Enquete.

Aulas mista (   ) sou a favor      (   ) sou contra

Justifique a sua resposta.

Comentários

Por Daniel Júlio de Araújo
em 25 de Setembro de 2011 às 17:15.

Sou a favor das aulas mistas, e concordo com os colegas no que diz respeito que as aulas separadas são mais fáceis de se trabalhar. Creio que as aulas mistas colaboram mais em relação ao nosso conhecimento, pois teremos que respeitar a individualidade biológica de cada aluno e planejar aulas que favoreçam o desenvolvimento de todos. Concordo com a Emiliana visto que as aulas mistas proporcionaram diferentes experiências com variados tipos de pessoas, que no futuro será de fundamental importância para os alunos no que diz respeito ao mundo do trabalho.

Por Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 18 de Setembro de 2011 às 09:09.

Alguém por favor dê a sua opinião

Por Larah Veggi
em 18 de Setembro de 2011 às 10:44.

Não sou contra nenhuma das duas, um bom professor sabe trabalhar nas duas turmas, porém a facilidade de se trabalhar em uma turma só de meninos ou só de meninas é muito mais fácil, mais talvez a turma mista tem muito mais experiências, e talvez é até mais interessante de se trabalhar. Mas devemos lembrar que uma turma só de meninas ou meninos é menor do que uma turma mista, então trabalhar com a turma menor é bem mais fácil.

Por Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 18 de Setembro de 2011 às 11:33.

Bem penso que se pensarmos em termos de educação física mais voltada pela parte de formação como cidadão e cidadã, de desenvolvimentos de valores, atitudes e crescimento relacional a aula mista é mais vantajosa, já se nos preocuparmos em termos extritamente biológico e de treinaento a aula separada para meninos e ou meninas teremos melhores condições de desenvolvimento de nossos objetivos. Mas atualmente eu sou  plenamente a favor de aulas miztas pois elas não sõ excludente, inclusive para essa nova tendência de aulas com inclusos esta nos permitem trabalhar essa nova população que está a nossa disposição.

Por Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 18 de Setembro de 2011 às 11:42.

Por favor desconsidere o penso depois bem

Por Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 20 de Setembro de 2011 às 05:05.

Pouca participação, colegas manifestem-se.

Por Emiliana Silva Carneiro
em 20 de Setembro de 2011 às 16:56.

Como a amiga Larah disse, aulas separadas seriam mais facéis de se trabalhar, mas como o objetivo maior da EFI é preparar os alunos para que tenham uma vida saudável após o período escolar, não vejo como poderiamos contribuir com esse objetivo trabalhando em aulas separadas. Mas se há aqueles que acreditam que a escola é um local para treinamento, para selecionar futuros atletas, as aulas mistas não seriam a melhor opção.

Eu sou a favor das aulas mistas, pela sua grandeza em experiência, e além do mais, os alunos não serão separados nas demais aulas, nem no trabalho, enfim, na vida estamos todos misturados e é bom aprender a conviver com isso.

Por Janaina Silva
em 22 de Setembro de 2011 às 12:13.

Sou a favor das aulas mistas, pois proporciona maior interação entre os alunos e alunas e essas aulas são uma oportunidade de fazer com que os alunos em geral tenham uma noção de como será o mercado de trabalho futuramente, sendo que atualmente não tem uma profissão especifica para um único gênero/dominada por homens ou mulheres. Concordo também com a critica que a Emiliana fez, achei muito construtiva.

Por Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 22 de Setembro de 2011 às 22:12.

Sou a favor em partes das aulas mistas, no sentido de que aulas separadas são muito mais fáceis de serem trabalhados os conteúdos, não havendo o famoso problema de incompatibilidade de força entre alunos do sexo masculino e feminino, "sendo um modo mais preguiçoso". Mas como educadores sabemos que aulas mistas são idéias para que nossos alunos aprendam a conviver com as diferenças e aprendam a cooperarem entre si, buscando uma interação em conjunta para poderem sanar tais problemas, sendo assim melhorando o convívio na parte social e transformando seres humanos mais críticos.

