar, por conta de sua importância no cenário mundial e por apresentar como nossa amiga Janaina relatou em sua postagem como sendo responsável por trabalhar as habilidades básicas dos seres humanos. Apesar de sabermos que em um contexto geral a maioria das escolas não oferece infra-estrutura adequada para tal trabalho, materiais específicos, porém nada impede o professor trabalhar o atletismo de forma lúdica, improvisando (como sempre nos deparamos com essa situação em nossa área na educação do Brasil).

Espero ter contribuído.

Por Thúlio Luiz
em 23 de Outubro de 2011 às 13:30.

Cara Emiliana, acho que a falta de um tênis apropriado por parte dos alunos não atrapalha em nada a aplicação deste conteúdo nas aulas, pois temos exemplos de grandes competidores de atletísmo que começaram na infância correndo descalços, exemplo disso o maratonista Wanderley Cordeiro de Lima. Uma das opções que podemos fazer quando um ou mais alunos não tiverem um tênis para participar da aula, é realizarmos as atividades com todos os alunos descalços, assim nenhum deles se sentiria discriminado.

Por Elizabete Lacerda da Silva
em 24 de Outubro de 2011 às 14:42.

Na minha opinião, quando pensamos nas aulas propriamente ditas que ocorrem nos diferentes ciclos de ensino, nos deparamos com uma triste realidade, esta modalidade esportiva não faz parte do dia-a-dia de algumas escolas,  muitas vezes por falta de interesse do Professor.

Acredito que o Atletismo pode também ser utilizado no princípio do prazer lúdico, livre de obrigações. Porém proporcionando a competição intrínseca, onde os alunos atuarão na busca da superação de suas próprias performances, uma vez que essa vivência lhe proporciona experiênçias basicas e fundamentais para o desenvolvimento motor.

 

Por Gustavo Pereira de Paula
em 24 de Outubro de 2011 às 16:52.

Como muitos disseram à cima, a falta de material não é empecilho para desenvolver o atletismo, pois o mesmo possibilita ser trabalhado com muitas adaptações. E o atletismo é uma peça fundamental para o desenvolvimento motor básico dos alunos, para iniciar outros desportos.

Por Vitor Henrique de Lima Falci
em 25 de Outubro de 2011 às 21:42.

O atletismo deve sim ser trabalhado nos anos iniciais, pois ele tem como fundamentos básicos: Corre, Saltar, Lançar entre outros. E esses fundamentos são básicos para o cotidiano de todas as pessoas. O atletismos ainda tem a facilidade de poder ser trabalhado de forma improvisada e com um eficiência ainda maior que outras modalidade pelo atletismo ter como improvisar os materiais de forma mais fácil. Assim não vejo empecilhos por conto de materiais e acredito é alem de valido muito importante trabalha o atletismo nas nossas aulas de Educação Física.

Por Daniel Filipe
em 25 de Outubro de 2011 às 01:51.

O atletismo pode e deve ser trabalhado em contexto escolar, pois é um esporte educacional e também conhecido como Esporte- Formação. O Esporte Educacional é um direito de todos os jovens, na infância e na adolescência, visto que ele compreende as atividades praticadas nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de Educação, evitando-se a seletividade e a hiper-competitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para a cidadania e a prática do lazer ativo. Trabalhando princípios sócio-educativos como: Princípio da inclusão; princípio da participação;  princípio da cooperação; princípio da co-educação;  princípio da co-responsabilidade; e outros.

No contexto escolar brasileiro tanto em escolas públicas quanto em escolas particulares, poucos recursos são destinados a educação física, acarretando assim à ausência de instalações e equipamentos adequados e até mesmo professores desmotivados. Porém ele pode sim ser trabalhado, visto que é necessário adaptá-lo à realidade da escola, podendo ser oferecido através de atividades lúdicas, e em um segundo momento pode-se promover a iniciação esportiva no atletismo. Pode ser utilizado materiais alternativos desde a utilização da quadra poliesportiva ou mesmo uma área ampla “próximo a instituição”, ou mesmo materiais recicláveis, por exemplo, Peso – Garrafa Pet pequena, meias velhas e areia; Martelo – Garrafa Pet grande, meias velhas e areia; Dardo – Cabos de vassouras e tubo de PVC; Bastão – Cabos de vassouras e PVC; Disco – Pratos plásticos (flexíveis) e areia; Barreiras – Tubos de PVC e areia entre outros, visando sempre a segurança na confecção e utilização dos materiais. Possibilitando assim o desenvolvimento físico, motor, cognitivo, podendo despertar o interesse e o gosto pela prática possibilitando uma possível especialização.

