O que você pensa das aulas de Educação Física no mesmo turno das outras aula do aluno? É produtivo? Consegue-se fazer uma aula com rendimento?

Comentários

Por Guilherme Borges Pacheco Pereira
em 26 de Janeiro de 2010 às 08:23.

Jorge,

As aulas de educação física podem ser muito produtivasno mesmo turno (ou em qq turno), basta que tenham carga horária e boa distribuição semanal. O que não dá para concordar é que se concentre toda (e pouca) carga horária de EF em um dia só. Além dos objetivos relacionados ao conhecimento, à aprendizagem social e ao gosto, os objetivos relacionados à aprendizagem de habilidades e à aptidão física dependem muito de duração e da freqüência. Os dirigentes ignoram isso e os profesores de EF ainda não demonstraram força coletiva suficiente para romper com esta mentalidade da escola.

sds

Guilherme

Por Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 19 de Agosto de 2011 às 23:35.

Concordo com nosso amigo Guilherme, quando se posiciona a respeito que as aulas podem ser produtivas tanto no horário juntamente com outras matérias. Nessa perspectiva também se pode fazer outra observação, as aulas de educação física juntamente com outras aulas possibilitam um número maior de alunos participando (servindo também para evitar a evasão em nossas aulas). Apesar de gostar das de educação física em turnos separados, pelo motivo que posso ir um pouco além do horário previsto, mas o melhor caminho é esse apresentado acima.

Por Larah Veggi
em 20 de Agosto de 2011 às 09:12.

A educação física em turno separado seria a melhor opção se TODOS frequentassem as aulas, pois o muitos nao vem com roupa apropriada para a educação fisica atrapalhando o rendimento da aula e tambem o rendimento do resto das aulas, pois quem realmente faz volta pra sala suado e descastado, seria perfeito se fosse nos ultimos horarios mais como nao temos esse feito a melhor opção seria essa de por no horario das aulas para que todos participassem das aulas de educação fisica!

Por Emiliana Silva Carneiro
em 20 de Agosto de 2011 às 16:47.

Acredito que a melhor opção mesmo seriam aulas em período integral, onde os alunos passassem o dia na escola, como em paises desenvolvidos, mas não é o caso do Brasil, onde as escolas públicas não têm estrutura (principalmente física) para tal. Os alunos passariam o dia na escola, podendo almoçar, fazer tarefas e atividades extras, com as aulas de EFI podendo ser em qualquer horário, os alunos contariam com vestiários para não voltar as salas suados, como disse a Janaina. Mas como isso é quase um sonho para a nossa realidade, a melhor opção que temos é realmente as aulas no mesmo turno, para contar com maior participação dos alunos e é a nossa oportunidade de mostrar que a Educação Física não é só para os mais habilidosos, que é inclusiva, onde todos podem participar de alguma forma. 

Por Emiliana Silva Carneiro
em 24 de Agosto de 2011 às 08:55.

Gostaria de me desculpar por um erro, ao me referir a colega Larah, acabei me enganando e colocando o nome da Janaina, por ter lido um comentário dela anteriormente a este. Ou seja, quando disse Janaína, quiz dizer Larah.

Por Janaina Silva
em 24 de Agosto de 2011 às 14:25.

Concordo plenamente com o que a colega Emiliana disse, mas tenho uma observacao a fazer: em varias escola o governo implantou um programa em que nossas criancas ficam em tempo integral na escola, tendo assim a oportunidade de estudar as outras materias no periodo da manha e a no fim da tarde terem aulas de EFI, nao estou dissendo que isso seja o ideal (visto que as nossas escolas nao tem a infra-estrutura adequada para receber os alunos durante todo este tempo), mas e um caminho para que tenhamos o mesmo padrao de educacao dos paises desenvolvidos 

Por Gabriela Vargas Nunes
em 30 de Agosto de 2011 às 14:59.

Na minha opinião as aulas de Educação Física no mesmo período das outras aulas se tornam um pouco cansativas. Pois como citou acima minha colega Larah, os alunos participam da aula de Ed. Fisica, se exercitam, correm, e ficam todos suados, e quando chegam na sala de aula a situação fica insuportável. Muitas escolas nao possuem um vestiário adequado para que os alunos possam tomar um banho após a aula. Mais não posso negar, que quando as aulas de Ed. Fisica acontecem no mesmo turno das outras aulas, a quantidade de alunos participando é maior do que se as aulas fossem fora do horario regular. A ideia da cara colega Emiliana com relação ao período integral, é excelente, mais infelizmente nao sao todas as cidades que possuem esse benefício aos alunos ainda. Aqui em Muriaé-MG, são apenas 2 escolas particulares, 1 uma escola municial que possuem o período integral. Então é uma situação complicada. Infelizmente temos que nos adequar ao que temos hoje, e pensar que num futuro bem proximo as coisas vao melhorar.

Por Vitor Henrique de Lima Falci
em 5 de Novembro de 2011 às 10:42.

As aulas no mesmo turno muitos alunos não vão com roupa pratica não querem ficar suado para o resto das aulas, diminui muito a evasão de nossas aulas, porem as escolas ainda não tem estrutura para que as aulas aconteça por não ter um vestiário devidamente equipado com chuveiro para que agilize os alunos a tomarem banho e depois volta para a sala de aula.

Por Priscila Medeiros Aquiles
em 4 de Novembro de 2011 às 21:08.

Na minha opinião, a melhor forma é as aulas acontecerem no horário juntamente com as outras matérias, pois haverá maior participação dos alunos e com isso contribuirá para um melhor rendimento nas aulas. E se essas aulas acontecessem fora do horário regular, acredito que teria muito pouco aluno participando das aulas e por mais que aconteça dos alunos não irem de roupa adequada ou depois saírem da aula suados e ter que voltar para sala, com citou a amiga Larah, penso que é uma maneira melhor de se trabalhar a Educação Física e será mais produtivo, pois o aluno terá que participar tanto de forma direta (participando da aula) ou indiretamente das aulas (pois ainda há alunos que não gostam de fazer a aula, mas pelo fato de somente está olhando, acredito que possa mudar sua opinião sobre a Educação Física), do que se fosse em outro horário, onde esses que ficariam só observando, com certeza nem iriam fazer a aula.

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.