Por Patricia Santos Carneiro
em 24 de Setembro de 2011 às 11:17.

Sou a favor das aulas mista, pois trabalhando com meninos e meninas, podemos ensinar para eles o convívio entres si, pois na maioria das vezes nas aulas de Educação física vemos a exclusão de meninas, e isso pode ser mudado, a partir de nos professores, incentivado os alunos a participarem juntos.

Por Jaguaracy Conceição
em 25 de Setembro de 2011 às 20:05.

Por Jaguaracy Conceição
em 25 de Setembro de 2011 às 20:10.

Por Swand de Paula Fernandes
em 23 de Outubro de 2011 às 17:10.

Na minha opinião, esta proposta varia de acordo com o conteúdo a ser ministrado na aula.

As aulas mistas tem o intuito de priorizar as atividades para ambos os sexos, trabalham com a concepção da participação de todos. Porém, nem sempre são aulas co-educativas. Estas, tem como objetivo levar o aluno a trabalhar as mesmas possibilidades e oportunidades, vivenciando as diferenças e semelhanças. No entanto, a dicotomia alerta para uma reflexão do (a) professor (a) quanto a sua intervenção, sobre valores e conceitos cultivados, para que não se reforce e se instale no ambiente escolar, a acentuação ou submissão dos estereótipos pautados nas questões de gênero.  

Por Natália Daniela Vieira Maximiano
em 25 de Outubro de 2011 às 17:22.

Eu sou a favor, até mesmo porque acredito ser uma maneira de variar as atividades e conteúdos trabalhado nas aulas, além do mais sabemos que não é de hoje a existencia de um certo preconceito que meninos devem praticar futebol e meninas vôlei, isso acaba limitando mais ainda essa questão.As aulas mistas proporcionam aos alunos a possibilidades de conhecer e  saber conviver com as diferenças de uns dos outros.

Por Rafael Gomes de Oliveira
em 25 de Outubro de 2011 às 23:18.

O âmbito escolar é sim uma epaço muito complexo de ser trabalhado, principalmente quando a questão é a educação física, pois a mesma proporciona aos alunos, ou pelo menos deveria, vivências variadas e que estimulem a participação de todos os alunos, sem quaisquer destinção. A pratica deve chegar a todos, devido a isso, a ideia de se trabalhar propondo atividades mistas seria uma maneira interessante de promoção a um bem social.

Infelizmente os alunos vem com uma carga de um pré-conceito sobre a educação física escolar, devido a isso acabam tomando uma ideia padronizada sobre o que é a educação física naquele meio, então cabe ao profissionais, principalmente aos futuros profiossionais elaborarem tática e técnicas fara conseguir chegar até todos os alunos e fazer os mesmos aprenderem a trabalhar em conjunto e cada vez mais conhecer o seu próximo e também a si mesmo.

Por Priscila Medeiros Aquiles
em 2 de Novembro de 2011 às 20:55.

Concordo com a amiga Lahah, quando ela colocou que seria mais fácil de trabalhar com as turmas separadas, mas a nossa Educação Física não busca excluir e separar meninos de meninas, mas sim da à oportunidade da integração de todos, mostrando a eles a importância da socialização e que eles saibam conviver com as diferenças dos outros.

Por Rosilda Bernardo Mde Souza
em 3 de Novembro de 2011 às 07:37.

No que diz respeito ao âmbito escolar acredito que as aulas mistas seja o mais apropriado, objetivo maior devera ser a socialização, trabalhando os valores. Sim as aulas separadas podem ser mais fáceis de se trabalhar, mas não condiz com o que busaca a EF escolar.

Por Carlos Alberto de Souza Júnior
em 8 de Novembro de 2011 às 15:49.