Por Rafael Gomes de Oliveira
em 25 de Outubro de 2011 às 13:46.

O atletismo seria uma atividade interessante de ser trabalhada no contexto escolar, pois a mesma vai proporcionar aos alunos um maior lequi quanto ao interesse nas atividades físicas. No inicio deve ser trabalhada de forma mais lúdica, sendo interessante também para o professor, pois ao trabalhar com este tipo de atividade, o mesmo será um diferencial na educação física escolas das crianças e dos jovens, que nos ultimos anos se acostumaram com uma aula de educação física padronizada, onde se aplica a mesma atividade em todas as aulas.

O fato de escolas públicas não terem poder aquisitivo para proporcionar aos alunos uma aula de atletismo não é totalmente negativa, pois desta forma pode-se despertar o poder da criatividades tanto dos alunos quanto do professor, pois os ambos podem trabalhar na construção dos materiais utilizando métodos alternativos, materiais alternativos, garantindo assim uma maior riquesa nas aulas, desenvolvendo não só os aspectos físicos no aluno, mais também cognitivos e sociais, no momento em que estiverem em conjunto para a construção dos materiais. 

Por Rodrigo Müller Patrício
em 26 de Outubro de 2011 às 13:25.

A iniciação do atletismo na educação física escolar, pode ser compreendida como a introdução de um comportamento novo que demande habilidades específicas de pensar, sentir e agir dos alunos em questão. A iniciação ao atletismo, visto como um conjunto de habilidades específicas e que constitui a primeira fase do processo ensino-aprendizagem para as formas de caminhar, correr, saltar, lançar e arremessar, utilizadas no atletismo convencional, representa a passagem destas atividades básicas para os respectivos padrões de desenvolvimento.

Por Gabriela Vargas Nunes
em 8 de Novembro de 2011 às 21:46.

O atletismo é uma modalidade que deve ser inserida mesmo que de forma básica na educação infantil, pois os gestos naturais como: saltar , arremessar, pular, correr, etc.. são coisas que fazemos desde pequenos o que facilita a aprendizagem da modalidade. E esses gestos são os princípios para realizar o atletismo.

Abraços.

Por Priscila Medeiros Aquiles
em 26 de Outubro de 2011 às 19:22.

Acho que o atletismo com certeza deve fazer parte das aulas de Educação Física, pois é um esporte de suma importância para o desenvolvimento das crianças, proporcionando vivências e habilidades básicas da modalidade, pois possibilita movimentos básicos como correr, saltar, arremessar e que faz parte dos movimentos naturais do ser humano. E sobre a questão de infra-estrutura e falta de material na escola, penso que não seja problema, pois se o professor estiver motivado, conseguirá trabalhar adaptando um espaço físico necessário e trabalhando com materiais alternativos, para que a aula possa acontecer, não havendo dificuldade em trabalhar com essa modalidade na escola.

Por Rita de Cassia Cota e Souza
em 27 de Outubro de 2011 às 10:43.

O atletismo não somente deveria ser dada nas aulas de Educação Física escolar como deveria ser obrigatório. Muitos professores argumentam que não tem um espaço adequado para dar aulas de Educação física, ou seja, uma quadra, e também falam da falta de materiais.Em qualquer espaço ao redor da escola se consegue trabalhar com o atletismo, materiais alternativos substituem os materiais que são caros e que na maioria das escolas não tem. Tudo vai depender do profissionalismo e boa vontade do professor. Vale ressaltar que o atletismo desenvolve os movimentos básicos como o andar, saltar, correr e etc.

Por Mariane Mendes Luiz Corrêa
em 28 de Outubro de 2011 às 13:08.

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Por Mariane Mendes Luiz Corrêa
em 28 de Outubro de 2011 às 13:10.

De fato achei muito interessante este tema a ser abordado no CEV, gostaria de compartilhar a minha experiência com esta modalidade em um projeto em que participo. A cada semana temos que aplicar modalidades diferentes, uma delas é o atletismo. Um dos objetivos do projeto é trabalhar com materiais recicláveis, fazendo com que os alunos aprendam a importância da reciclagem e o aproveito deste. Para com o Atletismo usei fitas zebradas, garrafas de plásticos, cordas e giz. Com isto afirmo que é possível sim trabalhar o atletismo no ambiente escolar, o profissional de Ed.Física tem que correr atrás de materiais, informações, atividades lúdicas para que se tenha uma interessante aula.