Como dizem os colegas acima existem diferentes formas de se trabalhar, com a turma mista ficaria sim mais dificil adaptar a aula, mas, por mais que os alunos gostem desta idéia, não cabe ao professor dividir a turma, pois assim de certa maneira ele estaria excluindo seus alunos. Para mim a forma mais correta de se trabalhar nas aulas de EFI é de forma mista, onde o professor trabalha com meninos e meninas em conjunto, assim os alunos aprendem a respeitar os outros e isto tem suma importância para o futuro de todos alunos. 

Por Leticia Maria Resende Moreira
em 8 de Novembro de 2011 às 16:15.

Sou a favor,uma vez que com aulas mistas a integração entre os alunos é maior,e mais diversificada uma vez que as aulas vão ser planejadas de acordo com intuito de priorizar atividades físicas iguais para ambos os sexos.Proporcionando aos alunos uma maior socialização,preparando os mesmos até para o futuro em seu ambiente de trabalho.

Por Gabriela Vargas Nunes
em 8 de Novembro de 2011 às 22:19.

Claro que se trabalhar com turmas separadas é mais fácil, mais as dificuldades é que fazem os bons profissionais!

Quando a turma é mista, o professor deve criar estratégias para que não haja a diferenciação entre os gêneros, o que na maioria das vezes é o que mais acontece. Mais criar essas estratégias não é impossível, basta ter criatividades e perceber as dificuldades que a turma enfrenta e trabalhar em cima disso!

 

Abraço!

Por Gustavo Pereira de Paula
em 9 de Novembro de 2011 às 23:10.

Como disse a colega Larah Veggi a turma separada é muito mais fácil, mas acho que tirando a experiência da interação dos alunos entre os sexos, estaríamos pulando uma etapa que mais na frente irá fazer falta, e que pode prejudicá-los muito em suas vidas. Pois então meu voto é AULAS MISTAS.

Por Wiviane de Souza Martins
em 10 de Novembro de 2011 às 00:03.

Concordando com vários comentários, venho reforçar que, na Educação Física Escolar, o ideal é trabalhar com turmas mistas, pela maior variação de vivências, mesmo que seja mais fácil trabalhar com turmas separadas por sexo. E essa questão de gênero é muito importante de ser discutida e vivenciada com nossos alunos, que devem aprender a conviver com as diferenças, sejam elas de raça, gênero, cultura, e religião.

Viva a diversidade!

Por Rony Abelardo Corrêa Vaz
em 10 de Novembro de 2011 às 20:34.

 

Concordo, pois com isso os alunos aprendem a conviver com as diferenças de gênero, além da diferença cognitiva, afetiva e social que nas aulas interferem diretamente. O professor tem o papel de facilitador dessas situações de maneira a mostrar para o aluno que vivemos em sociedade e dependemos uns dos outros.

Por Vitor Henrique de Lima Falci
em 10 de Novembro de 2011 às 23:28.

Meu voto e: Aulas Mistas. Para que ocorra uma maior interação entre a turma, e que nossas aulas de educação física possa criar laços importantes que possam unir essa turma por um longo período de tempo após o termino das vidas escolares deles.

Por Thiago Reis
em 10 de Novembro de 2011 às 23:46.

Concordo com meu amigo Vitor Henrique, as aulas mistas irão sem dúvidas criar uma maior ioteração da turma, e isso irá fazer que a turma tenha um melhor convívio ao longo da vida escolar e quem sabe ao longo da vida com laços de amizades bem mais fortes.

Por Charlene Priscila Herculano de Morais
em 11 de Novembro de 2011 às 22:07.

Meu voto é a favor das aulas mistas, pois requer mais interação da turma, ocorre a oportunidade de todos participarem da aula, mas para que a aula de certo, as atividades devem ser bem variadas, pois meninos e meninas muitas vezes tem maior habilidade para modalidades diferentes, promover atividades "improvisadas" que envolve varias  modalidades. Atividades como essa podem ser encontradas no livro Escola da Bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos edição 1.



Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.