Por Marcus Pires Silva
em 3 de Novembro de 2011 às 14:01.

o atletismo deve fazer parte do contexto das aulas de educação física, sendo que é um esporte que trabalha as habilidades básicas do ser humano, possui modalidades individuais e coletivas e alem de ser de fácil aplicação no ambiente escolar, com ou sem recursos materiais e sendo tambem um meio da elevar a criatividade do professor e aluno na elaboraçao de materiasl de meios alternativo como meus colegas de debate citaram, sem falar que é um conteudo que muitos jovens se destacam em algumas modalidades por ser alguns movimentos que sao utilizadom no seu dia a dia da sua vivencia como brincareiras na rua.

Por Talisson dos Reis
em 9 de Novembro de 2011 às 11:11.

Considerando que para atuar com maior competência no ensino da educação física, o professor deve ter o conhecimento de uma metodologia que incorpore e tenha características mais participativas, onde ocorram ações problematizadoras envolvendo todos os alunos e que os faça refletir sobre a realidade. Quando se fala sobre o atletismo na educação física escolar percebe-se uma necessidade de terem mais materiais, um local próprio ou que dê a mínima condição para a prática. A falta de estrutura para os trabalhos com atletismo não é um fator de total impedimento para a prática do atletismo, já que se pode trabalhar em locais improvisados como parques, praças, gramados e na própria quadra. Falta sim um maior comprometimento dos professores em fazer algo, bastando usar a criatividade e os locais disponíveis.

Abraço,

Talisson

Por Sandro Ivo Mariano da Motta
em 9 de Novembro de 2011 às 11:14.

Não concordo com a Lencina(1999 pg78). Acho que o atletismo é um dos esportes mais fáceis de se introduzir em uma escola de poucos recursos, ao começar pelas provas de corrida, onde os alunos precisam apenas de um espaçõ para correr, onde geralmente toda escola tem, o slto em distancia tambem não requer muitos recurso, no lançamento de dardo podemos improvizar materiais alternativos como bambus, cabo de vassoura ,etc..., no arremesso de peso também, as barreiras podem ser montadas com tubos de pvc, então temos várias opções para indroduzirmos o atletismo nas aulas de educação física, valendo a pena lembrar que o Brasil tem varias medalhas olímpicas nesta modalidade, com os atletas vindo geralmente de escolas com poucos recursos e da classe menos previlegiada.

Por Ana Daniela Damacena
em 9 de Novembro de 2011 às 14:32.

A minha opinião é que o atletismo é um conteúdo que deve ser passado na aulas, é um conteúdo muito importante tanto para parte motora quanto a parte mental, o atletismo exige muita concentração dentro de sua atividades propostas, logicamente na educação física escolar será permitido a vivência do aluno dentro dessa prática, o grande problema das escolas seria os materiais e espaço para essa prática de fato todos deveríamos ter todas as condições de ministrar uma aula amparado por todos o materiais possíveis, não tendo essas condições é devemos procurar os recursos imediatos, ma sempre lembrando que não devemos nos conformar com a situação de não ter os materiais adequados para a aula,

Por Rony Abelardo Corrêa Vaz
em 9 de Novembro de 2011 às 20:18.

Com certeza o atletismo deve ser trabalhado nas aulas de Educação Física, pois é um esporte que proporciona várias vivências e habilidades básicas para o desenvolvimento da criança, possibilitando a elas os movimentos essenciais do dia-a-dia, como, correr, saltar, arremessar e entre outros. E quanto à questão de infra-estrutura e falta de materiais não vejo como sendo problema para o professor trabalhar, pois para a aula acontecer esses problemas pode ser resolvido a partir do interesse e boa vontade do professor.

Por Pablo Vecchi Moreira
em 10 de Novembro de 2011 às 02:08.

Em minha concepção o atletismo deve sim ser trabalhado no ambito escolar . Certamente aos apresentar o conteudo aos alunos o professor ouvirá algumas reclamações , mas nada que o desanime de tentar aplicar esse conteudo nas aulas . Ao ouvir falar do atletismo os alunos ja imaginam corridas rapidas, longas , e isso assusta os alunos . Quem é que gosta de dar 30 voltas em torno de uma quadra? Dessa maneira o atletismo pode ser trabalhado com outro nome nas aulas de educação fisica , como corridas , saltos , e arremessos .O motivo disso é quebrar esse preconceito que os alunos carregam sobre essa modalidade. Essa modalidade pode ser trabalhada com bolas , pedindo para que o aluno conduza a bola até um local e a traga de volta para o seu companheiro dar sequencia a atividade , assim estamos trabalhando a corrida . Em jogos com rugby e futebol americano os alunos trabalham a corrida sem perceber . Dessa forma o professor deve achar uma maneira de intriduzir essa modalidade no ambito escolar da melhor maneira possivel.


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